Como se tornar um dermatologista? Descubra como chegar lá!

mulher fazendo tratamento de estética

A dermatologia costuma ser a primeira opção de especialização para muitos estudantes de Medicina. Afinal, essa é uma área que apresenta diversas oportunidades de atuação no mercado de trabalho, tanto no âmbito público quanto no particular, e oferece uma alta remuneração. 

Tem interesse e quer saber como se tornar um dermatologista? Então continue lendo, pois explicamos tudo para você no artigo a seguir!

Qual faculdade fazer para ser dermatologista?

Não existe uma faculdade específica para formar dermatologistas, isso porque essa é uma especialidade do campo médico. Logo, para atuar nessa profissão é necessário, em primeiro lugar, ser formado em Medicina. 

Após formado, o estudante poderá ingressar no programa de residência em dermatologia, que possui 3 anos de duração e é de acesso direto. Ou seja, não é necessário ter nenhuma especialização prévia. 

Para ser dermatologista, precisa fazer Medicina. Confira como funciona essa graduação!

Como foi dito, é preciso se formar em Medicina para conseguir se tornar um dermatologista. Essa graduação, que é na modalidade de bacharelado, tem uma duração mínima de 6 anos, ou 12 semestres, nos quais os estudantes cumprirão uma carga horária de 7.960 horas.

Esse tempo inclui aulas práticas, teóricas e os estágios supervisionados obrigatórios. Por isso, costuma ser uma graduação integral e que demanda dedicação total dos alunos. 

Como é um curso de longa duração, na grade curricular são vistas diversas disciplinas essenciais para a formação completa de profissionais éticos e qualificados para atuar cuidando da saúde e da vida das pessoas. Algumas das principais matérias vistas nele são:

  • Metabolismo;
  • Habilidades gerais em diversos módulos;
  • Habilidades médias, também em diversos módulos;
  • Introdução ao estudo da Medicina;
  • Dor;
  • Processo de Envelhecimento;
  • Saúde da mulher, sexualidade humana e planejamento familiar;
  • Proliferação celular e muitas outras. 

Os últimos semestres do curso são dedicados integralmente aos estágios, nos quais é preciso cumprir uma carga de 2.880 horas em diversas unidades de saúde em um esquema rotacional. 

Após tudo isso, o aluno poderá se formar e fazer a sua inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM) responsável pela região onde deseja atuar. 

Como funciona a residência em dermatologia?

Já a residência em dermatologia é uma espécie de especialização e tem duração de 3 anos. Nela, o médico atuará em hospitais ou outra unidade de saúde, enquanto aprende sobre o campo que deseja atuar. 

O método de ingresso em um programa de residência é através de concursos públicos, que costumam ser bastante concorridos. No Brasil, isso é feito pelo Programa Nacional de Estratégias para o SUS, o Pró-Residência, do qual fazem parte hospitais universitários federais, de ensino e as secretarias de saúde dos municípios e estados.

Quando aceito, um médico residente recebe uma bolsa básica no valor de R$ 4.106,09, para ajudar a se manter, uma vez que isso também demanda dedicação em tempo integral. Essa residência é dividida em duas partes.

A primeira tem duração de 1 ano e é focada em clínica médica. A segunda parte, que compreende dois terços do curso, é de ensino específico e foca em internação, alergia, imunologia, atendimento ambulatorial, mais estágios e muitos outros assuntos. Após os 3 anos, o residente terá ainda que fazer uma prova teórica-prática, para só assim receber o título de especialista e poder realizar atendimentos na área. 

Quer ser um dermatologista? Então venha para a Uniderp!

Dê o primeiro passo para construir uma carreira de sucesso como dermatologista ingressando no curso de Medicina da Uniderp. Na faculdade, que possui anos de experiência no ensino superior e é hoje considerada uma das principais referências no país quando se pensa em educação de qualidade, você terá acesso a melhor infraestrutura e professores altamente qualificados. 

Fora isso, a Uniderp te oferece de aprender através de um sistema de ensino inovador, que foca no aprendizado, e poderá visitar unidades de saúde com frequência, para já ir se acostumando com o dia a dia delas. O melhor de tudo é que você ainda conta com bolsas de estudos e sistemas de financiamento, para poder estudar sem preocupações. 

E aí, vai esperar mais o que para correr atrás do seu sonho? Clique aqui agora mesmo e se inscreva no nosso vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados