O que é o vestibular online e quais são as vantagens?

estudante fazendo o vestibular online em campo grande

Desconto nota do Enem

Para ingressar na faculdade, você pode utilizar a sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou prestar o vestibular. No segundo caso, existem opções diferentes para realizar o processo seletivo, inclusive por meio da internet, se escolher fazer o vestibular online.

Nesse tipo de processo seletivo, o candidato utiliza a internet para ter acesso às questões e enviar suas respostas. Por isso, ele desfruta de diversas vantagens, como:

  • realizar a prova em qualquer lugar;
  • não precisar se deslocar da sua casa;
  • conferir os resultados mais rápido;
  • ter um melhor desempenho;
  • encontrar questões interativas;
  • contar com uma logística simplificada.

Gostou dessa possibilidade? Então, continue lendo para conferir mais detalhes sobre essas vantagens que citamos, além de entender melhor o que é o vestibular online, como ele funciona e em quais faculdades está disponível.

O que é o vestibular online?

No modelo tradicional de vestibular, todos os candidatos precisam comparecer na mesma data e horário a uma instituição de ensino para realizar a prova. Mais recentemente, algumas faculdades passaram a oferecer a modalidade agendada, para o candidato escolher o dia e o horário da avaliação, mas ainda comparecendo à instituição.

No vestibular agendado, a proposta é diferente. O candidato realiza o processo seletivo pela internet. Ao fazer sua inscrição, ele recebe os dados de acesso ao sistema e pode realizar a prova em seu trabalho, em casa ou em uma lan house, apenas precisando de uma conexão com a internet.

Não existem datas preestabelecidas, nem horários agendados. Nessa modalidade também não há cadernos de questões, nem folhas de resposta. Tudo é feito em meio virtual e conforme for mais conveniente para o candidato, facilitando seu ingresso em um curso superior.

Porém, o vestibular online também tem suas regras, porque é preciso responder às questões dentro de um prazo. Sendo assim, quando a prova for iniciada, o candidato deve seguir até o final dentro do tempo limite e, em muitos casos, precisa redigir uma redação.

Quais são as vantagens desse tipo de vestibular?

A tecnologia já está se fazendo presente no mundo da educação há muito tempo. Um exemplo disso são os cursos EAD (ensino a distância), as disciplinas interativas e até mesmo o Enem. Afinal, neste ano de 2020, ele será oferecido para 50.000 participantes no formato digital, com a pretensão de que, até 2026, seja assim para 100% dos inscritos.

A utilização desses recursos veio modernizar o modo como ocorre a relação ensino-aprendizagem e toda a logística dos processos seletivos. Nada mais justo do que explorar as ferramentas atuais, e que estão de acordo com a realidade dos candidatos, até mesmo para ganhar tempo, promover a acessibilidade e economizar recursos.

A seguir falamos um pouco mais sobre algumas vantagens do vestibular online para que você entenda por que tantas faculdades estão disponibilizando essa opção.

Pode ser feito em qualquer lugar

As questões que o candidato precisa resolver nesse tipo de processo seletivo ficam disponíveis em uma plataforma na internet. Portanto, qualquer computador que tenha acesso à web pode ser utilizado para fazer as avaliações.

Desse modo, não há necessidade de o candidato se apresentar à instituição de ensino. Ele pode realizar a prova onde quiser e quando for mais conveniente. Pode, por exemplo, entrar com os seus dados de acesso quando estiver no conforto da sua casa e em um horário tranquilo para fazer a avaliação com calma.

Mais praticidade para o candidato

Como o vestibular online pode ser prestado em qualquer lugar, ele também apresenta uma praticidade muito maior para o candidato. Não é preciso se preocupar em se deslocar até a instituição em uma data e horário exatos, o que evita, inclusive, possíveis atrasos.

Tour pela prova do Enem

Para quem tem uma rotina muito atarefada e cheia de imprevistos, essa modalidade é ainda muito mais vantajosa. Não existe o risco de perder o processo seletivo por não poder comparecer ao local da prova no dia.

Agilidade na entrega dos resultados

As respostas das questões do vestibular tradicional são transcritas pelo próprio candidato em uma folha. Ela precisa ser encaminhada para quem fará a correção e, somente depois de conferir todas essas folhas, o resultado é divulgado.

Com o vestibular online, as respostas são enviadas muito mais rápido, em função da conexão com a internet. Por isso, o resultado da prova é entregue em menos tempo, promovendo agilidade e tornando o processo descomplicado.

Maior chance de ter um bom desempenho

Muitos candidatos desejam conquistar o primeiro lugar no vestibular, mas, para alcançar esse excelente desempenho, é preciso estar bem preparado e adaptar-se com facilidade ao ambiente da prova. Isso porque ele influencia no estado psicológico do participante e na sua concentração.

Ao realizar o vestibular online, você não tem essa preocupação porque, conforme explicamos, pode fazer a prova no lugar e no horário que for mais conveniente. Assim, tem maior chance de alcançar um bom desempenho, já que fará a avaliação quando estiver descansado e tranquilo, sem pressões.

Questões interativas e diversificadas

O vestibular tradicional também é muito engessado, disponibilizando apenas as questões em formatos que possam ser impressos em papel. Já no caso do vestibular online, é possível variar entre diferentes tipos de questão.

O participante pode se deparar, por exemplo, com algumas em formato de vídeo, infográficos, entre outros recursos mais modernos. Eles tornam a avaliação interativa e diversificada — e, assim, também mais interessante e menos cansativa.

Logística simplificada

Como você viu, a divulgação dos resultados do vestibular online torna-se simplificada em função do seu formato, mas não é somente isso. Toda a logística do processo seletivo é descomplicada pela aplicação da prova pela internet.

Não é preciso se preocupar com a organização dos cadernos de questão, sua impressão, o transporte e a confidencialidade. Além disso, há uma grande economia e menor produção de resíduos, por tudo estar em meio virtual.

Em quais faculdades o vestibular online está disponível?

Existem diversas faculdades que já oferecem essa modalidade de processo seletivo. Você pode fazer a sua matrícula no vestibular online da Uniderp e realizar as provas no conforto da sua casa. Além disso, tem a oportunidade de escolher fazer um curso pelo formato EAD, estudando na modalidade semipresencial ou 100% online.

Outras instituições que também oferecem o vestibular pela internet são a Anhanguera, FAMA (Faculdade Macapá), Pitágoras, Unime e Unopar. Assim, você pode encontrar uma faculdade perto de você e contar com essa facilidade para ingressar no ensino superior.

Faça o seu vestibular online!

Agora que você já sabe como funciona o vestibular online e conheceu algumas das suas vantagens, pode optar por ele para realizar as provas quando for melhor para você. Essa é uma solução que as melhores faculdades encontraram para tornar o ensino superior acessível para todos.

Não perca mais tempo e comece agora a construir um futuro de sucesso. Faça sua inscrição para o vestibular da Uniderp e conquiste o seu diploma de ensino superior!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados