Qual é o setor econômico que mais emprega na região Centro-Oeste?

qual setor econômico que mais emprega na região centro-oeste

Desconto nota do Enem

Na hora de escolher sua futura carreira, muita coisa entra em jogo: as preferências pessoais, os ganhos financeiros e, é claro, a empregabilidade. Afinal, a graduação é a forma mais efetiva para mudar a sua realidade profissional, sobretudo se há muitas oportunidades no mercado de trabalho.

Pensando nisso, preparamos este texto! Continue a leitura, descubra qual setor econômico que mais emprega na região Centro-Oeste e veja quais são os melhores caminhos para que você alcance o sucesso profissional rapidamente!

Qual setor econômico que mais emprega na região Centro-Oeste?

Os maiores pilares da economia da região Centro-Oeste são os setores de serviços e de agropecuária, portanto, são as áreas que mais empregam. Além disso, há um crescimento significativo da indústria, do comércio e do setor de tecnologia, que demandam cada vez mais mão de obra especializada.

Dá para ver que a empregabilidade na região Centro-Oeste é bastante versátil e promissora, não é? Não é à toa que, mesmo com a crise econômica desencadeada pela pandemia de Covid-19, a região segue na contramão do restante do país e continua batendo recorde de crescimento.

É isso que mostra um levantamento da Secretaria de Estado e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro). De acordo com o órgão, o estado do Mato Grosso do Sul (MS) bateu recorde no número de empresas abertas em 2020, sendo:

  • 63,6% no setor de serviços;
  • 32,14% no comércio;
  • e 4,26% na indústria.

O mercado de trabalho em Campo Grande é o mais promissor. Ainda segundo o levantamento da Semagro, mais de 43% das novas empresas da região se concentram na capital do MS. Por isso, vale muito a pena aproveitar as oportunidades que a Uniderp oferece para a sua carreira!

Além de contar com uma formação de qualidade, docentes altamente qualificados e ótima infraestrutura, nossos alunos têm acesso a vagas exclusivas de emprego e estágio no Canal Conecta, nosso portal da empregabilidade!

Quais são os setores aquecidos na região Centro-Oeste?

Agora que você viu como está o mercado de trabalho no Centro-Oeste, que tal conhecer melhor os setores aquecidos da região? Olha só!

Tour pela prova do Enem

Agronegócio

No Brasil, o Centro-Oeste lidera a agricultura e a pecuária. Com o maior rebanho bovino do país e os ótimos números na produção de grãos, especialmente a soja, a região oferece muitas oportunidades no agronegócio. Para aproveitá-las, você pode fazer os cursos de Agronomia e até mesmo de Medicina Veterinária.

Comércio

O aquecimento do comércio abre muitas portas: você pode partir para o empreendedorismo ou procurar uma boa colocação nas milhares de empresas abertas todos os anos no Centro-Oeste. Seja qual for sua opção, são interessantes as graduações em Administração ou em Publicidade e Propaganda.

Indústria

Com o crescimento da indústria, aumenta também a demanda por engenheiros das mais diversas especialidades. Você pode fazer Engenharia Civil ou Engenharia Elétrica e conquistar seu espaço no setor.

Serviços

Como vimos, o setor de serviços é o que mais tem crescido na região e é uma das áreas em alta em Campo Grande. Entram nessa classificação a administração pública e privada, o turismo, a educação, as instituições financeiras, as atividades de advocacia e contabilidade etc. Algumas sugestões de cursos são:

O setor de serviços também abrange a área da saúde, com demandas cada vez maiores. Por isso, são boas opções também os cursos de:

Tecnologia

Por fim, o crescimento das indústrias em Campo Grande, assim como os próprios efeitos da revolução tecnológica que vivemos atualmente abrem muito espaço para profissionais da tecnologia. Cursos superiores em Ciências da Computação ou em Engenharia da Computação, por exemplo, são apostas certeiras!

Aproveite já essas oportunidades!

Sua dúvida inicial sobre qual setor econômico que mais emprega na região Centro-Oeste na verdade tem uma resposta muito animadora: o desenvolvimento econômico da região faz com que a empregabilidade seja alta em muitas áreas. E o melhor é que a Uniderp oferece a formação de qualidade de que você precisa para ingressar nessas carreiras!

Então, que tal se inteirar mais a respeito de nossas graduações? Leia o post sobre os cursos da Uniderp em Campo Grande/MS e tire suas dúvidas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados