Por que fazer faculdade de Letras em Campo Grande?

estudante mulher da faculdade de letras em campo grande

Desconto nota do Enem

A carreira na área de Letras em Campo Grande oferece boas oportunidades para estudantes que gostam de estudar línguas. Nesse curso, é possível ter contato com diversos conhecimentos relacionados à gramática, linguística e literatura. Além disso, também se estudam aspectos culturais de países que falam determinado idioma.

Uma das possibilidades do curso de Letras Licenciatura é fazer uma graduação que foque em uma língua estrangeira, além do Português. É o caso de profissionais que se formam na habilitação Português-Inglês, por exemplo. Assim, podem seguir carreira também como professor de Inglês em escolas e cursos.

Profissionais formados nessa área também têm outras oportunidades de trabalho além da docência. Que tal saber mais sobre isso e descobrir os motivos para escolher o curso?

O que faz um profissional de Letras?

Caso você decida que vale a pena prestar vestibular para a graduação em Letras, é importante saber como é a faculdade e o mercado de trabalho na profissão. O curso é encontrado nas modalidades de Bacharelado e Licenciatura e dura em média 4 anos, podendo ser realizado na modalidade EAD.

Como falamos, existem opções diversificadas para essa formação. É possível fazer graduação em Letras Português e também encontrar cursos que associem com outros idiomas — como Inglês e Espanhol. O estudante já deve fazer essa opção quando se inscreve para o processo seletivo ou se matricula.

O mercado de trabalho para formados em Letras Licenciatura oferece, principalmente, vagas para professores. O profissional pode atuar nos anos finais do ensino fundamental e também no ensino médio — além de cursos de idiomas. Com pós-graduação, é viável ministrar aulas em faculdades e universidades.

Embora seja uma carreira muito comum, a docência não é a única opção para quem se forma em Letras. Como um especialista em idiomas, o profissional pode atuar em diferentes campos de trabalho. Por exemplo, exercendo funções de revisor, tradutor ou intérprete.

Essas possibilidades ampliam bastante as escolhas para o graduado. É possível trabalhar em editoras produzindo e revisando materiais escritos, assim como ocupar cargos em instituições diversas onde haja demandas de tradução. Inclusive, há chances de conseguir empregos em outros países.

Por que trabalhar com Letras em Campo Grande?

A cidade de Campo Grande oferece ótimas oportunidades para quem deseja seguir a carreira na área de idiomas. Quer aproveitá-las? Então, conheça alguns motivos pelos quais vale a pena trabalhar com Letras.

Economia promissora na cidade

Depois de períodos economicamente difíceis em todo o país, a economia de Campo Grande está passando por uma retomada. Isso significa que o crescimento da rede de empresas privadas se amplia, e surgem novas vagas de emprego em diversas áreas profissionais.

No campo da educação, podemos dizer que as oportunidades de trabalho se mantêm aquecidas mesmo em períodos mais críticos. Afinal, sempre cresce a demanda de professores para atuarem nas escolas com as disciplinas como Português, Literatura, Redação, Língua Estrangeira etc.

Nesse sentido, é importante falar da média salarial para professores de Inglês, que fica em torno de R$ 2.426,03 na cidade. Além disso, o crescimento econômico ajuda a ampliar o leque de opções, aumentando a procura por profissionais de Letras também fora da escola. Por exemplo, em cursinhos preparatórios, cursos de idiomas e editoras.

Tour pela prova do Enem

Mais de 460 escolas de nível básico

Considerando que o trabalho como professor é um dos caminhos mais seguidos por quem conclui a graduação em Letras Português ou Letras Inglês, não podemos deixar de citar os dados escolares em Campo Grande. Essa é uma informação que evidencia as vantagens do mercado de trabalho na área.

A quantidade de escolas em Campo Grande passa de 460. Ou seja, há muito campo para atuação de professores do ensino básico — que ministram aulas em turmas do ensino fundamental e médio. Os egressos do curso de Letras podem contribuir muito para a qualidade da educação na cidade.

Alta demanda de professores em cursinhos pré-vestibulares

Quando se pensa sobre os empregos em Campo Grande para profissionais de Letras não é só o número de escolas que se destaca. Também existe uma boa demanda em relação à preparação para processos seletivos de faculdades — já que se trata de uma cidade universitária.

Você deve saber que as matérias de Português e Língua Estrangeira estão entre as mais relevantes do vestibular, certo? Além disso, professores que ministram aulas de Inglês também são cotados por outras instituições e até para aulas particulares, dada a importância crescente dessa língua no Brasil.

Opções de mestrado para profissionais de Letras

Por fim, outra razão pela qual é vantajoso fazer a faculdade de Letras em Campo Grande é a possibilidade de seguir carreira acadêmica na cidade. Existem várias opções de mestrado para quem tem o desejo de fazer pós-graduação e pesquisar na área de idiomas.

O mestrado aumenta a qualificação do profissional e também é um requisito importante para os que pretendem dar aulas no ensino superior. Muitas faculdades e universidades exigem a conclusão de especialização para seleção dos docentes.

Onde cursar Letras em Campo Grande?

Ficou mais interessado em entrar para o curso de Letras em Campo Grande e aproveitar as vantagens do mercado de trabalho na cidade? Então, o próximo passo é saber escolher a faculdade para realizar a graduação. Lembre-se de que a qualidade é indispensável.

Por isso, não temos dúvidas de que a Uniderp é a instituição ideal para ajudá-lo a conquistar o diploma do ensino superior e obter sucesso na carreira. Aqui, oferecemos aos nossos alunos as opções dos cursos de Letras Português e Letras Inglês.

Na Uniderp, o aluno tem a certeza de estudar com professores qualificados e contar com todo o suporte necessário para construir um currículo sólido. Depois da formatura, o seu diploma será fundamental para garantir a você melhores oportunidades de emprego ou de empreendedorismo.

Além da formação sólida, somos uma faculdade que se preocupa com a sua carreira. Um grande exemplo disso é o canal Conecta. Ele é uma ferramenta relevante para inserir nossos estudantes no mercado de trabalho com estágios e empregos nas empresas da região Centro-Oeste e em outros estados.

Tem interesse em aprofundar seus conhecimentos em idiomas e na Literatura? Considere fazer faculdade em Letras em Campo Grande. Assim, você colhe os resultados de se inserir em uma profissão relevante e pode conquistar espaços profissionais diferenciados no Brasil e em outros países.

Para ter certeza de que todo seu esforço valerá a pena, procure a melhor faculdade para concluir o seu curso. Entre em contato conosco e saiba mais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados