Ciências Contábeis em Campo Grande: quais são as vantagens?

curso de ciências contábeis em campo grande

Para ter uma vida financeira segura e equilibrada, seja em uma empresa ou na vida pessoal, é fundamental ter planejamento e controle. Essa ação pode ser um desafio e tanto para as pessoas ou gestores que não têm muita disciplina ou conhecimento na área. É nesse contexto que o trabalho do contador se faz fundamental.

O profissional formado em Ciências Contábeis é responsável pela organização financeira de uma empresa ou de uma pessoa. Além disso, o contador trabalha na regulamentação, avaliando os impostos a serem pagos, e deve estar sempre atualizado sobre as políticas fiscais, para que todos os contratos estejam de acordo com as leis.

Felizmente, o mercado de trabalho para essa profissão está aquecido, o que é uma ótima iniciativa para os alunos que estão pensando em cursar Ciências Contábeis como graduação. Neste artigo conversaremos sobre o que é o curso e suas particularidades, quais são as áreas de atuação e como está o mercado de trabalho como um todo e em Campo Grande, localizada no estado do MS. Confira!

O que é o curso de Ciências Contábeis?

A graduação em Ciências Contábeis é um curso do tipo Bacharelado, com duração média de 4 anos. Nos primeiros semestres o aluno tem contato com matérias introdutórias, que servem de base para o seu aprendizado. Alguns exemplos são:

  • Iniciação à Filosofia;
  • Língua Portuguesa;
  • Introdução à Administração;
  • Fundamentos da Matemática;
  • Estatística básica;
  • Técnicas de interpretação de texto;
  • Redação;
  • Introdução ao estudo do Direito.

Após, o curso mesclará matérias específicas da graduação em Ciências Contábeis com matérias de outras áreas, a fim de fornecer ao profissional uma formação mais abrangente. Nesse contexto, o aluno estudará disciplinas diretamente ligadas à contabilidade, como:

  • Teoria Econômica;
  • Sociologia;
  • Matemática Financeira;
  • Economia do Brasil;
  • Psicologia;
  • Gestão de Pessoas;
  • Ética Profissional.

Já as matérias específicas incluem, por exemplo:

  • Contabilidade de Custos;
  • Contabilidade Societária;
  • Contabilidade Empresarial;
  • Contabilidade Avançada;
  • Contabilidade Gerencial;
  • Contabilidade Ambiental.

Como é necessário estar atento as leis, o contador também terá matérias que abordam essa questão, como:

  • Direito Comercial;
  • Legislação Societária;
  • Direito do Trabalho;
  • Legislação Social.

Quais são as áreas de atuação do contador?

O contador é um profissional muito requisitado, tendo várias possibilidades de atuações. Confira algumas delas, a seguir!

Auditoria

A auditoria é uma área exclusiva do profissional formado em Ciências Contábeis. Nesse caso, ele é responsável por fiscalizar as contas de uma empresa, assim como de instituições públicas ou não-governamentais, a fim de conferir os registros e dados em livros contábeis e balanços.

Dessa forma, é possível atestar a precisão dos registros contábeis, identificar irregularidades ou falhas de controle financeiro e até fraudes — o que é é mais comum em empresas onde há muitos sócios.

O objetivo, ao final, é determinar a realidade financeira do negócio, de modo seguro e transparente. Assim, os gestores conhecerão os problemas e suas causas, e receberão instruções sobre consequências e como corrigir os erros no orçamento.

Na Uniderp, por exemplo, os estudantes podem colocar em prática seus conhecimentos na área. No Núcleo Contábil Fiscal aberto ao público, os alunos auxiliam contribuintes na Declaração do Imposto de Renda todos os anos:

Contabilidade ambiental

O profissional que atua nesse ramo realiza o controle e planejamento do orçamento relacionado ao meio ambiente, a fim de validar o desempenho ambiental da empresa.

Destacam-se os custos ambientais (gastos com a proteção ao meio ambiente), perdas ambientais (gastos para cobrir acidentes ou imprevistos), ativos ambientais (bens e direitos ambientais) e passivos ambientais (valores reservados pela empresa para preservar ou proteger o meio ambiente), entre outros.

Contabilidade gerencial

O contador que atua na área gerencial tem como responsabilidade registrar e analisar todas as operações financeiras e patrimoniais de uma empresa ou instituição, assim como acompanhar as transações, fornecendo dados reais para a tomada de decisões.

Ensino

O profissional formado em Ciências Contábeis também está apto para dar aulas em cursos técnicos ou curso de graduação da área financeira, assim como montar treinamentos para funcionários de empresas da área de Contabilidade.

Perícia contábil

A palavra “perícia” vem do latim peritia, que significa conhecimento adquirido pela experiência. Essa é uma área exclusiva do Contador, mas para tanto é necessário que o profissional seja registrado no Conselho Regional da Contabilidade e indicado por um juiz para fazer o laudo pericial.

Na perícia, o profissional analisa todas as transações financeiras de um negócio, empresa ou instituição, a fim de encontrar informações que comprovem se houve algum tipo de erro ou fraude.

Planejamento e controladoria

O contador, a fim de realizar o planejamento financeiro, analisa ações de diversas áreas de uma empresa ou da vida de uma pessoa. O objetivo é propor medidas que equilibrem as contas para melhorar a rentabilidade da empresa ou a vida financeira do indivíduo.

Quer entender ainda melhor o que um Contador faz? Assista ao nosso vídeo sobre o assunto:

Por que cursar a graduação em Campo Grande, no MS?

Segundo o CFC (Conselho Federal de Contabilidade), em uma notícia de 2016, a Contabilidade é a quarta profissão que mais cresce mundialmente. Afinal, qualquer negócio, empresa, empreendimento, mercado, instituição ou pessoa envolve contabilidade, visto que essa é uma ciência aplicada, de natureza econômica.

Além disso, de acordo com o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) a contabilidade está entre as seis profissões que mais conquistaram vagas no mercado de trabalho em 2018 no Brasil, em relação ao nível de graduação superior. Estima-se que cerca de 17 mil vagas foram abertas e preenchidas. Essa mesma pesquisa apontou que os profissionais formados em Ciências Contábeis figuram em quarto na lista dos mais bem remunerados do país.

Esses são dados que confirmam que a Contabilidade é uma ótima escolha para quem gosta e pretende seguir na área. Mas afinal, por que fazer Ciências Contábeis em Campo Grande, no MS? Primeiramente porque essa cidade abriga a Uniderp, faculdade de renome na região e que começou a sua história em 1974.

Além disso, o estado do MS tem uma das menores taxas de desemprego do país. Campo Grande ainda oferece excelente infraestrutura para se viver com qualidade e segurança. Por fim, essa cidade é considerada uma das que oferecem melhores oportunidades de emprego!

Com uma média salarial de R$4.113,69, a carreira em Ciências Contábeis pode ser promissora para você! Mas não se esqueça de que, para atuar, é necessário ter concluído a graduação. Na Uniderp, você ainda pode escolher em qual modalidade presencial, além de ter acesso ao canal Conecta, para já sair da faculdade empregado!

Então, que tal conhecer o curso de Ciências Contábeis da Uniderp? Entre em contato conosco e verifique todas as facilidades de pagamento que a faculdade oferece!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

bolsas enem
cursos uniderp

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content