Pensando em fazer Odonto em Campo Grande? Leia este artigo!

odonto em campo grande ms

Desconto nota do Enem

Se você deseja atuar em uma área tradicional da área da Saúde, talvez possa se interessar pelo curso de Odonto em Campo Grande. A Odontologia é um ramo com grande credibilidade e importância, uma vez que lida com questões de saúde que impactam tanto a boca quanto o organismo em geral.

Cada vez mais os dentistas vêm ganhando destaque no mercado. Isso porque, além de manterem a boca saudável, também podem realizar procedimentos estéticos. São muitos setores com excelentes oportunidades para quem deseja construir uma carreira promissora.

Interessante, não é mesmo? Para descobrir se essa área é a ideal para você, continue lendo! Veja por que o curso de Odontologia é uma boa opção, quais são as áreas mais promissoras e confira como escolher uma boa faculdade para se formar com grandes oportunidades no mercado de trabalho!

Por que fazer o curso de Odontologia em Campo Grande?

A preocupação com a saúde bucal no Brasil vem aumentando nos últimos anos, em especial em Campo Grande. Uma prova disso é que em 2019 o município foi reconhecido como um dos melhores do país no quesito investimento em saúde bucal.

Campo Grande concorreu ao Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, e ficou entre os quatro melhores municípios com população acima de 500 mil habitantes. Ou seja, a cidade reconhece e valoriza os profissionais de Odontologia, abrindo muitas portas para quem opta por essa graduação.

Por isso, fazer um curso de Odonto em Campo Grande é uma excelente oportunidade de construir uma carreira de sucesso. Além de garantir um bom salário, essa graduação é uma das mais respeitadas e tradicionais, trazendo credibilidade.

Você pode construir uma boa carreira em Odontologia e, para que não tenha mais dúvidas, veja alguns motivos que comprovam as vantagens de optar por esse ramo!

Alta demanda do mercado de trabalho

Conforme citamos, a procura por planos odontológicos vem crescendo no Brasil, o que por si só mostra boas oportunidades para quem decide fazer uma faculdade de Odontologia. Além disso, o Brasil já ocupa o quarto lugar no mundo em procedimentos realizados por ano.

E essa procura por procedimentos terapêuticos e estéticos aumentou em função das novas tecnologias, que tornaram os tratamentos mais rápidos, eficazes e indolores. O mercado tem movimentado cerca de R$ 38 bilhões anualmente, com uma lucratividade que varia entre 25 a 40%.

Novas áreas estão em evidência e precisando de especialistas. Esse é o caso da Odontologia Estética, que envolve técnicas para tratar a dentição e a face de um modo geral. Para isso, muitas vezes, é preciso do Ortodontista. Ainda, a procura por implantes dentários tem aumentado significativamente.

Sendo assim, você encontrará várias oportunidades, podendo trabalhar para si mesmo, em clínicas e hospitais ou fazer concursos públicos ou seguir carreira militar — uma vez que as Forças Armadas também contratam profissionais dessa área.

Chance de montar o próprio negócio

Aqueles que preferem empreender abrindo seu próprio negócio também têm essa oportunidade com a faculdade de Odontologia. O recém-formado pode montar uma clínica em parceria com outros profissionais ou ter o seu consultório exclusivo. Outra possibilidade é aderir a uma franquia.

De toda forma, você trabalhará para si mesmo, investindo em algo que é seu. Essa é uma boa opção para quem não deseja ficar dependente do mercado de trabalho e quer buscar as próprias oportunidades, com maiores chances de rentabilidade e crescimento.

Procura por procedimentos estéticos

Você sabia que o Conselho Federal de Odontologia (CFO) regulamentou a realização de alguns procedimentos estéticos por dentistas? Esse é o caso da aplicação de toxina botulínica, o preenchimento facial e o lifting sem cirurgia (fios de sustentação).

Com isso, a procura por procedimentos estéticos no consultório do dentista foi uma das responsáveis pelo crescimento do setor. Porém, para realizar esses tratamentos, é preciso ser um especialista da área, então, é um mercado em crescimento que precisa de profissionais.

Boa remuneração

Conforme explicamos, a rentabilidade para quem deseja apostar em Odontologia varia de 25 a 40%. Para dentistas assalariados, a média em Campo Grande é de R$ 4.776,00, mas quem decide abrir a própria clínica pode alcançar uma renda maior.

Tour pela prova do Enem

Ela também varia em função da área do profissional, pois quanto mais “nobre” a especialização, digamos assim, maior é a remuneração. O trabalho também é mais valorizado de acordo com as especializações, certificações, técnicas e tecnologias empregadas no atendimento.

Diversas opções de especialidades

Da mesma forma como acontece em Medicina, se você fizer um curso de Odonto em Campo Grande, poderá optar pela área que mais desperta o seu interesse, ou aquela em que você encontre boas oportunidades. Aqui, é preciso pensar a respeito das realizações profissionais e pessoais.

Todo graduado em Odontologia pode atuar como Clínico Geral, mas para se tornar um especialista, pode optar por áreas como:

  • Endodontia;
  • Ortodontia;
  • Cirurgia;
  • Periodontia;
  • Odontopediatria;
  • Implantodontia;
  • Dentística;
  • Odontologia estética;
  • Odontogeriatria.

Além disso, você pode ter especializações dentro dessas áreas. Esse é o caso de um Ortodontista, que pode ser credenciado para trabalhar com um tipo específico de aparelho, como os alinhadores invisíveis.

Quais são as áreas mais promissoras da Odontologia?

Conforme você viu até aqui, fazer um curso de Odonto em Campo Grande é realmente uma boa escolha e, de fato, pode ajudar você a construir uma carreira de muito sucesso. Mas também apresentamos diversas opções de especializações, então, por qual delas optar?

Para ajudar, apresentamos aqui as áreas que estão em alta, falando brevemente o que cada um dos especialistas faz. Veja!

Implantodontia

Essa é a área responsável pelos implantes dentários. Envolve tanto pesquisas e desenvolvimento quanto o tratamento em si. Esse ramo tem ganhado destaque pelas inovações que surgiram, tornando os procedimentos mais acessíveis. Também pela desmistificação dos implantes, que populariza o tratamento.

Ortodontia

O Ortodontista é o profissional responsável pelas correções na posição dos dentes e dos ossos da face, alinhando as arcadas para alcançar resultados funcionais e estéticos. Com as novas tecnologias e aparelhos, esse mercado de trabalho cresceu bastante, em especial por proporcionar tratamentos mais discretos e confortáveis.

Odontologia estética

A Odontologia estética envolve procedimentos para deixar os dentes mais bonitos e técnicas que trabalham a face de um modo geral. O objetivo é alcançar a harmonização facial, a fim de que todo o conjunto esteja simétrico, agradável e funcional. Assim, é possível valorizar a aparência e evitar problemas nas estruturas bucais e faciais dos pacientes.

Odontopediatria

A primeira consulta Odontológica de uma criança deve acontecer assim que ela nasce, e os pais estão sendo conscientizados da importância desse acompanhamento precoce. Por isso, há necessidade de profissionais especializados no atendimento de crianças, fazendo da Odontopediatria uma área muito promissora.

Odontogeriatria

A população idosa vem crescendo cada vez mais no Brasil e, junto com a longevidade, surgiu a necessidade de profissionais que atendam pessoas nessa faixa etária. O cuidado com os dentes tem sido uma preocupação para elas. Assim, a Odontogeriatria é um ramo que tem bastante demanda de público e precisa de especialistas.

Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial

O cirurgião especializado em Traumatologia Buco-maxilo-facial é aquele que realiza intervenções para reconstruir a face em casos de traumas e lesões. Ele também realiza procedimentos que objetivam a melhor funcionalidade dos maxilares e a valorização estética — quando há desalinhamentos e assimetrias ósseos.

Como escolher uma boa faculdade para cursar Odontologia?

Para escolher qual especialização seguir, ao fazer um curso de Odonto em Campo Grande você apenas precisa considerar as suas preferências, fazer um estudo da atuação do profissional e uma análise de mercado, definindo o que pretende para sua carreira. Mas antes, é necessário escolher uma boa faculdade.

O ideal é optar por uma instituição que ofereça diversas atividades práticas, como a Uniderp, que conta com uma infraestrutura completa de laboratórios para seus alunos. Afinal, você precisará ir muito além da teoria para conhecer o dia a dia da profissão e saber como realizar os tratamentos — sem deixar de lado a sua segurança e a do seu paciente.

Estamos falando de uma área médica e, como tal, é necessário ter vivência. Sendo assim, procure uma instituição que ofereça essa oportunidade para os seus alunos, que tenha credibilidade no mercado, uma grade curricular vasta e um corpo docente de especialistas.

Seguindo essas dicas você fará o melhor dos cursos de Odonto em Campo Grande, se formando como um excelente profissional. Então, basta escolher qual área seguir e começar a atuar, tendo a certeza de que em qualquer uma delas alcançará credibilidade e maiores chances de sucesso!

Quer saber mais sobre o curso de Odontologia em Campo Grande? Entre em contato conosco para conferir detalhes e esclarecer suas dúvidas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados