Trainee em Campo Grande: confira como aproveitar essa oportunidade!

ser trainee em campo grande ms

Um estudo publicado pelo Itaú-Unibanco em janeiro de 2020 mostra que o Brasil vive, atualmente, uma maior abertura nas vagas de empregos formais (com carteira assinada) e, em contrapartida, uma desaceleração nos empregos informais, que aumentaram muito nos últimos anos.

O banco estima que a taxa de 12% de desemprego de 2019 deve cair para 11% em 2021. Isso significa que, em dois anos, serão criadas quase 2 milhões de vagas de trabalho formais. No entanto, como no Brasil ainda existem milhares de desempregados, e pessoas se formam em cursos superiores semestralmente, é importante se manter competitivo para conquistar as melhores vagas.

Dentre as oportunidades mais almejadas, encontram-se as de trainee. Essa é uma ótima oportunidade de aprender com os melhores profissionais, além de ingressar em uma empresa grande e bem-conceituada no mercado de trabalho. Existem diversas vagas disponíveis em Campo Grande, sendo uma oportunidade excelente para quem mora nessa cidade ou deseja se mudar para um local com ótima qualidade de vida, infraestrutura e recursos.

Neste artigo explicaremos como funciona o programa trainee, quais são os benefícios de conseguir uma vaga desse tipo, porque essa é uma grande oportunidade e quais são as empresas em Campo Grande que abrem vagas. Leia, ao final, dicas sobre como conquistar as melhores vagas de trainee do mercado de trabalho. Boa leitura!

O que é o programa trainee?

A tradução da palavra trainee, em inglês, quer dizer aprendiz, estagiário ou ainda funcionário em treinamento. No Brasil, as pessoas que conseguem uma vaga de trainee são de fato contratadas pela empresa, que desejam prepará-las para cargos de liderança ou estratégicos dentro da organização. Dessa forma, a pessoa é treinada e moldada desde o início de sua carreira de acordo com as expectativas e necessidades da empresa, sendo capaz de suprir as demandas que surgirão.

Isso significa que essa é uma grande aposta das melhores empresas, visto que vários recursos serão disponibilizados para o trainee. É por esse motivo que essa porta de entrada para o mercado de trabalho é tão almejada pelos recém-formados e universitários.

Em contrapartida, conseguir uma vaga de trainee não é uma tarefa fácil. Para isso, o candidato passa por várias etapas de um processo seletivo. Geralmente as inscrições são feitas pela internet e, em seguida, é feita a análise do currículo. Dentre os pré-requisitos mais procurados pela empresa são:

  • ser recém-formado em cursos de graduação;
  • ter entre 21 e 30 anos;
  • falar inglês e/ou espanhol fluente;
  • saber trabalhar bem em equipe;
  • ser proativo e comunicativo;
  • ter princípios compatíveis com os da empresa.

As etapas seguintes dependem de cada empresa. Em algumas são feitas apresentações pessoais (online ou presencial), dinâmicas presenciais em grupo, provas de raciocínio lógico e conhecimentos gerais pela internet, entrevistas com gestores, painel de negócios e outros tipos de avaliação.

Como funciona esse programa?

Se o candidato for selecionado, ele participará de um treinamento que dura de 6 a 20 meses. Nesse meio tempo o funcionário recebe salário e demais benefícios que a empresa propicia, como plano de saúde, ticket refeição e alimentação, 13º salário, FGTS, INSS e outros. Geralmente, a contratação é feita em regime CLT, e os salários variam entre R$ 2.000 a R$ 7.000.

Durante a experiência na empresa, a pessoa passa por várias áreas dentro da organização, aprendendo um pouco de cada setor, o que é chamado de “job rotation”. Isso permite uma ampla visão e maior resolutividade dos problemas e questões do ambiente de trabalho. Após algum tempo ele pode ser designado para uma área específica em que demonstrou maior habilidade.

O objetivo da empresa é contratar a pessoa para um cargo ao final do programa, visto que foram gastos recursos durante o treinamento, e espera-se que o candidato esteja apto a assumir uma posição de maior hierarquia. No entanto, isso não é uma regra, e ele pode ser dispensado após o fim do seu estágio.

Por que trainee é uma grande oportunidade em Campo Grande?

Em vagas normais, é comum que a pessoa ocupe um cargo mais operacional e vá crescendo dentro de uma empresa, alcançando melhores vagas. No entanto, essa não é uma constante e, quando ocorre, o processo pode demorar vários e vários anos.

