O que é a Psicologia Positiva? Por que se tornou tendência?

bexiga com carinha feliz representando psicologia positiva

Desconto nota do Enem

Você já parou para pensar nas inúmeras possibilidades de atuação proporcionadas pela faculdade de Psicologia? A ciência que estuda o comportamento e as funções mentais do ser humano é mais vasta do que se pode imaginar.

Entre as vertentes que mais crescem, temos a Psicologia Positiva. Tem interesse na carreira como psicólogo e não sabe do que se trata essa vertente de atuação? Neste artigo, vamos explorar aqui na Uniderp um pouco mais sobre esse mundo, os benefícios oferecidos e muito mais. Continue conosco e confira!

O que é a Psicologia Positiva?

Psicologia Positiva é um movimento recente da ciência moderna, que tem como precursor Martin Seligman. Ele resolveu mudar o foco de seus estudos para estudar os aspectos que ajudariam a tornar a vida mais feliz.

Para isso, ele baseia-se em métodos validados que mensuram o aumento da satisfação e da felicidade das pessoas analisando uma série de aspectos, como a resiliência do ser humano. Grande parte da metodologia positiva é voltada para temas como otimismo, felicidade, bem-estar, autoconfiança, esperança, compaixão, entre outros.

Como ela funciona e qual é o seu objetivo?

O foco da Psicologia Positiva está naquilo que funciona em nossas vidas. Por isso, quando os pacientes de um psicólogo que trabalha com a vertente chegam ao consultório, são submetidos a questões envoltas em suas qualidades, o que fazem de melhor e também o que eles sabem que funciona em suas vidas.

Vale lembrar que essa área da Psicologia não ignora o que não funciona, mas sim valoriza aquilo que está indo bem. Ou seja, a concentração está no que é mais forte entre as suas características. Tal modelo é sustentado por três pilares:

  • primeiro: estudo das emoções consideradas positivas;
  • segundo: estudo dos traços positivos das pessoas;
  • terceiro: estudo de instituições positivas, como liberdade.

A área é bastante interessante e tem ganhado cada vez mais adeptos, o que faz com que ela seja promissora para aqueles que desejam trabalhar com Psicologia e seguir um segmento em expansão.

Tour pela prova do Enem

Quais são os seus principais benefícios?

O trabalho desenvolvido pela Psicologia Positiva traz benefícios para todos os âmbitos que envolvem a vida, visto que ela impacta diretamente atitudes e comportamentos que as pessoas têm diante das situações vividas.

É importante ressaltar que os pensamentos têm poder e influenciam a visão sobre os acontecimentos e as pessoas ao redor. Mas não é só isso.

Eles também interferem na visão das pessoas sobre si próprias; por isso, quando se trabalha com Psicologia Positiva, a ideia é que elas deixem de se limitar. Portanto, são facilmente perceptíveis vantagens como:

  • gera aumento da motivação: as pessoas passam a se sentir mais confortáveis e motivadas em suas atividades e encontram motivos para continuar a perseguir seus objetivos;
  • proporciona bem-estar: o modelo de pensamento positivo melhora aspectos como humor e motivação, proporcionando bem-estar;
  • gera ânimo para alcançar realizações: outro benefício é que a Psicologia Positiva impulsiona o ser humano para que ele planeja e alcance realizações;
  • melhora o desempenho de atividades: as emoções positivas funcionam como um motor propulsor melhorando o nosso desempenho em atividades do cotidiano, como estudo e trabalho;
  • controla emoções: as pessoas passam a ter mais controle do que sentem e sabem reconhecer emoções positivas e também as negativas, conseguindo lidar melhor com essas últimas.

Por que tem se tornado uma tendência?

O mundo está em constante transformação, e isso tem feito as pessoas perceberem o quanto essas mudanças afetam as suas vidas. O excesso de informação, a busca incessante pelo sucesso, as frustrações do dia a dia — tudo isso tem efeito sobre nós. Afinal, a felicidade deveria vir do externo?

A resposta é não. E é justamente nisso que os estudiosos da área têm focado. É cada vez mais comum encontrar, nas próprias faculdades, cursos que tratam da felicidade e do seu impacto em nossas vidas. Além disso, as pessoas têm buscado mais informações sobre como adquirir hábitos positivos para mudar as suas vidas.

A Psicologia Positiva é uma tendência que tem ganhado espaço entre os psicólogos, sendo outra forma de entrar no mercado de trabalho em Campo Grande na área ou mesmo conseguir um estágio na cidade.

O curso de Psicologia oferece muitas possibilidades e seguir por esse caminho é uma maneira de se destacar, isso sem falar nas formas de ingresso facilitadas.

Ficou interessado no curso de Psicologia? Inscreva-se no vestibular da Uniderp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados