O que é preciso para trabalhar com administração de agronegócios?

administração de agronegócios

Administração de agronegócios é um segmento profissional que vem ganhando destaque nos últimos anos, especialmente no Brasil. Trata-se da gestão de negócios agrícolas com a finalidade de atender às necessidades da empresa e da população, pensando nas condições futuras de mercado e buscando contornar os obstáculos para o desenvolvimento da atividade econômica.

Diante das constantes mudanças no cenário tecnológico para a Agronomia, o administrador recebeu atenção especial nas empresas por ser a figura capaz de adaptá-las às mudanças e aplicar novas ferramentas para a otimização dos resultados, do desempenho e da produtividade.

Tendo em vista a importância dessa profissão administrativa, elencamos alguns esclarecimentos sobre o que é administração de agronegócios e o que é preciso para atuar na área. Não deixe de conferir!

O que faz um administrador de agronegócio?

Um administrador de empresas, independentemente do segmento econômico no qual atua, é o profissional que desempenha atividades estratégicas na instituição. Suas principais funções são planejar, controlar e avaliar resultados referentes aos processos. No agronegócio, o administrador é o grande responsável por avaliar fatores externos e internos que podem afetar o desempenho da organização no mercado.

Como exemplo, é possível mencionar a tomada de decisão sobre preços fixados, a análise acerca da concorrência no segmento e a verificação da qualidade da mão de obra na instituição. No dia a dia, portanto, o profissional trabalha para compreender e antecipar as necessidades do negócio como um todo, desenvolvendo projetos palpáveis às equipes e apresentando soluções para problemas atuais.

Sem dúvidas, trata-se de uma figura ativa na empresa, que necessita se atualizar diariamente sobre o mercado, adaptar ideias propostas e buscar saídas para que a instituição se desenvolva de maneira eficaz e possa otimizar lucros e resultados.

Por que essa é uma carreira do futuro?

O mercado, atualmente, atravessa um período de transformação profunda no que se refere ao modo de operar. A Inteligência Artificial aplicada às máquinas e às ferramentas de gestão já é realidade e promete revolucionar toda a cadeia produtiva. A agroindústria, em especial, cresce em ritmo acelerado devido às novas soluções e caminha para se tornar a principal atividade econômica no país.

Incorporar e acompanhar esses avanços, no entanto, nem sempre é tarefa fácil. É necessário se planejar de maneira eficaz, prevendo riscos e adaptando todas as estruturas de gestão do negócio para atender às demandas internas e externas.

Nesse sentido, Administração e Agronegócio encontram relação estreita, apresentando boas perspectivas para quem almeja um brilhante futuro profissional. Afinal, o administrador é a figura capaz de conciliar todas essas mudanças da maneira mais segura. É ele, inclusive, que pode analisar dados sobre finanças e operações com um olhar profissional e, desse modo, projetar cenários para orientar a tomada de decisões.

Qual a capacitação ideal para essa profissão?

No que se refere à capacitação para atuar no ramo, a formação pode ser em Administração ou Agronomia. A graduação, no entanto, é fundamental para uma preparação especializada para o mercado de trabalho. Afinal, a atuação em empresas sem conhecimento acerca dos fundamentos da Administração pode oferecer riscos à própria gestão do negócio.

O ideal é que o profissional conclua a faculdade de Agronomia e se especialize em Administração. Fazer o caminho inverso também é possível, ou seja, buscar ensino superior em Administração e, posteriormente, pós-graduação com foco no Agronegócio.

Além da capacitação, entretanto, é importante que o profissional apresente algumas características essenciais, tendo em vista as suas funções específicas. Entre elas, vale destacar a organização e a facilidade para lidar com números e logística. Além disso, é indispensável que o administrador saiba lidar com pessoas para um bom gerenciamento das equipes e para uma liderança eficaz na empresa.

Onde trabalhar com administração de agronegócio?

O profissional que trabalha com administração de agronegócio poderá atuar em diversas frentes de mercado, que variam desde estudos e investigações organizacionais para o planejamento da produção até o gerenciamento da importação e da exportação na empresa.

O desenvolvimento de defensivos agrícolas e novas sementes também é atividade estratégica que pode ser desempenhada, tendo em vista que ela garante a otimização de toda a produção rural e a redução de custos nos processos industriais. Nesse sentido, Agronomia ou Medicina Veterinária podem ser formações importantes para o Agronegócio. A produção pecuária, afinal, também demanda otimização e gestão eficaz.

Assim, como contratado em instituições de todos os portes, o administrador conseguirá interferir diretamente nas políticas internas, gerenciando fatores que comprometem a eficácia do desempenho no mercado. Por outro lado, também é possível trabalhar de forma autônoma. Nesse caso, o profissional pode prestar consultorias às instituições e participar, desse modo, de intervenções específicas do negócio.

Como conseguir entrar nesse mercado?

Apesar do constante crescimento do Agronegócio no país, a disputa por uma vaga no mercado não tem sido tarefa fácil tendo em vista a alta concorrência. Por essa razão, cada vez mais é fundamental buscar capacitação adequada e experiências que contribuam para a formação profissional e atribuam diferencial competitivo para bons cargos.

Nesse sentido, a Uniderp oferece grandes possibilidades, tanto para a conclusão do ensino superior presencial em Agronomia quanto em Administração. Ambos os cursos são oferecidos na modalidade presencial, em que você tem um contato direto com professores e colegas.

Vale lembrar, no entanto, que além do estudo especializado é importante que, ao longo da graduação, o aluno busque experiência prática. A realização de estágios e a formação de qualidade são essenciais para assegurar conquistas satisfatórias no futuro.

A administração de agronegócios, como visto, é uma das carreiras promissoras para o futuro. Isso porque, a partir dos avanços tecnológicos e do desenvolvimento do setor, será cada vez mais necessário contar com profissionais competentes que saibam guiar a empresa no mercado.

Para atuar na área e se destacar diante da concorrência, por outro lado, é importante buscar capacitação e experiência prática. O canal Conecta, diante dessa necessidade, pode auxiliar de maneira significativa o seu sucesso profissional. São diversas as empresas que publicam vagas no portal. Além disso, para cada cargo em aberto, a plataforma indica os candidatos ideais de acordo com o perfil e a qualificação profissional.

E então? O que achou do nosso conteúdo? Para saber mais sobre formação superior para administração de agronegócios, entre em contato com a nossa equipe!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

bolsas enem
cursos uniderp

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content