O trainee em Campo Grande é uma ótima oportunidade, porque promove uma aceleração na carreira dos candidatos. Quem consegue essa vaga terá a chance de aprender em diversas áreas, assim como desenvolver sua capacidade comportamental, de equipe e técnica.

Ao final, em cerca de 2 anos, espera-se que a pessoa já ocupe cargos de liderança, o que é um tempo bastante curto se comparado ao processo natural que ocorre em grande parte das empresas.

Além disso, Campo Grande é uma cidade excelente para se viver e firmar raízes, uma vez que conta com ótima infraestrutura, segurança, boa saúde e opções de lazer, dentre outros benefícios.

Quais empresas abrem vagas para trainee em Campo Grande?

Agora que você já sabe o que é o programa trainee, que tal conhecer algumas das empresas que oferecem essa oportunidade? Confira, a seguir!

Grupo Energisa

O Grupo Energisa abriu, em 2019, as inscrições para o Programa de Trainee 2020 em Campo Grande da companhia. Essa empresa é uma das principais em termos de distribuição de energia elétrica do país. Algumas das 14 vagas serão destinadas a Campo Grande. No momento da inscrição, ter no currículo os cursos de Engenharia Elétrica ou Ciências Contábeis se mostra como um diferencial!

Empresa Stone

A empresa Stone, que oferece soluções tecnológicas financeiras, tem vaga de trainee em Campo Grande para Consultor Comercial Externo. Aqui, os cursos de Administração e Ciências Contábeis podem ser alguns dos pré-requisitos das vagas.

Telemont IT

A Telemont IT – Integração & Tecnologia tem soluções assertivas para seus clientes sobre data center, segurança física e lógica, networking e smartGrid, entre outros. Há vagas de trainee para os cargos de Assistente Regional de Frota e Analista Regional de Auditoria Júnior. Alguns dos cursos relacionados também são Administração e Ciências Contábeis.

Grupo Pereira

O Grupo Pereira atua em diversos canais de distribuição pelo Brasil e oferece uma vaga de trainee na área de assistente contábil. Para tanto, o candidato deve ter cursado Administração, Economia, Engenharia de Produção ou Ciências Contábeis — curso mais próximo da área.

Manpower Brasil

Há vaga também na Manpower Brasil, líder mundial em recursos humanos, na área de analista de recrutamento e seleção. Dessa forma, é preciso que o candidato tenha se graduado em Administração e áreas afins.

Amcham Brasil

Por fim, a Amcham Brasil, câmara de comércio que integra empresas brasileiras e internacionais, oferece vaga de trainee na área de analista de aquisição júnior. Sendo assim, o candidato precisa ter se formado em áreas como Marketing, Administração, Jornalismo e Comunicação Social, etc.

Esses são apenas alguns exemplos das vagas disponíveis. Os programas são constantemente abertos e renovados e, por esse motivo, é preciso procurar e se manter informado sobre os processos seletivos.

Como conseguir uma vaga?

A primeira dica é procurar as vagas com cuidado. Afinal, pode ser impossível se candidatar para todos os trainees, além de ser bastante exaustivo. Por isso, existem portais — o que é o caso do canal Conecta, disponível para alunos Uniderp — que ajudam as pessoas nessa etapa.

Preparar um bom currículo é fundamental! O documento deve ser bem-feito e de fácil visualização, além de mostrar as principais experiências acadêmicas, profissionais e cursos feitos — seja de especialização ou de idiomas.

Após a análise de currículos, geralmente é feita a dinâmica de grupo. Esse processo é importante e pode ser decisivo, portanto, lembre-se de ser participativo, inovar nas ideias apresentadas e mostrar capacidade de liderança. Além disso, é imprescindível estar bem informado sobre o que acontece no mundo.

Por fim, as dicas são: ser bastante sincero e não tentar impressionar de forma exagerada. Ao se apresentar nas entrevistas, fale apenas de suas reais habilidades e, ao sentir alguma lacuna, informe que essa é uma área em que deseja maior aprendizado. Afinal, grande parte de ser trainee é aprender cada vez mais.

Ah, e você não pode esquecer do principal: para poder participar de um processo trainee, estar concluindo ou ter concluído um curso de ensino superior é um pré-requisito. Então, já começou a investir em seu futuro?

Na Uniderp, além de ter acesso ao canal Conecta, que o ajuda a se inserir mais rapidamente no mercado, você tem acesso a melhor infraestrutura e aprende com os especialistas da área desejada!

Gostou das informações? Então, que tal compartilhar este post nas suas redes sociais e ajudar seus amigos a conhecerem essa opção?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

cursos uniderp

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.