Gestão da Tecnologia da Informação: como trabalhar na área?

profissional de gestão da informação

O mercado da Gestão de Tecnologia da Informação (TI) é um dos mais aquecidos da atualidade. Os investimentos das empresas em automação de processos, tomada de decisão baseada em dados, expansão dos negócios para e-commerce, entre outros, valorizam o profissional da área.

Não por acaso, esse é um bom momento para você aproveitar as oportunidades. A valorização reflete-se principalmente nos vencimentos. Segundo a Catho, o salário do analista de TI pleno é de R$ 3.117,88*, já o gerente recebe R$ 9.657,65*. Logo, o seguimento traz ótimas perspectivas de crescimento e de remuneração.

Logo abaixo, você encontra as melhores dicas para trabalhar na área e ser um profissional desejado pelas empresas. Continue lendo!

Como trabalhar em Gestão da Tecnologia da Informação?

A gestão de Tecnologia da Informação é responsável pelos processos e recursos relacionados à aquisição, ao uso e à manutenção de softwares e de hardwares.

Seu papel pode ser exercido tanto em empresas de tecnologia como naquelas que, não sendo da área, usam as ferramentas em suas atividades. Em Campo Grande/MS, por exemplo, esse segundo caso acontece com bastante frequência com a tecnologia na Medicina e a tecnologia na Agronomia.

Aliás, o trabalho pode variar também internamente. Por exemplo, em uma grande organização, pode existir um gerente de TI relacionado a projetos, outro para segurança de informação e assim por diante. Já em uma pequena empresa, é mais comum o mesmo profissional cuidar de todas as áreas.

A migração de um cargo mais operacional para uma posição de gestão tem a graduação de nível superior como principal via de acesso, como ao cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Ciências da Computação.

Quais são as características de um profissional dessa área?

Para aproveitar as oportunidades do mercado de trabalho em Campo Grande/MS, é preciso mesclar o conhecimento técnico com habilidades de gestão, liderança e comunicação. Resumidamente, o gestor de TI é alguém que soma competências de informática com habilidades de relacionamento humano e de administração.

Também são diferenciais a organização e o pensamento estratégico. Um departamento de TI coordena inúmeros projetos e atividades simultâneas, de modo que o gestor deve ser organizado. Igualmente, precisa estar alinhado com os objetivos do negócio, tendo pensamento e visão estratégicos.

Como se destacar na carreira?

O destaque na carreira de gestor de TI depende da capacidade de atender às exigências de mercado. Dentro desse objetivo, existem inúmeras práticas para ganhar empregabilidade e, assim, disputar as melhores vagas.

Invista em qualificação

O ponto de partida é a qualificação. Aqui na Uniderp, temos três cursos para formar profissionais de excelência para área:

Nas páginas dos cursos, você encontra todas as informações sobre o mercado de trabalho, duração, disciplinas e benefícios das graduações.

Elabore um bom currículo

Outro cuidado é usar boas ferramentas para elaborar o currículo, diferenciando os contextos em que ele será visto: candidatura, LinkedIn, redes sociais pessoais etc.

Aliás, um dos diferenciais dos cursos aqui da Uniderp são as Certificações com Parceiros, em que você pode fazer cursos da HUAWEI ICT Academy, AWS Academy, AWS Educate e CISCO, recebendo “selos de qualidade” para suas competências.

Mantenha-se em constante atualização

Como softwares e hardwares mudam, torne-se alguém sempre disposto a aprender. Uma boa combinação entre a base construída na graduação e o estudo continuado colocam o profissional em evidência.

Aposte no networking

Por fim, invista na construção de relacionamentos profissionais. O setor de TI é muito voltado para o trabalho colaborativo, e as indicações são uma forma bastante eficiente das empresas encontrarem pessoas qualificadas e inseri-las em projetos.

Na Uniderp, vale ressaltar, o curso considera as exigências de mercado, reunindo diferenciais como qualidade do corpo docente, parcerias para certificações, auxílio exclusivo ao estágio e emprego pelo Canal Conecta e atualização constante dos cursos.

Sendo assim, se você busca uma oportunidade no segmento de Gestão de Tecnologia da Informação, nosso curso oferece todas as condições para você ingressar e destacar-se nesse mercado, aproveitando as oportunidades e os bons salários.

Então, agora que você já conhece um pouco mais sobre a área, inscreva-se em um dos cursos na página do vestibular Uniderp!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

cursos uniderp

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content