Agricultura sustentável: por que é tão promissora no mercado?

planta na mão representando agricultura sustentável

Desconto nota do Enem

Já ouviu falar em agricultura sustentável? Além de ser economicamente viável, ela inclui um conjunto de práticas socialmente mais justas. Ao unir agricultura familiar e sustentabilidade, é possível suprir as necessidades da produção ao mesmo tempo em que elevamos a qualidade de vida no mundo para as futuras gerações.

Neste post, vamos aqui na Uniderp ver a importância de adotar técnicas mais sustentáveis por meio do trabalho de um profissional da Agronomia. Você também vai aprender as principais práticas verdes para uma produção menos poluente. Boa leitura!

O que é agricultura sustentável?

A agricultura sustentável reúne um conjunto de práticas com o intuito de reduzir ou eliminar o uso de químicos, pesticidas e outras substâncias tóxicas. Outras medidas incluem adubação verde, energia solar, sistema de gotejamento etc. vamos falar mais sobre elas no decorrer do post.

Isso significa adotar uma cadeia produtiva guiada pelos princípios da sustentabilidade. A produção agrícola deve ser capaz de suprir as nossas necessidades, sem comprometer as gerações futuras, além de proporcionar mais qualidade de vida a todos.

Qual é a sua importância no mercado?

O setor do agronegócio é um dos mais importantes para o Brasil. Afinal, é a base da economia e responde pela maior parte do PIB (Produto Interno Bruto) do Mato Grosso do Sul. Vale destacar que a sustentabilidade na agricultura é importante tanto ao produtor como ao consumidor:

  • fomenta a criação de um ambiente saudável;
  • ajuda a atingir rentabilidade econômica;
  • promove a preservação do meio ambiente;
  • garante maior equidade social.

Esse conjunto de fatores contribui para o crescimento de empresas de agricultura sustentável. Pelo consumidor, existe uma preocupação consciente em relação à qualidade e à procedência dos alimentos. Já para o agricultor, ele tem a oportunidade de agregar valor à produção e de adotar estratégias inovadoras.

Que práticas podem ser adotadas para torná-la sustentável?

A fim de aproveitar todos os benefícios do desenvolvimento sustentável, existem algumas boas práticas que podem ser aplicadas no dia a dia do campo. Quando falamos em sustentabilidade, a própria natureza oferece os insumos necessários para uma produção ecologicamente correta.

Tour pela prova do Enem

Adubação verde

O sistema transforma restos de plantas forrageiras ou ervas daninhas em matéria orgânica para enriquecer o solo. Ajuda a proteger contra erosão, infiltração ou retenção de água, além de melhorar a fertilidade e fixar o nitrogênio no solo.

Compostagem

A técnica consiste em aproveitar os resíduos orgânicos para a produção de adubo. Com a compostagem, os agricultores conseguem aumentar a produtividade sem afetar os recursos do meio ambiente e, assim, reduzir custos de forma considerável.

Uso da energia solar

A adoção de energias renováveis tem baixo custo de manutenção, além de ser altamente benéfico para o meio ambiente. Os painéis solares são um bom exemplo de uso da energia do sol para gerar calor e incluir a sustentabilidade no campo.

Irrigação com sistema de gotejamento

Uma das melhores formas de manter as plantações irrigadas — de um jeito sustentável, eficiente e consciente — é por meio do sistema de gotejamento. A prática fornece vazão lenta e permanente da água, o que diminui a incidência de fungos e de ervas daninhas.

Redução da poluição na fazenda

Ao investir em um ou mais dos processos que mostramos, os agricultores podem reduzir os níveis de poluição nas fazendas. Com os recursos provenientes da natureza — adubação verde, resíduos orgânicos e energia solar — e a tecnologia — sistema de gotejamento — menos poluentes são liberados no meio ambiente.

Diante desse contexto, o curso de Agronomia desempenha um papel importante para fomentar o avanço da agricultura sustentável. Na faculdade, os futuros agrônomos ganham o conhecimento necessário para o melhor uso dos recursos. Gestão de sustentabilidade e ciência do solo e da água são algumas das disciplinas ensinadas.

Além disso, o salário do profissional de Agronomia pode ser um atrativo a mais para adotar a sustentabilidade. Sem contar as vagas na agricultura sustentável, que tendem a crescer nos próximos anos, e podem ser encontradas no nosso portal exclusivo Canal Conecta. Portanto, se você está de olho na profissão, vale considerar ter foco na área.

Que tal aproveitar para começar o curso? Faça a inscrição no vestibular da Uniderp e entre com tudo no desenvolvimento sustentável!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados