Afinal, quanto tempo dura uma faculdade de Psicologia?

alunos de psicologia

Desconto nota do Enem

Concluir a faculdade de Psicologia pode abrir grandes portas para o mercado de trabalho em Campo Grande. A área do conhecimento, afinal, possibilita a atuação em diversas frentes e segmentos. Uma preocupação frequente entre futuros acadêmicos, entretanto, é quanto tempo dura uma faculdade de Psicologia e como funciona a grade curricular do curso.

Essa informação, afinal, é determinante no planejamento da carreira profissional e na preparação da experiência acadêmica. Pensando nisso, elencamos alguns esclarecimentos sobre o tema. Não deixe de conferir!

Qual é o objetivo do curso de Psicologia?

O curso de Psicologia, em linhas gerais, tem como objeto de estudo os processos mentais e comportamentais do homem. Os profissionais formados na área, desse modo, deixam a graduação capacitados para identificar patologias relacionadas ao pensamento e à ação humana e instigá-los de modo a promover a saúde ou o bem-estar mental do paciente.

Para tanto, ao longo do curso, o estudante tem contato com fundamentos teóricos e práticos dessa ciência. Por essa razão, inclusive, o curso de Psicologia é bastante denso em relação aos demais e exige bastante leitura e estudo.

Quanto tempo dura a graduação?

O curso superior leva, em média, 5 anos para ser concluído. A duração da faculdade de Psicologia é um pouco maior em relação à maioria dos cursos. Isso tendo em vista a complexidade da área do conhecimento e a extensa parte introdutória da matéria.

Tour pela prova do Enem

No início da graduação, por exemplo, o acadêmico tem contato com disciplinas fundamentais relacionadas à Biologia do corpo humano, à História da Psicologia e à Sociologia. Após os dois primeiros anos, o estudante passa a ser apresentado às matérias mais práticas, indispensáveis para o trabalho na clínica e para lidar com pacientes no dia a dia da profissão. Nos períodos finais, há o estágio obrigatório, que permite colocar toda a teoria em prática.

Como é a grade curricular ao longo dos semestres?

Além do aprofundamento de matérias que caem no vestibular, como Biologia e Filosofia, ao entrar na faculdade, o acadêmico de Psicologia ainda tem contato com conteúdos como:

  • Psicofarmacologia;
  • Diagnóstico e Avaliação Psicológica;
  • Neurofisiologia;
  • Psicologia Comportamental.

Ao longo dos 10 semestres de curso, os alunos deparam-se com uma grade curricular composta por matérias de Psicologia relacionadas à área da saúde e à avaliação clínica. Isso além de conteúdos de Ciências Humanas, tendo em vista que o objeto de investigação do psicólogo é o ser humano inserido no contexto social.

São diversas as frentes de atuação no segmento de Psicologia em Campo Grande, o que abre grandes possibilidades no mercado de trabalho. Para destacar-se diante de concorrência e conseguir boas vagas, entretanto, é fundamental contar com uma boa faculdade.

Nós da Uniderp, nesse sentido, somos uma instituição de referência, que oferece apoio personalizado aos acadêmicos, com parcerias exclusivas para a introdução do estudante em excelentes vagas de emprego — caso da nossa plataforma Canal Conecta. Além disso, temos várias formas de ingresso. Dessa forma, os cinco anos de duração da faculdade de Psicologia serão muito bem aproveitados!

E então? Gostou do nosso conteúdo? Agora que você já sabe quanto tempo dura o curso de Psicologia e as oportunidades na área, não perca tempo e inscreva-se no vestibular da Uniderp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 72

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados