Veterinário: o que ele faz e como se tornar um?

veterinária e clientes

A maioria das pessoas que têm um carinho especial pelos animais já cogitou realizar a graduação em Medicina Veterinária. Apesar de essa ser uma característica muito importante para a profissão, é preciso saber também que esse é um curso bastante denso e desafiador. Afinal, é preciso estudar diversos tipos de anatomias, saber cuidar de diferentes espécies de animais e ainda lidar com o sofrimento em alguns momentos.

No entanto, a carreira em Veterinária é muito bonita e gratificante. Além disso, ela propicia vários campos de atuação, de acordo com interesses e aptidões dos alunos. Por isso, elaboramos este artigo para ajudar os vestibulandos que estão interessados em cursar Medicina Veterinária.

Saiba o que faz um veterinário, como é a graduação, quais são as áreas de atuação e outras informações importantes lendo o artigo. Navegue pelos seguintes tópicos:

As perspectivas de carreira em Medicina Veterinária

Após a formatura, o veterinário está apto para atuar oferecendo assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres. Além disso, também é possível cuidar da nutrição, da reprodução e da saúde de rebanhos e criações em geral.

É interessante frisar que, atualmente, muitas famílias brasileiras têm animais de estimação e desejam oferecer a eles o melhor cuidado possível. Além disso, a pecuária é bastante forte no país, principalmente aqui no Mato Grosso do Sul. A região conta com o Programa de Avanços na Pecuária de Mato Grosso do Sul (PROAPE), que busca expandir e fortalecer a bovinocultura, a suinocultura, a ovinocaprinocultura e a piscicultura. Nesse contexto, a atuação do médico veterinário é fundamental.

Por isso, é normal que, se você tem interesse na agropecuária, fique em dúvida entre Agronomia ou Medicina Veterinária. A dica é informar-se sobre as diferenças dos cursos.

Esses profissionais também podem atuar no âmbito do saneamento e da sustentabilidade ambiental, sendo conselheiro ou inspetor de indústrias que investem em produtos de origem animal e na fabricação de medicamentos e outros produtos veterinários.

Por fim, o médico veterinário pode atuar na defesa sanitária animal, ou seja, em programas de controle e de erradicação de doenças relacionadas a animais, como a raiva, e até como fiscais agropecuários, trabalhando para o governo.

O perfil do veterinário

É ideal que todo veterinário goste de animais, mas nem todas as pessoas que gostam de animais poderão ser médicas veterinárias. Isso porque é preciso ter algumas outras qualidades, como controle emocional. Infelizmente, nem sempre o desfecho do cuidado com o animal será positivo.

Assim, é preciso saber lidar com casos tristes e perdas. Ter boa comunicação também é essencial, uma vez que os tutores, que são leigos, precisam entender quais são as necessidades do animal. Nesse contexto, é recomendado ter paciência e saber tomar decisões.

Por fim, a saúde é uma área em constante evolução. Dessa forma, é preciso gostar de aprender e manter-se atualizado, a fim de oferecer o melhor tratamento e técnicas aos clientes.

As principais especialidades da Veterinária

Por ser uma área de atuação bastante ampla, a Medicina Veterinária permite ao profissional escolher em qual segmento atuar, de acordo com as suas habilidades e preferências. Veja algumas delas:

  • Veterinária Clínica e Cirúrgica;
  • Veterinária de Animais Silvestres;
  • Produção Animal e Agronegócio;
  • Conservação de Espécies;
  • Controle Sanitário;
  • Fiscalização de Indústrias;
  • Tecnologia de Produção Animal;
  • Saúde Pública Animal;
  • Pesquisa e Desenvolvimento;
  • Veterinária Esportiva.

A faculdade de Medicina Veterinária

Aqui na Uniderp, a faculdade de Medicina Veterinária tem duração de 5 anos, com diversas formas de ingresso. Nos primeiros semestres, o aluno cursará disciplinas básicas, como anatomia, fisiologia, genética, bioética, entre outros. Após, o conhecimento é aprofundado em doenças e em técnicas clínicas (exame físico e história da doença do animal, por exemplo) e cirúrgicas.

O curso tem muitas aulas práticas. Por isso, temos o Hospital Veterinário da Uniderp, inaugurado em 1997, onde os alunos atuam com seus professores e oferecem atendimento à população.

Os alunos da Uniderp ainda contam com a parceria junto ao Canal Conecta, plataforma com vagas de emprego e de estágio em todo o país. Além de aproveitar esses espaços de formação profissional, também é importante promover e marcar presença em debates, simpósios e congressos, a fim de enriquecer o aprendizado e descobrir novidades da área.

Veja, abaixo, como os alunos de Medicina Veterinária da Uniderp da unidade Agrárias organizaram um simpósio com palestras e minicursos ligados animais de pequeno porte, grande porte, silvestres e tecnologia de alimentos:

E então, decidiu optar pela Medicina Veterinária? O curso de fato oferece muitas possibilidades para quem quer mesclar a área de saúde e cuidado aos animais.

A Uniderp oferece uma graduação muito completa, com laboratórios modernos e muitos campos de atuação para os seus alunos. Inscreve-se no nosso vestibular e comece já a sua carreira como médico veterinário!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

cursos uniderp

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.