O que faz um Médico Veterinário? Conheça as funções em diferentes cargos!

veterinária e clientes

Desconto nota do Enem

A maioria das pessoas que têm um carinho especial pelos animais já cogitou realizar a graduação em Medicina Veterinária. Apesar de essa ser uma característica muito importante para a profissão, é preciso saber também que esse é um curso bastante denso e desafiador. E, em virtude disso, o mercado de trabalho desses profissionais é também variado, atribuindo diversas funções e cargos.

Afinal, é preciso estudar diversos tipos de anatomias, saber cuidar de diferentes espécies de animais e ainda administrar a inteligência emocional na hora de solucionar questões de forma ágil e ética. Tendo isso em vista, esse texto irá apresentar aspectos sobre o que faz um médico veterinário no dia a dia profissional.


Saiba o que faz um Médico Veterinário durante a rotina de trabalho

Após concluir a formação, o veterinário está apto para intervir em processos cirúrgicos e prestar todos os cuidados necessários para a manutenção da saúde dos animais. Além disso, também é possível cuidar da nutrição, da reprodução e da saúde de rebanhos e criações em geral.

De um modo geral, porém, o campo é muito mais amplo e vai muito além das clínicas particulares. Os profissionais, ao ingressarem no mercado, têm a oportunidade de atuar em diferentes campos. Acompanhe a lista abaixo para compreender melhor esse cenário.

O que faz um Médico Veterinário convencional

Conforme mencionamos, as atribuições de um médico veterinário convencional estão ligadas aos cuidados com animais domésticos. Por meio deste serviço, estes profissionais solicitam exames, fazem consultas de rotina, indicam e prescrevem medicamentos, bem como atuam em procedimentos cirúrgicos, quando necessário. 

O que faz um especialista em Pecuária e fiscalização de indústrias

O setor da pecuária é bastante forte no Brasil. Principalmente porque o país é um dos maiores produtores de alimentos do mundo. Tendo em vista que contamos hoje com diversos programas de expansão e fortalecimento de setores como bovinocultura e suinocultura, os médicos veterinários têm um papel fundamental. 

Eles atuam no controle de qualidade desses produtos de origem animal, bem como garantem que os estabelecimentos obedeçam as condições de criação e produção regulamentadas pela legislação, visando o bem-estar dos animais.

Tour pela prova do Enem

O que faz um especialista em saneamento e sustentabilidade ambiental? 

Engana-se quem acredita que o médico veterinário cuida apenas de animais. Obviamente, este é o foco dos seus estudos. Contudo, a espécie humana convive e vive com base na alimentação de produtos de origem animal. Nesse caso, convém notar que os profissionais especializados em saneamento e sustentabilidade ambiental atuam de modo a reduzir os impactos dessas atividades no meio ambiente.

O que faz um especialista sanitarista?

Está nas atribuições do médico veterinário desta área atuar como conselheiro ou inspetor de indústrias que investem em produtos de origem animal e na fabricação de medicamentos e outros produtos. Ele também pode trabalhar em programas de controle e de erradicação de doenças relacionadas a animais, como a raiva, e até como fiscais agropecuários.


O que faz um especialista em pesquisa e desenvolvimento?

Para ser veterinário, não é preciso apenas ocupar cargos diretamente envolvidos com o mercado de trabalho estritamente profissional. O campo de pesquisas é também promissor e uma excelente opção para aqueles que desejam continuar os estudos e testes dentro dos laboratórios.

Dessa forma, o especialista em pesquisa e desenvolvimento produz materiais científicos que contribuem para o desenvolvimento e o aprimoramento dos tratamentos médicos voltados para animais domésticos e silvestres. As descobertas podem envolver cura para doenças, novos medicamentos e opções de tratamento. Assim, tudo isso dependerá do foco da pesquisa do cientista.

Na Uniderp, você conquista seu diploma de médico veterinário!

Na Uniderp você adquire uma formação mais completa e  qualificada com custos acessíveis. Nossa grade curricular capacita os profissionais para atuarem em todas as especialidades tratadas acima.

E o melhor: nós também facilitamos a sua vida financeira. Nossa faculdade possui parceria profissional com a Creditas e, por isso, podemos oferecer a você uma opção de empréstimo exclusiva! 
Com a gente seu sonho de ingressar no ensino superior é realidade. Acesse nosso site e inscreva-se para o Vestibular de Medicina Veterinária da sua região.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados