Como é o concurso da prefeitura de Campo Grande?

concurso da prefeitura de campo grande

Desconto nota do Enem

As conjunturas econômicas e políticas interferem, direta e indiretamente, na rotina da sociedade, e quando o panorama não está favorável, o reflexo passa a ser sentido por todos. O desemprego aumenta e, por consequência, o poder aquisitivo diminui. De acordo com dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em maio, o Brasil atingiu a marca de 12, 8 milhões de pessoas desocupadas.

O setor privado sente o impacto com o enfraquecimento do consumo. Então, à qual alternativa recorrer? Existe um campo no qual se encontra constância profissional? Nesse contexto, os concursos públicos proporcionam mais tranquilidade no mercado de trabalho. Boa remuneração, benefícios e estabilidade são os principais atrativos da esfera estatal.

Para aqueles que buscam emprego em Campo Grande, as chances de tornar-se servidor aumentam devido à quantidade de editais publicados, que costumam ser mais frequentes na esfera municipal.

Continue a leitura e fique por dentro das perspectivas dos concursos públicos para Campo Grande por meio dos seguintes tópicos:

Quais são os principais cargos oferecidos nos concursos de Campo Grande?

Com o progresso da economia do Centro-Oeste, nos últimos anos, o Mato Grosso do Sul foi o sexto colocado ao se considerar a taxa de crescimento do país em 2017, segundo números publicados em 2019 pelo IBGE; o número de vagas no setor público ampliou. Somente em Campo Grande, do ano passado em diante, já foram convocados mais de trinta processos.

A maioria das mais de mil vagas licitadas no intervalo de tempo referido era destinada à área da Educação. Porém, é bom ficar de olho em outros segmentos, principalmente no próximo edital que será lançado. A segurança pública tem previsão de abrir 350 vagas para guarda municipal, por exemplo.

Como funcionam as inscrições para concurso da Prefeitura?

É necessário acompanhar o site da prefeitura de Campo Grande para conferir os concursos em aberto. Por meio do portal da Secretaria Municipal de Gestão (SEGES), você consegue monitorar os editais dos processos seletivos e, na própria plataforma, realizar a inscrição. Anote os prazos para não perder os cargos disponíveis.

As propostas variam de acordo com o nível de instrução, mas é fato que ter um diploma de ensino superior coloca você à frente da concorrência e permite a participação em mais concursos.

Tour pela prova do Enem

Afinal, do mesmo modo que o ramo privado, as melhores oportunidades nos concursos públicos são reservadas para quem tem curso superior. Além disso, a remuneração costuma ser mais alta, o que dialoga com dados do IBGE: quem tem o diploma universitário recebe um salário 2,5 vezes maior do que uma pessoa que tem apenas o ensino médio.

Onde ocorrem as provas?

A aplicação das provas de um concurso pode variar de acordo com a especificidade de cada edital. Há licitações que exigem provas objetivas, provas de redação e provas físicas; por isso, alguns concursos são feitos em mais de um dia.

O local da realização do processo é anunciado na própria página do concurso. O candidato deve imprimir o comprovante de inscrição e exibi-lo aos fiscais no prédio aonde for fazer a prova.

Já que cada prova funciona de uma maneira própria, uma boa preparação amplia as possibilidades de ingresso no setor público. Aqui na Uniderp, temos parceria com a LFG, especialista na preparação de concursos públicos, com vários cursos sob medida, que contemplam as matérias específicas da banca responsável pela prova.

Quando os editais são abertos?

Antes da publicação de um edital, os setores públicos avaliam a necessidade da contratação de mais servidores para um órgão do Estado. Em seguida, o concurso precisa ser viabilizado burocraticamente, ou seja, ocorre o levantamento de recursos com o intuito de planejar o certame. Assim, uma comissão organizadora é formada para julgar o concurso.

Depois dessa etapa, o edital é feito, e são marcados as datas da publicação e os prazos do cronograma do concurso. Por isso, não é possível determinar datas específicas para a liberação de editais. Então, acompanhar de perto o site da prefeitura de Campo Grande é fundamental se você não quiser perder os concursos em aberto.

É fato que a estabilidade e os salários dos cargos da prefeitura da capital do MS atraem muitos candidatos todos os anos. Como você viu, a área de Educação tem destaque na capital, mas outras carreiras também abrem vagas com frequência. Independentemente da sua escolha, ter o diploma de ensino superior só aumenta as suas chances de sucesso. Por isso, pesquise sobre as formas de ingresso em uma boa instituição de ensino!

Tem interesse em cursar uma graduação para prestar concurso em Campo Grande, mas ainda não sabe qual curso escolher? Veja a nossa lista com as profissões mais bem-pagas e conheça algumas opções!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados