O que é um projeto de extensão e qual é sua importância?

O chamado projeto de extensão é uma ação que vai além da sala de aula, promovendo interação entre a faculdade e a sociedade. Em conjunto com ensino e pesquisa, ele compõe um dos 3 pilares de uma boa graduação.

Por significar a aplicação dos conteúdos aprendidos em sala de aula na prática, o projeto de extensão tem um peso valioso no currículo do estudante. Além disso, ele proporciona o contato com diferentes tipos de comunidades e estimula o desenvolvimento do aluno. Por isso, neste post, nós vamos explicar como esse conceito funciona a partir das seguintes perguntas:

  • o que é um projeto de extensão?
  • qual é a diferença em relação a um estágio?
  • como o projeto auxilia a formação do estudante?
  • quais são as suas vantagens?

Se você deseja saber mais sobre o assunto para ser um aluno nota máxima, continue a leitura e veja todos os detalhes. Vamos lá?

O que é um projeto de extensão na faculdade?

A faculdade é composta por 3 importantes pilares: o ensino, a pesquisa e a extensão. Ao passo que o primeiro é sinônimo dos conteúdos compartilhados aos alunos, a pesquisa é, como se pode entender a partir de seu próprio nome, a busca por respostas a diferentes questões. A pesquisa também é aplicada a diversas temáticas, sendo necessário contextualizá-la à área estudada.

Já a extensão significa a participação ativa do aluno na sociedade em que vive. Por isso, o projeto de extensão é sinônimo de impacto social — tanto na vida de quem recebe os benefícios do projeto quanto no cotidiano dos alunos que o integram. Aqui na Uniderp, incentivamos o trabalho junto às comunidades, principalmente entre indígenas, quilombolas e assentados, visando o desenvolvimento da cidadania.

Assim, alunos do curso de Direito, por exemplo, podem praticar as matérias estudadas ao realizar atendimentos jurídicos gratuitos ou mutirões para esclarecimento de dúvidas; estudantes de Nutrição têm habilidades suficientes para planejar dietas para idosos carentes; e alunos de Letras podem planejar aulas de inglês para crianças e adolescentes em situações mais vulneráveis.

O grande ponto do projeto de extensão é retribuir à sociedade a oportunidade de aprendizado, desenvolvendo boas práticas e praticando as matérias aprendidas de uma forma bastante interativa. Interessante, não?

Qual é a diferença em relação a um estágio?

O estágio curricular obrigatório é uma requisição que parte do Ministério da Educação do Brasil (MEC), com o objetivo de promover o ensino de forma prática. Por isso, o aluno deve cumprir a carga horária estabelecida na grade curricular de seu curso para concluir a graduação, seja no escritório jurídico da faculdade, nos laboratórios de cozinha ou na academia montada para esse fim.

Já o chamado estágio curricular não obrigatório é a possibilidade de experimentar o dia a dia profissional que determinada área proporciona. O aluno passa a compor o time de uma empresa privada ou de um órgão público para exercer atividades que os próprios colaboradores realizam, recebendo uma bolsa mensal.

É importante lembrar, no entanto, que o estagiário não é contratado com base nas leis do trabalho do país. A sua atuação também ocorre de forma supervisionada, considerando que o aluno está em fase de aprendizado e de experimentação das diferentes possibilidades de profissão.

A diferença entre um projeto de extensão e um estágio (obrigatório ou não) é o direcionamento de atuação. Ao passo que, em um estágio, o aluno experimenta diferentes cotidianos profissionais, no projeto de extensão, o foco é aplicar à sociedade as habilidades aprendidas. Impacto social é item essencial ao desenvolvimento de um projeto de extensão.

Como ele ajuda na formação do estudante?

É fundamental contar com um bom currículo para conseguir um estágio em Campo Grande, e a participação em projetos de extensão garante mais destaque ao aluno. Isso porque, além de demonstrar proatividade, um estudante que desenvolve as suas habilidades tem mais capacidade para a atuação profissional futura.

A possibilidade de conhecer outras realidades também é um ponto importante. O contato com diferentes setores da sociedade é bastante valioso e significa o aprendizado de princípios que vão além das matérias ensinadas no cotidiano da faculdade. Na Uniderp, temos 4 programas de extensão disponíveis aos estudantes, cada um direcionado a atender uma proposta específica:

  • Integração Universidade e Comunidade – abrange a identificação de reais demandas e problemas que atingem as várias parcelas da comunidade, em especial os relacionados aos aspectos socioeconômicos e emergenciais;
  • Integração Universidade e Empresa – abrange a colaboração no atendimento das demandas dos setores produtivos, através da execução conjunta de projetos, no desenvolvimento de estágios e formação profissional;
  • Planejamento e Educação Ambiental – abrange conhecimentos relativos ao meio ambiente, bem como a utilização alternativa e o manejo dos recursos naturais, sobretudo nos ecossistemas do Pantanal e do Cerrado;
  • Difusão Acadêmica, Cultural e Esportiva – abrange diferentes modalidades de manifestações artísticas e práticas esportivas.

Como resultado, o aluno pode (e deve!) praticar a empatia, aprendendo como se colocar no lugar do outro. A consequência desse aprendizado é a formação de um profissional mais sensível e apto para lidar com as diferentes realidades existentes. A formação humanizada é um diferencial bastante importante nos dias atuais.

Quais são as vantagens de participar de um projeto de extensão?

O aluno também pode contar com vantagens financeiras e profissionais a partir da realização de um projeto de extensão, possibilitando, inclusive, a inserção mais rápida no mercado de trabalho em Campo Grande. Continue a leitura e veja 3 boas razões para ingressar em um projeto de extensão.

Ganho de bolsa de extensionista

Alguns projetos contam com bolsas mensais para os estudantes extensionistas, funcionando como um incentivo ainda maior para a realização de um bom trabalho. Para a concessão da bolsa, geralmente, há uma seleção entre os alunos, e o valor pode auxiliar o dia a dia do estudante.

Networking com profissionais da área

Networking é a realização de um círculo de contatos com fins profissionais, e ele é bastante importante para estudantes e recém-graduados. Por isso, quando o aluno participa de projetos de extensão, ele passa a ter contato com profissionais da área — podendo ampliar as oportunidades de emprego e de atuações profissionais no futuro.

Na Uniderp, você ainda conta com o Canal Conecta, uma ferramenta que auxilia a missão de encontrar o emprego ideal por meio da divulgação de vagas adequadas ao seu perfil profissional.

Conquista da confiança dos professores

É fato que bons alunos ganham mais confiança dos professores, e esse fator também pode auxiliar numa boa colocação no mercado de trabalho a partir de indicações. Com a participação em projetos, o aluno mantém um contato mais próximo com os docentes e pode garantir uma posição de destaque entre a turma. Uma boa dica, não?

Se você deseja trilhar um bom caminho durante a sua faculdade, entenda o que é um projeto de extensão e como ele funciona para escolher as oportunidades mais interessantes. Busque possibilidades de aprendizado que vão além das matérias teóricas ensinadas diariamente e garanta um bom destaque em seu currículo. Arregace as mangas e bom trabalho!

E aí, gostou das nossas dicas? Participar de um projeto de extensão é só uma das incríveis oportunidades que o ensino superior proporciona. Se você ainda não iniciou esse passo tão importante, veja, agora, como funciona o vestibular online na Uniderp e comece ainda hoje a sua preparação para ingressar na faculdade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

cursos uniderp

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.