Vale a pena fazer concurso para nutricionista? Veja!

frutas na mesa representando nutrição

Desconto nota do Enem

O curso de Nutrição é perfeito para quem busca uma profissão com alta empregabilidade. Afinal, o profissional da área é cada vez mais requisitado em diferentes locais: consultórios particulares, setor público, escolas, hospitais, postos de saúde etc.

Neste post, vamos falar sobre as vantagens de fazer um concurso para Nutrição, já que os cargos públicos na área têm ótimos atrativos. Continue a leitura e confira os seguintes tópicos:

Onde o nutricionista concursado pode atuar?

Se você fizer um concurso para a área de Nutrição em Campo Grande, poderá construir uma carreira para além de um consultório particular. As possibilidades de atuação são muitas:

  • clínicas e postos de saúde;
  • escolas e faculdades públicas;
  • restaurantes públicos;
  • presídios estaduais e federais;
  • órgãos do governo;
  • Vigilância Sanitária;
  • hospitais municipais, estaduais e federais.

Se você quer trabalhar em hospitais, também pode apostar na Nutrologia. A diferença entre Nutrologia e Nutrição é que, enquanto a segunda é uma graduação específica, a primeira é uma especialização do curso de Medicina, com aprofundamento em patologias relacionadas à alimentação e dietas para situações críticas de saúde.

Qual é a média salarial do nutricionista concursado?

De acordo com o Portal Salário, que utiliza dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do antigo Ministério do Trabalho, a média salarial para Nutrição é de R$ 2,8 mil, para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Tour pela prova do Enem

Os dados mostram também que os profissionais concursados ganham, em média, R$ 3,1 mil para uma jornada de 36 horas semanais. Com isso, temos que o salário no setor público para a área é cerca de 7% maior do que a média do setor privado. Assim, o concurso para Nutrição é uma ótima pedida!

Agora, lembre-se de que o diploma de graduação na área é uma exigência. Além disso, vale a pena fazer um cursinho preparatório para aumentar suas chances de conseguir aprovação em vagas de concurso para nutricionista. A dica é conhecer a LFG, que é referência nacional na preparação para concursos públicos.

Quais são as vantagens de prestar concurso para Nutrição?

Além de ter as possibilidades ampliadas no mercado de trabalho em Campo Grande, passar em um concurso para nutricionista garante ótimas vantagens profissionais típicas dos cargos públicos, como:

  • carga horária moderada — o servidor público, em geral, tem uma jornada semanal com limite de 40 horas e flexibilidade para administrar essa carga horária;
  • estabilidade — de acordo com a Lei 8.112/90, a maioria dos cargos públicos é preenchida no regime estatutário, cujas condições de trabalho preveem mais estabilidade do que na iniciativa privada;
  • benefícios diferenciados — no setor público, existem benefícios muito interessantes, como licenças-prêmio, licença-maternidade e licença-paternidade estendidas, gratificações, aposentadoria integral etc.;
  • contribuição com a sociedade — por fim, o trabalho no setor público geralmente tem impactos relevantes nas realidades sociais. Então, quem trabalhar com Nutrição por meio de concurso em Campo Grande poderá contribuir diretamente na saúde pública.

Agora que você conhece os atrativos de um concurso para nutricionista, sabe que vale a pena pensar nessa possibilidade de carreira, não é? Então, invista na graduação aqui na Uniderp! Afinal, os concursos avaliam conhecimentos técnicos da área, e uma boa bagagem acadêmica é decisiva. Temos um sistema de ensino inovador e flexível, além de toda a infraestrutura necessária para o seu aprendizado!

Para conhecer nossos diferenciais mais de perto e dar início ao seu curso de Nutrição, entre em contato com a gente e faça a sua inscrição!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 25

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados