O que é a Psicologia Positiva? Por que se tornou tendência?

bexiga com carinha feliz representando psicologia positiva

Você já parou para pensar nas inúmeras possibilidades de atuação proporcionadas pela faculdade de Psicologia? A ciência que estuda o comportamento e as funções mentais do ser humano é mais vasta do que se pode imaginar.

Entre as vertentes que mais crescem, temos a Psicologia Positiva. Tem interesse na carreira como psicólogo e não sabe do que se trata essa vertente de atuação? Neste artigo, vamos explorar aqui na Uniderp um pouco mais sobre esse mundo, os benefícios oferecidos e muito mais. Continue conosco e confira!

O que é a Psicologia Positiva?

Psicologia Positiva é um movimento recente da ciência moderna, que tem como precursor Martin Seligman. Ele resolveu mudar o foco de seus estudos para estudar os aspectos que ajudariam a tornar a vida mais feliz.

Para isso, ele baseia-se em métodos validados que mensuram o aumento da satisfação e da felicidade das pessoas analisando uma série de aspectos, como a resiliência do ser humano. Grande parte da metodologia positiva é voltada para temas como otimismo, felicidade, bem-estar, autoconfiança, esperança, compaixão, entre outros.

Como ela funciona e qual é o seu objetivo?

O foco da Psicologia Positiva está naquilo que funciona em nossas vidas. Por isso, quando os pacientes de um psicólogo que trabalha com a vertente chegam ao consultório, são submetidos a questões envoltas em suas qualidades, o que fazem de melhor e também o que eles sabem que funciona em suas vidas.

Vale lembrar que essa área da Psicologia não ignora o que não funciona, mas sim valoriza aquilo que está indo bem. Ou seja, a concentração está no que é mais forte entre as suas características. Tal modelo é sustentado por três pilares:

  • primeiro: estudo das emoções consideradas positivas;
  • segundo: estudo dos traços positivos das pessoas;
  • terceiro: estudo de instituições positivas, como liberdade.

A área é bastante interessante e tem ganhado cada vez mais adeptos, o que faz com que ela seja promissora para aqueles que desejam trabalhar com Psicologia e seguir um segmento em expansão.

Quais são os seus principais benefícios?

O trabalho desenvolvido pela Psicologia Positiva traz benefícios para todos os âmbitos que envolvem a vida, visto que ela impacta diretamente atitudes e comportamentos que as pessoas têm diante das situações vividas.

É importante ressaltar que os pensamentos têm poder e influenciam a visão sobre os acontecimentos e as pessoas ao redor. Mas não é só isso.

Eles também interferem na visão das pessoas sobre si próprias; por isso, quando se trabalha com Psicologia Positiva, a ideia é que elas deixem de se limitar. Portanto, são facilmente perceptíveis vantagens como:

  • gera aumento da motivação: as pessoas passam a se sentir mais confortáveis e motivadas em suas atividades e encontram motivos para continuar a perseguir seus objetivos;
  • proporciona bem-estar: o modelo de pensamento positivo melhora aspectos como humor e motivação, proporcionando bem-estar;
  • gera ânimo para alcançar realizações: outro benefício é que a Psicologia Positiva impulsiona o ser humano para que ele planeja e alcance realizações;
  • melhora o desempenho de atividades: as emoções positivas funcionam como um motor propulsor melhorando o nosso desempenho em atividades do cotidiano, como estudo e trabalho;
  • controla emoções: as pessoas passam a ter mais controle do que sentem e sabem reconhecer emoções positivas e também as negativas, conseguindo lidar melhor com essas últimas.

Por que tem se tornado uma tendência?

O mundo está em constante transformação, e isso tem feito as pessoas perceberem o quanto essas mudanças afetam as suas vidas. O excesso de informação, a busca incessante pelo sucesso, as frustrações do dia a dia — tudo isso tem efeito sobre nós. Afinal, a felicidade deveria vir do externo?

A resposta é não. E é justamente nisso que os estudiosos da área têm focado. É cada vez mais comum encontrar, nas próprias faculdades, cursos que tratam da felicidade e do seu impacto em nossas vidas. Além disso, as pessoas têm buscado mais informações sobre como adquirir hábitos positivos para mudar as suas vidas.

A Psicologia Positiva é uma tendência que tem ganhado espaço entre os psicólogos, sendo outra forma de entrar no mercado de trabalho em Campo Grande na área ou mesmo conseguir um estágio na cidade.

O curso de Psicologia oferece muitas possibilidades e seguir por esse caminho é uma maneira de se destacar, isso sem falar nas formas de ingresso facilitadas.

Ficou interessado no curso de Psicologia? Inscreva-se no vestibular da Uniderp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

bolsas enem
cursos uniderp

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content