Qual é o salário do profissional de Agronomia?

profissional de agronomia

Você sabe qual é o salário da Agronomia? Quem se forma no curso é conhecido como agrônomo ou engenheiro agrônomo e é responsável por planejar, orientar e realizar trabalhos relacionados aos processos do campo.

A área é fundamental ao país e tem se tornado cada vez mais tecnológica. O agronegócio precisa, então, de profissionais capacitados e atualizados para fornecer os melhores resultados ao setor.

Quer saber quanto ganha um agrônomo? Continue a leitura e descubra!

A atuação do agrônomo

O profissional de Agronomia é responsável por elaborar e realizar projetos em empresas do setor agropecuário. Ele deve buscar soluções a fim de garantir a irrigação e a adubação das lavouras, a qualidade dos alimentos, o combate de pragas que atacam as plantações e a preservação e a recuperação do solo.

O mercado de trabalho em Campo Grande é favorável para o agrônomo. Afinal, o estado fica em segundo lugar no número de abates de bovinos no Brasil.

Além disso, com o Canal Conecta, é possível encontrar vagas de emprego em diversas áreas da Agronomia, como:

  • defesa sanitária;
  • administração rural;
  • indústria e venda de alimentos;
  • economia e administração agroindustrial;
  • manejo ambiental;
  • produção agroindustrial.

O salário do profissional de Agronomia

A Lei 4.950-A/66 define a remuneração dos profissionais formados em Agronomia. O valor está relacionado ao salário mínimo vigente e ao número de horas trabalhadas. O piso salarial dessa área é:

  • 6 horas diárias: 6 salários mínimos;
  • 7 horas diárias: 7,25 salários mínimos;
  • 8 horas diárias: 8,5 salários mínimos.

Apesar desse valor estabelecido por lei, o salário do agrônomo pode variar de acordo com diversos fatores. Entre eles estão a região de atuação e a experiência do profissional. A renda mensal média em Dourados, a 220 km de Campo Grande, por exemplo, é de R$ 7.193,67.

Como a formação contribui para melhores salários

O primeiro passo para ter uma boa remuneração é fazer um curso de Agronomia em uma instituição de ensino reconhecida, com formas de ingresso facilitadas.

Aqui na Uniderp nós oferecemos essa graduação, e somos uma das melhores faculdades particulares em Campo Grande.

O contato com professores capacitados e laboratórios modernos também contribui para uma excelente formação. Isso garante as melhores oportunidades no mercado de trabalho. Se você acha que não pode pagar por uma boa faculdade, existe a possibilidade de conseguir uma bolsa em Agronomia.

As formas de impulsionar os ganhos

O salário médio inicial de um agrônomo recém-formado em empresas de pequeno porte é de R$ 4.911,58. Embora o valor esteja abaixo da média do mercado, existem algumas formas de impulsionar esse rendimento.

Profissionais da Agronomia mais experientes podem empreender e investir em negócios próprios e sustentáveis. Outra opção são os concursos na área, que costumam oferecer o valor definido pela lei. Especializações e pós-graduações também são importantes. Com mestrado e doutorado, por exemplo, o agrônomo pode atuar como professor e pesquisador em uma faculdade de Agronomia.

Além de o salário da Agronomia ser bom, a área está em crescimento porque a necessidade de otimizar a produção de alimentos é cada vez maior. Com isso, inovações surgem, e os profissionais precisam se capacitar sem deixar a sustentabilidade de lado.

Gostou de saber mais sobre o assunto e quer se tornar um agrônomo de sucesso? Então, faça a sua inscrição no vestibular da Uniderp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

cursos uniderp

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.