Vai fazer faculdade no Mato Grosso do Sul? Saiba como escolher a ideal!

vaifazerfaculdadenomssaibacomoescolheraideal

Ter dúvidas na hora de escolher uma faculdade no Mato Grosso do Sul é bastante natural. Afinal, ingressar em uma boa instituição de ensino é determinante para encontrar as melhores oportunidades de trabalho na região, não é mesmo?

Se você se preocupa com essas questões, é sinal de que já começou a pensar a carreira de maneira mais adequada, entendendo o que influencia o sucesso profissional. Os seus olhos, então, devem se voltar para os pontos-chave de como escolher a faculdade ideal no Mato Grosso do Sul.

Ao longo deste conteúdo, abordaremos item a item para ajudar você a tomar uma decisão. Continue a leitura para conhecer a melhor faculdade particular no MS e conquistar um diploma de valor!

Avalie a estrutura física da faculdade

A infraestrutura pode ser um obstáculo ou um instrumento para sua preparação profissional. No primeiro caso, ela dificulta o acesso tanto ao aprendizado como aos serviços auxiliares, enquanto, no segundo, esses elementos são promovidos.

Uma boa localização, por exemplo, facilita o deslocamento até a instituição e dá opções aos alunos quanto à alimentação, hospedagem, produtos e serviços. Além disso, como muitas pessoas trabalham na capital, a melhor faculdade do MS deve estar em Campo Grande.

Já as bibliotecas, salas de aulas, laboratórios, clínicas e áreas de convívio permitem o desenvolvimento adequado da parte teórica e prática, trabalhos, pesquisas, networking etc. É, ainda, uma forma de reduzir despesas, usando benefícios compartilhados pela faculdade.

Não por acaso, você precisa entender as necessidades do seu curso e visitar a faculdade para conhecer as instalações. Na Uniderp, a secretaria fica aberta de segunda a sexta, das 7:30 às 21:30 — fique à vontade para buscar informações e fazer uma visita às unidades na capital, combinado?

Entenda a tecnologia utilizada

Também relacionada à infraestrutura, existe a questão da tecnologia utilizada ao longo do curso, em relação à metodologia de ensino e às demandas das disciplinas. Isto é, a faculdade precisa oferecer soluções adequadas e atuais de acordo com esses fatores.

Quanto à metodologia, lembre-se de que o EAD não é igual em todas as faculdades. É preciso verificar se o ambiente virtual contém, além da possibilidade transmissão do conteúdo, meios para se comunicar com tutores, promover a interação entre os alunos, criar fóruns de discussão, entre outras atividades.

Já sobre as disciplinas, procure saber se o curso aborda a tecnologia usada atualmente no mercado de trabalho. Nas Ciências Contábeis, é preciso aprender sobre o Sistema Público de Escrituração Contábil; no Direito, sobre processo judicial eletrônico; na Engenharia Civil, sobre a plataforma BIM e assim por diante.

Pesquise sobre o corpo docente

Ao visitar a faculdade, é importante perguntar sobre a lista de professores responsáveis pelo curso escolhido. Títulos (mestrado, doutorado, MBA e especialização), experiência profissional e tempo de docência são fatores que devem ser considerados quando buscamos a melhor faculdade no Mato Grosso do Sul.

Uma dica rápida e prática é pesquisar o nome da instituição no LinkedIn. A rede social profissional permite filtrar o resultado por empresa. Ao fazer isso, você terá acesso às informações da maioria dos professores.

Verifique a grade curricular dos cursos

Todo curso superior tem uma margem para que a faculdade defina assuntos conforme as necessidades locais. Por isso, outra pesquisa fundamental é conhecer os tópicos oferecidos e verificar se estão dentro das suas expectativas profissionais.

Imagine, por exemplo, que você deseja aproveitar as oportunidades do agronegócio. Nesse caso, além dos conhecimentos gerais, é importante que o Curso de Agronomia e Administração de Empresas abordem as demandas do mercado do MS, como serviços, logística, comércio produção, tecnologia e gestão ligada ao meio rural.

Por isso, a preocupação com a realidade da região está contida nos cursos da Uniderp. Ao ser capaz de atender às demandas locais, você terá mais empregabilidade e, consequentemente, retorno sobre o seu investimento.

Considere os custos com a mensalidade

Hoje em dia, com os avanços tecnológicos e gerenciais, as instituições de ensino podem oferecer condições mais vantajosas em relação às mensalidades. Logo, ao escolher a faculdade em Campo Grande (MS), reflita bastante sobre o custo-benefício.

A avaliação deve ser realizada em conjunto com a infraestrutura e tradição da instituição de ensino, bem como modalidade de curso — se presencial, a distância ou semipresencial. Observe se o que a faculdade entrega justifica os valores cobrados.

Em caso de dificuldades financeiras, considere também as opções de crédito, bolsa, parcerias e convênios. Uma solução interessante é o Parcelamento Estudantil Privado (PEP), benefício da Uniderp, em que você pode pagar até 70% do curso depois de formado, logo, mensalmente os valores ficam mais baixos.

Opte por faculdades que auxiliem na inserção no mercado

As empresas aprimoraram os processos seletivos, com o objetivo de minimizar erros e custos. Entre as mudanças, está o aumento das parcerias com instituições de ensino para oferecer as vagas destinadas às pessoas com pouca experiência, ou seja, os novos entrantes dos segmentos profissionais.

Por isso, procure informações sobre a relação da faculdade com o mercado, principalmente as iniciativas para promover a entrada dos graduados. É preciso não apenas contar com parcerias para estágio e emprego, mas orientar os estudantes sobre empregabilidade.

Na Uniderp, o trabalho é realizado por meio do Canal Conecta. Trata-se de um portal de empregabilidade com material educativo, testes de perfil comportamental, ferramentas para criar currículos e acesso a vagas oferecidas por parceiros. Logo, uma plataforma completa para ajudá-lo a entrar no mercado de trabalho.

Também é importante considerar que o diploma da Uniderp tem mais de 40 anos de tradição, sendo uma marca consolidada no MS. Consequentemente, há uma relação de confiança entre a instituição de ensino e as empresas locais, que podem acreditar na qualidade da preparação oferecida aos alunos.

Sendo assim, se você procura a melhor faculdade no Mato Grosso do Sul, escolha um curso superior na Uniderp. Um diploma de excelência será determinante para sua carreira profissional, tanto em relação ao conhecimento adquirido como ao reconhecimento do mercado.

Então, que tal começar a estudar agora mesmo? Acesse o site e entenda como ingressar na Uniderp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

cursos uniderp

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.