Quantos anos dura a faculdade de Administração?

estudantes de faculdade de administração

O curso de Administração está entre os mais buscados no país — ocupando sempre as primeiras posições em rankings de educação. Isso definitivamente não é à toa, afinal, trata-se de uma formação ampla e que capacita o aluno para atuar em áreas diversas. Se você sonha em cursar essa graduação, mas ainda tem algumas dúvidas sobre seu funcionamento, não se preocupe e continue por aqui.

A seguir, solucionamos os principais questionamentos que passam pela cabeça do futuro administrador antes de ingressar no curso: a faculdade de Administração dura quantos anos? Quais matérias fazem parte da grade curricular? Em quais áreas o profissional formado pode atuar? Descubra as respostas com a gente!

Como funciona o curso de Administração?

Ofertado na modalidade Bacharelado, o objetivo do curso de Administração aqui da Uniderp é capacitar o aluno para atuar em um mercado cheio de possibilidades. Durante a graduação, é ofertado o embasamento necessário para que o futuro profissional saiba gerir, com eficácia, os diversos recursos de uma empresa — sejam eles financeiros, sejam materiais, sejam humanos.

Atualmente, é possível ingressar no curso nas modalidades de ensino presencial e EAD. A modalidade EAD pode ser 100% online, com ida à unidade apenas para a realização de provas, ou semipresencial, com visita à unidade de uma a três vezes por semana, trazendo mais flexibilidade à sua formação.

Quanto à duração da faculdade de Administração, o Ministério da Educação (MEC) determina que a carga horária mínima para essa formação seja de 3 mil horas, distribuídas em 4 anos de graduação.

Quais disciplinas compõem a grade curricular?

As matérias de Administração são bastante variadas, englobando disciplinas tanto da área das Ciências Humanas quanto das Ciências Exatas. É justamente isso que faz da graduação em Administração generalista, já que torna o aluno apto a entender de tudo um pouco.

Nos primeiros semestres, são ofertadas aquelas disciplinas mais voltadas à formação humana, como:

  • Teorias da Comunicação;
  • Gestão de Pessoas;
  • Sociologia etc.

Já nos próximos anos, entram as matérias mais específicas, como:

  • Contabilidade;
  • Matemática Financeira;
  • Logística;
  • Comportamento Organizacional;
  • Gestão de Finanças, entre outras.

Esses conhecimentos complementam-se e formam a base ideal para que o administrador possa atuar em áreas diferentes de uma mesma organização, aliando a capacidade técnica ao desenvolvimento de boas relações interpessoais, espírito de liderança, entre outras habilidades trabalhadas ao longo do curso.

Quais são as áreas de atuação do administrador?

Todo negócio precisa de um administrador, desde as micro e pequenas empresas às grandes multinacionais. Por isso mesmo, o mercado de trabalho de Administração, independentemente da situação econômica do país, é conhecido por ser amplo e promissor.

A média salarial de um administrador de empresas é de R$ 4.350,21*, podendo chegar a R$ 9.748,57*. Uma ótima notícia para quem quer fazer faculdade de Administração, não é mesmo!?

O administrador pode escolher entre uma série de carreiras, trabalhando em organizações públicas e privadas de pequeno, médio e grande porte. Abaixo, reunimos algumas oportunidades para esse profissional:

  • recursos humanos;
  • gestão de pessoas;
  • gestão da produção;
  • gestão financeira;
  • comércio exterior e logística;
  • auditoria e tributação;
  • consultoria administrativa;
  • administração de agronegócios;
  • marketing;
  • vendas, entre muitas outras.

Além disso, vale lembrar que o aluno de Administração aqui da Uniderp também é capacitado para empreender e gerir seu próprio negócio, um caminho bastante procurado nos dias de hoje.

Se quiser saber mais informações sobre o mercado de trabalho na área, dê uma olhadinha em uma reportagem que mostra a Semana da Administração organizada pela Uniderp, envolvendo alunos, professores e profissionais aqui de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Pronto! Agora você já sabe a resposta para a pergunta “faculdade de Administração dura quantos anos?” e tem em mãos outras informações importantes sobre o curso e a profissão. Sendo assim, o que está esperando para dar esse passo importante rumo a uma carreira de sucesso como administrador? Venha estudar com a gente!

Aproveite que está aqui para conhecer o curso de Administração da Uniderp e fazer agora mesmo a sua inscrição. Estamos esperando!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

cursos uniderp

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.