Como se preparar para o processo seletivo de uma empresa tradicional?

como se preparar para uma entrevista

Desconto nota do Enem

Tanto a entrevista quanto as fases seguintes de um processo seletivo costumam deixar muitos candidatos sem sono. A expectativa de conseguir uma boa vaga somada ao receio inerente a essa etapa importante fazem até surgir fantasmas em nossa mente.

Seja para estágio, seja para a admissão após a faculdade, estar preparado para o momento é fundamental se você deseja fazer parte de uma empresa tradicional em Campo Grande. Sendo assim, nada de desespero! Reunimos, aqui, boas dicas para você se sair bem nessa fase. Confira durante a leitura!

Quais as características de uma empresa tradicional?

Antes de partirmos às orientações para esse momento, é importante que você entenda algumas características que diferenciam uma empresa tradicional de uma startup, por exemplo.

Na primeira, costumamos encontrar regras, cultura organizacional e tecnologia mais enraizadas. Essas questões já fazem parte da existência da organização, apenas sendo aprimoradas a cada ano. Assim, basta repassá-las ao novo funcionário. Já em startups existem mais incertezas. Normalmente, as pessoas descobrem juntas o caminho, testando e errando algumas vezes até que dê certo.

Também, podemos notar a existência de funções mais segmentadas em uma empresa tradicional. É comum existirem pessoas especializadas em determinado assunto. Por um lado, isso tende a deixar a produtividade geral mais otimizada. Por outro, os trabalhadores sentem dificuldade em realizar qualquer atividade fora da de costume. Em uma startup, a realidade é diferente, pois cada um precisa fazer um pouco de tudo.

Como está a modernização do mercado de trabalho?

Já percebeu o quanto o mundo mudou e como as coisas ficaram mais tecnológicas nos últimos anos? Nos negócios, isso não é diferente.

Lidar com softwares, estabelecer relações de trabalho a distância, executar serviços por meio de plataformas e contar com mais flexibilidade na forma de executar são algumas das mudanças advindas da tecnologia. Empresas tradicionais começam, aos poucos, a se adaptarem a essas questões, procurando se manter fortes no mercado.

Assim como ocorreu na transição entre máquinas de escrever e computadores, isso leva a novas exigências nas habilidades profissionais. Não seremos totalmente substituídos por robôs (como alguns temem), mas deixaremos de fazer atividades mais repetitivas e precisaremos nos dedicar às mais estratégicas e criativas.

Como se preparar para conquistar uma vaga?

Para entrar em uma empresa tradicional em Campo Grande, é preciso um tanto de dedicação e preparo. Sem isso, não há como encontrar em portais de empregos completos, como o canal Conecta, aquelas oportunidades irrecusáveis. Sendo assim, confira como se preparar!

Leve o currículo a sério

O currículo é um dos passos mais importantes, podendo levar a pessoa a ser descartada mesmo antes da entrevista. Assim, pense nisso desde o início da sua formação na faculdade.

É imprescindível que a instituição seja de qualidade e deixe estudante mais bem preparado para o mercado. Aqui na Uniderp, os professores são muito capacitados, pós-graduados, experientes em relação ao mercado e focados em prestar um ensino de ponta, tornando diferenciado qualquer currículo.

Na hora de montar seu documento, prezar pela objetividade é outro ponto importante. Coloque apenas as informações necessárias e deixe para contar mais detalhes pessoais e profissionais na etapa da entrevista.

Prepare-se para a entrevista

A entrevista de estágio, ou mesmo a de um emprego após a graduação, costuma provocar crises de ansiedade em muitos candidatos. Uma alternativa para enfrentar bem a situação é se preparar, por meio de treinos.

Tour pela prova do Enem

Escreva as possíveis perguntas a serem feitas a você no momento e responda-as oralmente, como se estivesse com o entrevistador ali na frente. Se possível grave um vídeo pelo celular, a fim de observar o que pode ser melhorado.

É melhor gastar algumas horas fazendo e refazendo isso que arriscar perder uma oportunidade devido ao nervosismo, não é mesmo?

Seja sincero

Por mais que dê vontade de parecer o candidato perfeito, evite contar mentiras, ok? Então, nada de falar que é fluente em um idioma que não conhece de verdade, pois provavelmente terá de provar isso em seu trabalho, mais cedo ou mais tarde.

Ser pego nisso poderá ser prejudicial à sua imagem profissional e dificultar posteriores contratações. Imagina a situação se outra empresa pedir a seu chefe referências suas? O fato de contar um dado falso leva todos a duvidarem das demais informações relatadas.

Pratique o autoconhecimento

Muitas pessoas são pegas com perguntas relativas a elas mesmas, porém não sabem como responder. Qualidades, defeitos, dificuldades no antigo trabalho, inimizades, motivos de dispensa e a razão por querer participar do atual processo seletivo são apenas alguns dos possíveis questionamentos a serem feitos.

Não saber responder algo sobre si pode não ser muito bem-visto. Sendo assim, separe um tempo para essas reflexões. Adquirir mais autoconhecimento será útil não apenas em relação ao lado profissional, mas também ao pessoal.

Pesquise sobre a empresa

Ao ir atrás de empregos tradicionais, pesquise sobre a empresa antes de chegar à entrevista. Com a facilidade de obter informações no Google, isso não pode ser deixado de lado. Entenda a história, tenha noção de quem são os fundadores, saiba sobre a cultura da organização e os valores por ela pregados.

Além de essa atividade possibilitar uma peneira, fazendo com que você descarte aquelas empresas com as quais não se identifica, ela é uma forma de se preparar e saber o que o entrevistador espera de você.

Invista no seu autoaperfeiçoamento

Busque o constante autoaperfeiçoamento. Hoje em dia, um curso superior é fundamental, sendo capaz de ajudá-lo a abrir muitas portas. Então, a dica é: não negligencie sua formação!

Além do mais, se não tiver obtido êxito no processo seletivo, tente entender o que faltou e como você poderá suprir isso, de modo que consiga melhores resultados nos próximos, combinado? Desistir não deve ser uma opção!

Por fim, considere a chegada da modernização. Esteja preparado para lidar com ferramentas, como plataformas online. Lembre-se de focar em adquirir habilidades estratégicas e aprimorar sua criatividade. A ideia é que você evolua e não fique em defasagem frente a concorrência.

Bem, fazer parte do mercado de trabalho moderno pode não ser tão simples. Mas com essas dicas e os pontos levantados, é possível encontrar uma boa empresa tradicional em Campo Grande, capaz de fornecer a experiência e o reconhecimento que você tanto procura.

Gostou do artigo? Lembrou de alguma sugestão não dada aqui? Compartilhe com a gente nos comentários!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados