O que é o Minhas Atividades Google e como pode ajudar nos estudos?

estudante conferindo o aplicativo minhas atividades google

O Minhas Atividades Google é bastante útil para nossa rotina de trabalho e de estudo, especialmente na faculdade. No entanto, até por ser um serviço recente, a ferramenta é pouco conhecida por profissionais e por estudantes.

Na prática, o aplicativo atua em duas frentes. Ele registra as atividades em um histórico e, a partir daí, possibilita a personalização dos serviços. Assim, muda a forma como você usa a pesquisa do Google, assiste a vídeos no YouTube, recebe anúncios etc.

A seguir, veremos como isso funciona e como pode ser usado para otimizar a sua rotina. Também abordaremos os cuidados com o Minhas Atividades do Gmail. Não deixe de conferir!

O que é Minhas Atividades?

O Minhas Atividades Google é uma ferramenta que registra as ações realizadas nos programas e nos aplicativos do buscador. Com essa base de informações sobre uma pessoa, os serviços são ajustados para serem mais aderentes aos desejos, necessidades, contexto e características de cada perfil.

Uma maneira rápida de ver o aplicativo em funcionamento é realizar a mesma pesquisa na guia privada e na guia comum. Se você estiver logado na conta da Google, o segundo resultado será ligeiramente alterado em relação à busca anônima, pois considerará os dados do seu histórico.

Não por acaso, o primeiro impulso que leva as pessoas ao Minhas Atividades Google é a curiosidade de saber o que a empresa conhece ao seu respeito. Ao abrir a página, você encontrará uma série de informações:

  • localizações;
  • pesquisas;
  • histórico do Chrome;
  • histórico do YouTube;
  • uso dos serviços da Google;
  • preferências.

Esse último item, vale ressaltar, corresponde ao seu perfil de consumidor. Isto é, o que a Google identificou como seus interesses, com o objetivo de ajustar os anúncios.

Como ele funciona?

O aplicativo funciona a partir da coleta de dados do usuário. Ela pode ser mais restrita ou mais abrangente, de acordo com as autorizações concedidas. Além disso, o sistema sincroniza as atividades em diferentes dispositivos, centralizando as informações.

Posteriormente, existe o cruzamento de dados para que, a partir da identificação de padrões e de tendências, os serviços sejam personalizados. Se o YouTube mostra o vídeo “A” na frente do “B”, nesse caso, é também porque algo no seu perfil aponta para esse ranqueamento.

Por fim, até mesmo para atender as diretrizes da Lei Geral de Proteção dos Dados (LGPD), a Google disponibiliza esse histórico em uma plataforma para que você consiga visualizar e bloquear os dados que não quer compartilhar.

Como ele pode ajudar nos estudos?

As tecnologias usadas na graduação, seja no modo presencial, seja no modo a distância, podem ser muito bem complementadas pelo app Minhas Atividades Google. Logo abaixo, trouxemos diversas aplicações da ferramenta para otimizar a rotina de trabalho e de estudo.

Evitar a procrastinação

A primeira aplicação é entender como o seu tempo é utilizado na prática. Atualmente, convivemos com uma ampla oferta de distrações. A todo momento, há um vídeo, uma página e uma pesquisa que “precisa” ser feita antes do trabalho e do estudo. Você certamente já vivenciou isso, não é mesmo?

Com o histórico, podemos entender vários pontos essencial para ter uma rotina mais focada, especialmente quais ações dão início aos maus hábitos — ou seja, sites, vídeos e redes sociais que desencadeiam a nossa distração.

Organizar as atividades

Além disso, com a ferramenta de localização, podemos otimizar a rotina. Por exemplo, é muito mais eficiente realizarmos tudo o que precisamos em um contexto — como a região central da cidade — do que ir e voltar várias vezes ao longo da semana. E o histórico ajuda a entender essa organização da agenda.

Recuperar informações e materiais de estudo

Tanto no trabalho como no estudo, recuperamos informações passadas em tarefas futuras. Artigos científicos, livros, dados estatísticos, tutoriais e palestras são exemplos do que esquecemos e, muitas vezes, voltamos a precisar.

Assim, o acesso ao histórico de buscas é outra utilidade que agiliza e melhora nossa experiência. Para isso, dentro do app, contamos com uma ferramenta de visualização de itens, em que podemos pesquisar ações por datas, palavras-chave e produtos. Logo, é mais prático do que tentar lembrar uma pesquisa anterior.

Fazer as referências do TCC

Na faculdade, a ferramenta torna-se ainda mais fundamental no TCC. Os trabalhos de conclusão de curso exigem um rigoroso controle sobre as referências, de modo que os alunos devem indicar onde obtiveram as informações citadas. Assim, evita-se perder conteúdos relevantes sobre o tema escolhido por esquecer de onde vieram.

Otimizar a experiência de busca

Também é bastante útil na hora de buscar materiais didáticos, eventos, cursos e outras atividades, pois os resultados da busca estarão mais próximos do que você necessita, até mesmo dando preferência aos estabelecimentos locais. Por exemplo, se você estuda Direito e quer descobrir as palestras na sua cidade, é muito mais interessante que a Google indique a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) local do que a nacional ou de outros estados.

Encontrar oportunidades de estágio e de emprego

Situação idêntica vale para pesquisa de empregos e de estágios. Na maioria das vezes, quem mora no Centro-Oeste estará mais interessado nas vagas locais, bem como em conhecer as empresas da região. E tudo isso é adaptado com o auxílio do histórico.

Uma dica é combinar a pesquisa com a busca de parceiros da faculdade. Na Uniderp, você pode encontrar vagas na sua área de atuação por meio do Canal Conecta. Logo, ao unir as pesquisas em entidades parceiras às pesquisas abertas do público da Google, você certamente cobrirá as principais oportunidades da região.

Como ter acesso ao aplicativo?

O Minhas Atividades Google requer a conta do Gmail. O acesso pode ocorrer pelo link indicado ou seguindo o passo a passo abaixo:

  • faça o login na conta da Google;
  • vá ao canto superior direito da página e clique na imagem do seu perfil;
  • avance para “gerenciar a sua conta“;
  • acesse o menu “dados e personalização“;
  • vá em atividades e linha do tempo;
  • clique em “Minhas atividades“.

A página permite a visualização por grupos ou por itens. Respectivamente, você pode ver todas as pesquisas agrupadas em hoje, ontem, anteontem etc. ou ver, hora a hora, o que aconteceu. Ademais, é possível pesquisar no histórico com palavras-chave, a fim de recuperar pesquisas anteriores.

Cuidados que devem ser tomados

Por causa da coleta de dados, a ferramenta também exige algum cuidado para que seu uso não se torne prejudicial.

Antes de tudo, você precisa avaliar o que de fato quer compartilhar com a Google. É possível bloquear o rastreamento nas opções da plataforma. Logicamente, a limitação causará prejuízos à personalização, mas essa é uma decisão pessoal.

Outro cuidado é saber mesclar as buscas com pesquisas no modo anônimo, em assuntos que envolvam debates. Isso porque a personalização pode tornar os resultados muito parecidos entre si, dando a falsa impressão de que não há divergências. Considere isso nas pesquisas sobre os temas de redação do Enem, de conhecimentos gerais para provas e de trabalhos de faculdade.

Com essas dicas, você tirará um bom proveito dos benefícios do Minhas Atividades Google, sendo mais eficaz nas rotinas de trabalho e de estudo. Afinal, contará com uma experiência mais ágil e otimizada ao pesquisar por materiais e informações na internet.

Se o conteúdo foi útil para você, compartilhe o texto nas suas redes sociais para os seus amigos e seguidores!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

cursos uniderp

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.