Conheça o programa de Jovem Aprendiz de Campo Grande/MS

estudante jovem aprendiz em campo grande

Desconto nota do Enem

Independentemente da classe social, a busca por uma oportunidade no mercado de trabalho é uma preocupação de vários jovens. Afinal, ter um emprego vai muito além de auxiliar as necessidades financeiras, sendo um passo importante no desenvolvimento profissional e pessoal.

Para aqueles que desejam ingressar no mercado de trabalho, mas têm dúvidas de como conseguir o primeiro emprego, existe o programa Jovem Aprendiz. Neste artigo, falaremos tudo o que você precisa saber com relação à iniciativa em Campo Grande, Mato Grosso do Sul! Fique por aqui para descobrir:

Como é a oferta de vagas para Jovem Aprendiz em Campo Grande (MS)?

Para aqueles que sonham em trabalhar como Jovem Aprendiz em Campo Grande, o município oferece boas oportunidades. Lembrando que a economia do Estado do Mato Grosso do Sul é dividida em agropecuária, indústria e serviços, sendo os principais segmentos o alimentício, o têxtil, o siderúrgico e o químico.

A cidade de Campo Grande tem forte atividade de frigoríficos, curtumes, laticínios e indústria de móveis. Dado o seu crescimento nos últimos anos, ainda há uma forte presença da construção civil. Logo, os jovens podem encontrar boas oportunidades em todos essas áreas, inclusive vagas de estágio em Campo Grande.

Quem pode participar?

Para participar do programa, os jovens precisam ter em 14 e 24 anos e estar cursando ou ter concluído a escola. Nesse caso, é preciso frequentar um curso técnico conveniado com empresas participantes. Vale lembrar que não há empecilho caso o jovem esteja na faculdade, desde que, para isso, ele atenda às outras exigências do programa, como ser este o seu primeiro emprego.

A inscrição para uma vaga de Jovem Aprendiz em Campo Grande/MS, assim como em outros estados, pode ser feita por meio de sites, como é o caso do site da FUNSAT (Fundação Social do Trabalho de Campo Grande), do CIEE e do Canal Conecta, portal de empregabilidade exclusivo para alunos da Uniderp, que usa geolocalização para encontrar as melhores vagas. Outra possibilidade é entrar em contato com a própria empresa na qual o candidato tenha interesse de trabalhar. Se a organização é pública, há um edital de participação, e o candidato deve lê-lo atentamente antes de realizar a inscrição.

Qual é o escopo de trabalho de um Jovem Aprendiz?

Basicamente, o programa é a porta de entrada para jovens no mercado de trabalho. A ideia é que os participantes possam estudar enquanto obtêm experiência profissional. Por isso, a carga horária é menor: o máximo permitido é de 6 horas, mas pode chegar a 8 horas, caso sejam destinadas 2 horas à capacitação teórica.

Tour pela prova do Enem

A iniciativa é uma ação do antigo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), hoje ligado ao Ministério da Economia, em parceria com as empresas. É caracterizado como aprendiz o jovem que estuda e trabalha, além de receber uma capacitação específica na área em que foi empregado, como ocorre em bancos para atuar na área administrativa ou mesmo de atendimento. Além disso, o aprendiz é supervisionado por um profissional da área.

Obrigatoriamente, as médias e as grandes empresas precisam ter de 5% a 15% de seus colaboradores como aprendizes. Lembrando que o jovem poderá participar do programa por no máximo dois anos no total, independentemente de ser ou não na mesma empresa.

Por lei, o Jovem Aprendiz deve receber ao menos o valor salário-mínimo hora. Caso a empresa deseje pagar mais, fica a critério dela, mas ela nunca pode pagar abaixo desse valor. Ele ainda tem direito ao recolhimento do INSS.

Como conseguir uma vaga?

Para conquistar uma vaga como Jovem Aprendiz, você precisa levar em consideração alguns aspectos, especialmente se considera seguir pelo caminho profissional para o qual foi contratado.

Estude bastante, conhecendo bem o mercado e a empresa para o qual se pretende candidatar. Outro aspecto importante é a preparação, bem como desenvolvimento de habilidades profissionais.

Busque também manter um networking com outros jovens aprendizes. Eles poderão ser uma ponte para vagas na região e ainda compartilhar dicas importantes para quem pretende seguir por esse caminho. Por fim, vale a pena descobrir quais são os seus talentos e investir neles. Inclusive, isso ajudará você a enxergar possibilidades para o futuro, como ingressar no ensino superior, caso ainda esteja terminando os estudos básicos.

Algumas das profissões mais bem-pagas valorizam e muito a participação em programas do tipo, pois são uma fonte de conhecimento e experiência ao estudante. Portanto, se você busca por vagas de emprego em Campo Grande, vale a pena analisar as oportunidades oferecidas por esse programa e começar a sua carreira com o pé direito.

E, então, gostou deste artigo? Conhece alguém que queira participar de um programa de Jovem Aprendiz em Campo Grande (MS)? Compartilhe nas suas redes sociais e espalhe a boa notícia!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 44

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados