Urbanista: afinal, o que faz o profissional da área?

arquiteta e urbanista

Se você gosta de projetar, construir e desenhar, é inovador e criativo e tem aptidão para se relacionar com equipes, talvez o curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniderp seja uma boa opção para começar a trilhar uma carreira de sucesso. A propósito, você sabe o que faz um urbanista?

Esse profissional tem média salarial de R$ 3.881,13, chegando a R$ 8.921,67 quando atinge o nível sênior no ambiente corporativo, valor variável conforme o porte da empresa e o local de atuação. Suas atribuições envolvem o desenvolvimento urbano, além de outras funções que contaremos adiante.

Siga na leitura para entender mais sobre a carreira de urbanista. Quem sabe você se identifica com o perfil da área e constata boas oportunidades nesse mercado? Fique por aqui e confira:

O que é Urbanismo?

Ciência que estuda e planeja as cidades, promovendo a disposição ordenada de imóveis, a otimização do espaço físico e o desenvolvimento urbano. Assim, o crescimento demográfico ganha amparo em infraestrutura para o progresso do município.

O urbanista tem papel fundamental na sociedade, pois sua atuação está ligada ao bem-estar e à qualidade de vida da população. O trabalho desse profissional serve para facilitar a circulação de pessoas, descongestionar a área central das cidades, fomentar negócios locais e criar áreas verdes e de lazer aos cidadãos.

A formação básica do urbanista compreende a graduação no curso de Arquitetura e Urbanismo, tradicional e oferecido nas melhores faculdades particulares do país. Na Uniderp, você tem aulas de desenho em laboratórios práticos que preparam o aluno para ter destaque no mercado de trabalho.

Qual é a sua importância?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o urbanista, suas funções e atribuições, confira por que ele é tão essencial para o desenvolvimento urbano e a organização do espaço físico na vida em sociedade.

Preservação do patrimônio

O patrimônio histórico, cultural e artístico das cidades não é mera questão visual. Sua riqueza está em elementos que retratam o passado daquela comunidade, evidenciam valores, costumes e crenças, enaltecem raízes e contam como seu povo foi moldado.

O urbanista cuida da preservação desse conjunto. Assim, protege construções significativas à cidade, além de atuar estrategicamente no desenvolvimento dos municípios.

Planejamento urbano

As áreas de zoneamento urbano e rural são determinadas levando em consideração aspectos como estudo do solo, taxa de ocupação, tamanho das construções (gabarito) e número de ocupantes. Assim, é possível aproveitar com inteligência o espaço urbano. A atuação de urbanistas importantes, como Lúcio Costa, responsável pelo projeto urbano da cidade de Brasília, mostram a relevância do profissional para otimizar o desenvolvimento de uma região.

O curso de Arquitetura e Urbanismo em Campo Grande é especialmente interessante porque a atividade econômica local desponta no comércio de mercadorias e serviços, enquanto também é destaque na pecuária leiteira. Assim, exige profissionais qualificados na área para organizar e fomentar o desenvolvimento do município.

Orientação sobre a viabilidade de projetos

A criação de centros comerciais, bem como a instalação de grandes indústrias e de empresas de transporte público passam pelo crivo do urbanista. Essas medidas impactam profundamente a infraestrutura e a qualidade de vida da população, sem falar em aspectos políticos e econômicos envolvidos.

Grandes organizações geralmente aumentam índices de empregabilidade local, por exemplo. Por isso é importante que o profissional da área estude a viabilidade técnica e financeira desses projetos — trabalho comumente realizado com colegas formados no curso de Engenharia Civil.

Quais são as principais atribuições de um urbanista?

Quem segue carreira na área regulamenta o uso do espaço físico dos municípios com o Plano Diretor. Sua função requer o atendimento a interesses públicos e da coletividade, como a preservação do meio ambiente e o alinhamento com demandas particulares dos moradores.

Estudo do solo, de viabilidade ambiental e técnica, direção de obras, mensuração e controle de qualidade, elaboração de orçamento e planejamento da ocupação urbana compõem o rol das principais atribuições de um urbanista.

Por isso as oportunidades de emprego em Campo Grande no ramo são tão atraentes: a economia essencialmente agrária vem dividindo espaço com centros urbanos, que precisam ser bem-estruturados para fomentar o desenvolvimento local e promover a qualidade de vida da população.

O urbanista encontra a formação ideal para uma carreira de sucesso aqui na Uniderp. A graduação na área pode ser feita nas modalidades de ensino presencial ou semipresencial contando com um ensino de alta qualidade e metodologia dinâmica. Sem falar do ótimo custo-benefício e apoio personalizado ao aluno para ele se destacar no mercado de trabalho.

Entre em contato conosco e agende o seu vestibular. Veja como podemos ajudar você a se tornar um profissional de sucesso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

cursos uniderp

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.