Qual é o melhor curso: Administração ou Ciências Contábeis?

qual o melhor curso administração ou ciências contábeis

Desconto nota do Enem

Você está em dúvida sobre qual o melhor curso: Administração ou Ciências Contábeis? Saiba que essa é uma questão muito comum entre aqueles que querem trabalhar nesses ramos. Apesar de serem áreas com muitas similaridades, são as diferenças que as tornam autênticas.

No curso de Administração, o estudante aprende algumas teorias e práticas contábeis, assim como no curso de Ciências Contábeis se estudam técnicas de gestão. O que muda é o foco das disciplinas — principalmente quando pensamos na atuação desses profissionais no mercado de trabalho.

Quer conhecer outras diferenças entre Administração e Ciências Contábeis? Continue a leitura e descubra isso e muito mais!

Quais são as principais diferenças entre Administração e Ciências Contábeis?

Uma das principais diferenças entre a Adm e a Contabilidade, como são comumente chamadas, está no foco da graduação e, por isso, da profissão. Enquanto o contador cuida da área financeira, analisando o patrimônio e a economia, o administrador atua na gestão, gerenciando pessoas e recursos.

Uma maneira de ver essa questão de forma bem nítida é conhecendo a grade curricular desses Bacharelados. Vejamos algumas das matérias que, aqui na Uniderp, reforçam essas diferenças:

  • Administração: Teorias da Administração, Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional e Negociação, Gestão da Produção, Diagnóstico e Intervenção Empresarial etc.;
  • Ciências Contábeis: Teoria da Contabilidade, Análise das Demonstrações Contábeis, Noções de Atuária, Práticas Contábeis, entre outras.

O que faz um administrador no dia a dia?

Após a duração do curso de Administração, que é de 3.000 horas — uma média de 4 anos, ou 8 semestres —, o aluno da Uniderp está preparado para enfrentar o dia a dia do administrador. Nessa rotina, ele vai lidar com várias funções dentro de uma organização, gerindo desde os recursos humanos até a tomada de decisões na compra e venda de produtos ou serviços, por exemplo.

Como você deve ter percebido, essa é uma área bem ampla; logo, o mercado de trabalho também é rico. Resumidamente, o administrador vai adquirir e aprimorar, na faculdade de Administração, os conhecimentos para trabalhar com o planejamento, a organização e o controle de atividades de vários tipos de negócios.

Tour pela prova do Enem

O que faz um contador no dia a dia?

A faculdade de Ciências Contábeis também tem duração média de 8 semestres. A prática diária do contador envolve muito conhecimento sobre impostos, movimentações financeiras, controle de patrimônio etc. Com isso, ele pode atuar em escritórios próprios, de maneira autônoma e em organizações.

Apesar de ser uma área mais específica, com uma atuação centralizada, o dia a dia do contador é agitado e complexo. As taxas e os impostos que uma empresa precisa pagar ou pode estar isenta de tal custo, por exemplo, costumam mudar constantemente. Por isso, não à toa, esse profissional precisa se manter sempre atualizado.

Como está o mercado de trabalho dessas áreas?

Essas são duas áreas com um amplo mercado de trabalho, em que a atuação vai desde pequenas empresas até multinacionais. A carreira como autônomo também é comum para contadores e administradores. Além disso, os segmentos com empregos disponíveis são bem variados, do varejo a indústrias, hospitais e bancos, setor público e por aí vai!

Conheça a Uniderp!

Quer fazer Administração ou Ciências Contábeis em Campo Grande? Na Uniderp, você encontra uma formação completa em ambas as áreas. As formas de ingresso atendem à demanda do estudante, que pode fazer os cursos na modalidade presencial. Quanto custa a faculdade de Administração e Ciências Contábeis? A partir de R$ 349,01* para a primeira e R$ 450,98* para a segunda.

Agora você já sabe as diferenças entre esses Bacharelados! Não esqueça que saber qual o melhor curso, Administração ou Ciências Contábeis, também depende do seu perfil, seus objetivos de carreira, do mercado de trabalho, entre outros fatores relevantes para a sua realidade.

Depois de tomar essa decisão tão importante para a sua carreira, vai chegar a hora de dar o primeiro passo: inscreva-se na Uniderp!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados