Como o Ambiente Virtual de Aprendizagem ajuda o aluno?

mulher conferindo ambiente virtual de aprendizagem

Já percebeu como quase tudo pode ser feito pela internet? O mundo conectado não é uma tendência, mas uma realidade que vivemos e precisamos saber como aproveitar o máximo possível. Por isso, usar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é uma ótima experiência para a vida.

Além de ser uma prática para o futuro da sua carreira, as tecnologias utilizadas no ambiente virtual das faculdades — incluindo, é claro, a Uniderp — ainda tornam o aprendizado muito mais fácil de assimilar.

Sem dúvida, esses são alguns dos benefícios desse modelo de ensino, mas tem muito mais. Neste post, vamos explicar todos os motivos por meio dos seguintes tópicos:

  • O que é o AVA?
  • Como ele funciona?
  • Quais são os benefícios para os alunos?

Confira!

O que é o AVA — Ambiente Virtual de Aprendizagem?

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ou, em inglês, o Learning Management System (LMS) é um sistema ou software online no qual os alunos podem gerenciar seu curso de graduação e suas atividades, interagir com professores e alunos e acessar conteúdos e diversas funcionalidades administrativas.

Ele traz um calendário de atividades, provas, organização das matérias, boletins, documentos do aluno, links para vídeos e conteúdos que vão compor o processo de aprendizagem, além de canais de comunicação. É por meio deles que você pode tanto acionar tutores para tirar dúvidas quanto colegas do curso para realizar tarefas em grupos.

Quais são seus principais tipos?

Além de saber o que é Ambiente Virtual de Aprendizagem, é importante considerar seus principais representantes no Brasil. Entre as plataformas mais utilizadas no mundo acadêmico, podemos citar o Moodle, Canva, Teleduc e o Colaborar EAD, que é utilizado pelas principais instituições de ensino e tem, entre seus diferenciais, uma experiência para o usuário simples e intuitiva.

Em outras palavras, você consegue entender como utilizá-la de forma autônoma, sem manuais ou guias complexos de entender: basta começar a utilizar e ir descobrindo as funcionalidades.

Podemos dizer que o AVA é o equivalente à sala de aula de uma faculdade, porém, com alguns benefícios que tornam sua utilização tão eficiente para a graduação como o modelo convencional. Então, vamos entender como ele funciona?

Como ele funciona?

O Ambiente Virtual de Aprendizagem na faculdade pode ser utilizado para todas as modalidades, ou seja, presencial, semipresencial ou em cursos 100% online, afinal de contas, ele é considerado um dos canais do aluno com a instituição.

Assim, alunos da graduação presencial podem fazer matérias avulsas no modelo virtual, consultar serviços administrativos, acessar bibliotecas virtuais e concluir cursos livres que a instituição oferece, por exemplo.

Já os alunos de cursos semipresenciais e 100% online terão no AVA seu principal recurso de aprendizagem, indo à unidade apenas para a realização de provas.

Como acessá-lo?

O acesso ao AVA é restrito aos alunos, e cada um deles tem uma senha pessoal e intransferível que vai registrar todas as suas atividades. Isso inclui desde o envio de respostas em uma atividade avaliativa importante até a solicitação de um boleto da mensalidade dentro do prazo de pagamento para não incorrer juros e multas.

Usualmente, para acessar é preciso informar o CPF ou registro acadêmico do aluno, além de uma senha escolhida por ele. Depois de conectado, basta navegar pelas matérias e serviços disponíveis para cada curso. Simples, não é mesmo?

O Ambiente Virtual de Aprendizado deve estar sempre online, afinal de contas, os alunos têm diferentes necessidades e rotinas para seus estudos e, além disso, as outras funções do AVA não dependem do semestre em curso.

Como navegar pelas disciplinas do curso?

Um bom AVA deve ser organizado e ter algumas funcionalidades que favorecem sua navegação, como:

  • calendário que aponte as atividades futuras;
  • alertas que indiquem a aproximação de um prazo de entrega de tarefas e de provas;
  • gráficos para apontar o percentual de engajamento e o progresso nas atividades de cada disciplina;
  • ferramentas de comunicação com tutores e outros alunos.

Com essas ferramentas, a navegação e a gestão do curso ficam muito mais simples de serem realizadas pelos alunos.

Ter uma categorização de atividades e compromissos como teleaulas, conteúdos web, atividades diagnósticas, fóruns e provas também permite que o aluno identifique a ordem com que elas devem ser cumpridas.

Para fazer uma avaliação, primeiramente é preciso assistir ao conteúdo e praticar o conhecimento, certo? Por isso sua navegação é tão intuitiva e valiosa para o aprendizado.

Agora que você já entendeu como as faculdades e as instituições de ensino estão usando a tecnologia na educação, que tal saber quais as vantagens do ambiente virtual para você?

Quais são os benefícios para os alunos?

Se você está procurando a melhor faculdade do Mato Grosso do Sul, precisa avaliar qual o AVA ela utiliza e seus benefícios para os alunos, pois eles são determinantes para seu aprendizado.

Traz uma visão completa do curso

A grade curricular, matriz das disciplinas e outros documentos sobre o curso são utilizados para a organização do ambiente virtual. Assim, ao acessar o semestre em curso, o aluno consegue identificar as atividades que precisa cumprir, seu progresso, as matérias que estão por vir e quais delas são dependência para os períodos seguintes, por exemplo.

Personaliza o ensino

O AVA permite que o aluno organize seus estudos de acordo com sua rotina e disponibilidade. Para isso, ele somente precisa avaliar quais são suas atividades com prazos e optar quais delas concluir primeiro.

Permite o acesso a revisões dos exercícios

O aluno também pode acessar atividades entregues e aprender com as revisões e os resultados, seja de conteúdos enviados nos fóruns e exercícios abertos, seja nas provas e nas atividades com questões fechadas.

Garante que as aulas possam ser revistas

As teleaulas, especialmente dos cursos online, podem ser acessadas a qualquer momento, e não somente quando elas ocorrem. Algumas interações, como questionários e tira dúvidas dos professores, não se repetem; porém, o conteúdo mais relevante pode ser revisto quantas vezes forem necessárias durante o semestre.

Podem ser acessados de qualquer dispositivo e local com acesso à internet

As aulas podem ser assistidas de smartphones, dispensando as formalidades de estar em casa ou no escritório para assistir aos conteúdos. Você pode, realmente, estudar de qualquer lugar e durante seus intervalos do dia. Isso é muito prático, não é mesmo?

O Portal do Aluno da Uniderp é um ótimo exemplo para ilustrar todos os benefícios que listamos aqui e contribui para que os alunos aproveitem seus cursos de maneira envolvente e eficiente. Ou seja, o Ambiente Virtual de Aprendizagem pode fazer muita diferença na sua formação acadêmica e deve ser um dos fatores na hora de escolher a sua faculdade.

Quer saber mais sobre a Uniderp e o AVA utilizado pelos seus alunos? Acesse nosso portal, tire suas dúvidas, veja qual é a modalidade de ensino mais interessante para você e, também, como ingressar na faculdade. Tudo isso, navegando por aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

bolsas enem

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content