SEMED Campo Grande: como funciona o órgão?

estudante de faculdade em campo grande

Desconto nota do Enem

A SEMED de Campo Grande é o órgão público responsável pela educação no âmbito local. A secretaria municipal atua lado a lado da secretaria estadual e com o Ministério da Educação, com o objetivo de prestar esse serviço tão importante a nossa sociedade.     

Geralmente, as atribuições do município estão relacionadas à educação infantil e ao ensino fundamental. No entanto, também existem iniciativas interessantes destinadas ao ensino superior, que vale a pena você conhecer caso esteja se preparando para fazer faculdade. 

Então, continue a leitura para conhecer a Secretaria de Educação de Campo Grande e tirar dúvidas sobre o funcionamento do ensino no município. Vamos lá?   

O que é a SEMED de Campo Grande? 

A Secretaria Municipal de Educação integra a administração pública do município. No Brasil, os governos federais, estaduais e municipais atuam em conjunto para prestar serviços, conceder incentivos econômicos e criar benefícios sociais ligados à educação. A SEMED faz isso no âmbito da capital do estado do Mato Grosso do Sul. 

Como é a estrutura organizacional da SEMED? 

A estrutura da SEMED de Campo Grande é composta de divisões internas com diferentes propósitos de atuação. São exemplos as diversas entidades que atuam nessa estrutura, como os conselhos educacionais, as assessorias de educação, as unidades prestadoras de serviços operacionais e, até mesmo, as escolas municipais. 

Não por acaso, a secretaria tem inúmeras atribuições:  

  • criar as políticas de educação locais; 
  • administrar a educação no município; 
  • avaliar o desempenho das escolas; 
  • fiscalizar o uso do dinheiro público na área; 
  • reduzir o analfabetismo no município. 

Quais são as frentes da SEMED em relação ao ensino superior? 

Embora a principal frente de atuação seja a educação infantil e fundamental, a SEMED também se relaciona com o ensino superior na localidade, tendo um trabalho mais ligado à parceria e à colaboração. Sem contar que alguns dos melhores cursos em Campo Grande estão relacionados à educação. 

Parcerias com instituições de ensino 

Em primeiro lugar, são comuns projetos para a realização de eventos e o compartilhamento de experiências entre as faculdades locais e a prefeitura, o que ocorre com a participação da SEMED.  

Tour pela prova do Enem

Legislação do ensino superior 

O município também pode criar normas sobre a educação, desde que o assunto se dirija ao interesse local. A SEMED pode atuar diretamente nessas normas ou ser ouvido pelos gestores públicos. 

Contratações de graduados 

Junto à Secretaria de Educação do Mato Grosso do Sul, a SEMED de Campo Grande é o maior contratante de profissionais formados nas Licenciaturas na cidade. Afinal, grande parte das oportunidades de concurso para prefeitura de Campo Grande oferecem vagas nas escolas ou nos órgãos debaixo do guarda-chuva da educação municipal. 

Se você se interessa pela área de educação, saiba que, aqui na Uniderp, temos cursos nas áreas de Pedagogia e Português. Eles podem gerar excelentes oportunidades de trabalho na rede pública de ensino e sua administração. 

Vale ressaltar que, na maioria das vezes, é possível realizar a faculdade a distância em Campo Grande. Com a pandemia, muitas pessoas veem nessa modalidade de ensino um caminho para terminar os estudos. Logo, você pode aproveitar as opções da Uniderp e obter um diploma pelo EAD

Qual é o papel da SEMED na pandemia? 

Em relação à pandemia, o Município de Campo Grande vem exercendo um papel importante nas decisões sobre abertura, fechamento e normas de saúde e segurança para as instituições de ensino de todos os níveis. 

Além disso, a secretaria municipal apoia as iniciativas de educação 100% online. O ensino online já era uma modalidade de ensino com ótimos resultados nos cursos superiores e tornou-se prioridade com os obstáculos impostos às aulas presenciais.

Que tal realizar a sua faculdade EAD? 

Sendo assim, a SEMED de Campo Grande é uma das entidades mais importantes, e as decisões tomadas pelo município podem impactar bastante o seu planejamento de carreira. O ideal, portanto, é conhecer as opções disponíveis para se adaptar e continuar os estudos. 

Leia também o nosso artigo sobre o ensino EAD em Campo Grande e continue perseguindo seus objetivos profissionais! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados