O que faz um dermatologista? Conheça as principais funções desse especialista!

Inscrições para o vestibular do curso de Medicina 2024.2

A residência em dermatologia, que prepara médicos para atuar como especialistas na área, é uma das mais procuradas do Brasil. Isso, em parte, por essa ser uma profissão em alta, que oferece inúmeras vagas e altos salários por todo o país. Mas você sabe o que um dermatologista faz no dia a dia?

No artigo a seguir você poderá conferir a resposta para essa pergunta e descobrir o que esse especialista faz de maneira geral e nos principais setores em que pode atuar após formado. Não perca tempo e confira uma das especialidades da Medicina!

O que se faz em Dermatologia de maneira geral?

Um dermatologista é um médico que fez residência na área de dermatologia, especialidade responsável pelos cuidados com a pele. Ele, portanto, é responsável por fazer a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças que afetam esse órgão em pessoas de qualquer faixa etária. 

Para você ter uma noção, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) informa que esse profissional pode fazer o acompanhamento de mais de 3 mil doenças dermatológicas, como vitiligo, queda de cabelos, hanseníase, acne e até mesmo alergias, câncer de pele e infecções sexualmente transmissíveis (IST’s). 

As áreas de atuação desta especialidade são divididas em três grupos. São eles: 

  • dermatologia cosmiátrica;
  • dermatologia clínica; 
  • dermatologia cirúrgica. 

Em cada um deles o médico dermatologista possui funções específicas e fica responsável por uma parte dos tratamentos, sejam eles médicos ou cosméticos. 

Funções do dermatologista em diferentes cargos e setores

Como falamos anteriormente, um dermatologista pode fazer muita coisa e a seguir você verá as diferentes funções dele nas principais áreas de atuação disponíveis para esses profissionais atualmente. Confira!

Dermatologia cosmiátrica 

A dermatologia cosmiátrica, que é voltada para tratamentos estéticos, é uma das que mais crescem no Brasil e no mundo. Isso porque todos os anos são investidos milhões de reais no ramo da beleza. 

Tour virtual medicina banner

O profissional que opta por atuar nessa área trabalha com tratamentos preventivos e de cuidados contra o envelhecimento precoce, acne e muitos outros. Para isso, ele dispõe de ferramentas como a aplicação de toxina botulínica, o famoso botox, peeling, tratamentos com laser, com ácidos, luz pulsada e muitos outros.  

Dermatologia clínica 

A dermatologia clínica, por sua vez, é mais focada no atendimento ambulatorial, que pode ser em clínicas ou hospitais. Nessa especialidade, o profissional diagnostica, trata e até faz conscientização sobre a prevenção de problemas que afetam não apenas a pele, mas também os cabelos e as unhas. 

No tratamento, ele pode indicar métodos menos invasivos, como laser e cremes, até os mais invasivos, como cirurgias, quando necessário. Ele também pode solicitar e realizar por conta própria alguns exames para obter um diagnóstico mais preciso. 

Dermatologia cirúrgica 

Já a dermatologia cirúrgica é a especialidade voltada para as intervenções que envolvam cirurgias, que podem ser de grande ou pequeno porte. Entre as atribuições desse profissional estão a curetagem,  retirada de cistos, lesões, nevos, sinais, além de biópsias e a retirada de pontos atingidos por câncer de pele, quando for necessário durante o tratamento da doença. 

Venha para a Uniderp e dê o primeiro passo para a carreira de Medicina!

Adora cuidar de pessoas e sonha em trabalhar como dermatologista? Então dê o primeiro passo para construir uma carreira e estude em uma das melhores faculdades particulares do Brasil, a Uniderp. 

A instituição que é hoje considerada por muitos uma referência em ensino superior de qualidade, conta apenas com os melhores profissionais do mercado em seu corpo docente, uma infraestrutura moderna e completa para garantir a excelência do processo de aprendizagem, especialmente nas aulas práticas, e visitas às unidades de saúde para que possam ver na prática como é o dia a dia dos profissionais de saúde. 

Você pode ter acesso a tudo isso pagando preços justos e ainda conseguir uma das diversas bolsas de estudo ou financiamentos estudantis e assim, se formar sem passar por sufoco ou prejudicar o orçamento familiar. 

E aí, vai perder tempo? Clique aqui para fazer sua inscrição no vestibular e aproveite todas as vantagens que a Uniderp oferece para você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados