Qual é a diferença entre Zootecnia e Medicina Veterinária? Entenda!

zootecnia e medicina veterinária

Durante o ensino médio, os alunos costumam passar por uma fase difícil: a escolha de qual profissão seguir. Perto dos vestibulares, é bem provável que a maioria tenha decidido a sua área de atuação, mas ainda resta a dúvida entre uma profissão ou outra. Para acertar nesse processo, é preciso embarcar em uma jornada de autoconhecimento e de pesquisa.

O primeiro passo é fazer uma reflexão sobre si mesmo, definindo as características pessoais, os gostos e interesses, as habilidades e o estilo de vida que deseja para o futuro. Assim, é possível excluir algumas profissões que não se encaixam. Nessa jornada, não deixe de consultar o Giro das Profissões, que será de grande auxílio nesse momento.

O segundo passo é buscar o maior número de informações sobre os cursos de graduação que se tem como opção. Ou seja, as áreas de atuação, a realidade do trabalho e as profissões que se aproximam do seu projeto de vida.

Este artigo é para você que, após colocar em prática essas breves dicas, está em dúvida com relação à diferença entre faculdade de Zootecnia e a faculdade de Medicina Veterinária. Como ambas as profissões têm muitas semelhanças, é natural ter dúvida sobre qual escolher. Quer saber qual a diferença entre elas e ter informações importantes sobre os dois cursos? Então, acompanhe o post!

Como é o curso de Zootecnia?

O profissional formado em Zootecnia é chamado de zootecnólogo ou também de zootecnista. Para alguns, a Zootecnia é conhecida como a “Engenharia de Produção animal”. O curso de graduação é oferecido na modalidade de Bacharelado e tem duração de cinco anos, podendo ser cursado em período integral ou parcial.

A maioria dos cursos vigentes são presenciais, devido à ampla vivência prática necessária para se formar com qualidade. No entanto, o MEC autoriza que até 40% das matérias sejam aplicadas a distância, de forma que não comprometam o aprendizado ao aluno.

Mas, afinal, o que faz o profissional dessa área? O zootecnólogo é responsável pelo aumento da produtividade da criação de animais, assim como pela rentabilidade dos produtos derivados deles, como ovos, carnes e leite. Os rebanhos de aves, caprinos, equinos, bovinos, suínos e ovinos fazem parte do dia a dia dessa profissão.

Isso significa que o curso de graduação em Zootecnia forma pessoas capazes de cuidar do bem-estar animal, uma vez que esses profissionais cuidam das condições de vida, da higiene, do peso, da saúde e da alimentação. Outra função do zootecnólogo é zelar pela reprodução, realizar o melhoramento genético dos animais e estar presente na hora do abate, a fim de minimizar o sofrimento dos rebanhos e prezar pela qualidade da carne.

Dessa forma, os indivíduos que desejam seguir a carreira em Zootecnia devem gostar de conviver e de cuidar dos animais de pequeno a grande porte e da área rural.

Como é o curso de Medicina Veterinária?

O profissional que deseja se formar na faculdade de Medicina Veterinária precisa concluir o curso de graduação na área, que tem duração de 5 anos. A modalidade é Bacharelado, e as aulas são inteiramente presenciais, divididas entre disciplinas teóricas e práticas.

O veterinário pode se envolver em diversas áreas relacionadas ao cuidado animal. É possível atuar na assistência clínica e cirúrgica a animais silvestres, rurais e domésticos. O profissional sai habilitado para cuidar de animais de pequeno porte, como gatos e cachorros, e também para os de grande porte, como cavalos e bovinos. Além de cuidar da saúde, também atua na alimentação e na reprodução de rebanhos.

Na indústria alimentícia, o médico veterinário verifica se o cumprimento das normas de higiene está sendo realizado, assim como atua inspecionando a produção de alimentos de origem animal. Esse profissional também pode trabalhar na indústria de produtos para animais, como rações, vacinas, vitaminas e medicamentos.

Outras áreas de atuação incluem o trabalho em prol da conservação de espécies, principalmente de animais silvestres, perícia técnica de animais em competições, controle da saúde de rebanhos, desenvolvimento de técnicas de reprodução animal e melhoramento genético, controle e prevenção de zoonoses e várias outras.

Em Campo Grande, no MS, a Uniderp oferece um excelente curso de medicina veterinária, em que o aluno tem grande acesso aos animais, assim como a laboratórios, bibliotecas e salas multimídia. Essa é uma das graduações mais importantes do país, visto que o mercado animal na região é bastante forte e promissor.

Quais as diferenças e as semelhanças entre as duas profissões?

A semelhança é, sem dúvidas, o íntimo contato com os animais e o objetivo de cuidar da saúde deles. No entanto, o zootecnólogo lidará com o melhoramento da reprodução e da produção animal, enquanto o médico veterinário é responsável pelas intervenções clínicas e cirúrgicas referentes à saúde dos animais.

O zootecnólogo, ao cuidar da higiene, da alimentação e da reprodução, por exemplo, cuidará da saúde dos rebanhos. Porém, só o médico veterinário pode decidir quais serão as condutas terapêuticas para os animais, como administração de medicamentos, de vacinas, de vitaminas e outros. Em caso de doença, só o veterinário pode intervir.

Nos locais em que há grandes criações, esses dois profissionais trabalham em conjunto, a fim de definir as melhores condutas e medidas para promover o bem-estar e a saúde dos animais. O objetivo é evitar doenças e potencializar a sua produção e reprodução.

Como escolher entre um dos cursos?

Como visto, as áreas de atuação do médico veterinário englobam as da Zootecnia. Isso significa que o curso de Medicina Veterinária pode preparar o profissional para trabalhar com produtividade da criação de animais e reprodução animal, funções do zootecnólogo. No entanto, os formados em Zootecnia não podem fazer o mesmo, uma vez que essa graduação não permite que o profissional atue em diversas áreas do cuidado com animais.

Como os dois cursos têm o mesmo tempo de duração, pode ser mais interessante optar pela Medicina Veterinária, uma vez que essa graduação é mais ampla e permite diversas áreas de atuação. Mesmo que a pessoa queira atuar na produção e reprodução animal, a medicina propiciará conhecimentos mais aprofundados na saúde dos animais, o que, sem dúvidas, ajudará nas decisões a serem tomadas.

Além disso, a área de atuação do zootecnólogo acaba sendo mais restrita, não permitindo grandes mudanças de função. O mesmo não é válido para o médico veterinário que, caso queira, pode procurar um novo emprego em uma área completamente diferente da que atuava.

E então, entendeu a diferença entre Zootecnia e Medicina Veterinária? É importante analisar bem as duas graduações a fim de escolher a que mais está relacionada com os seus objetivos.

Ao mesmo tempo, é importante conhecer áreas correlatas. Confira algumas indicadas para quem gosta de trabalhar com o meio ambiente:

Se você ainda está em dúvida, não deixe de ler este artigo em que conversamos sobre as diferenças entre Agronomia e Medicina Veterinária. Boa leitura!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

cursos uniderp

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.