Quais as oportunidades para quem cursa Farmácia em Campo Grande?

estudantes do curso de farmácia

O mercado de trabalho para quem cursa Farmácia em Campo Grande é amplo e oferece muitas oportunidades em diversos setores. Quem se forma na área já percebe um mercado aquecido, pois a indústria farmacêutica teve o maior crescimento dos últimos 5 anos, chegando a quase 10% de evolução.

Além disso, outros fatores contribuem para os bons resultados do setor. A preocupação com a sustentabilidade e o envelhecimento populacional no Brasil, por exemplo, fazem com que seja necessário investir em saúde e buscar novas soluções para os problemas que podem surgir no futuro.

Em Campo Grande, isso se reflete nas boas oportunidades de emprego que surgem a cada dia. Sites como Catho e Banco Nacional de Empregos oferecem vagas efetivas com salários de até mais de R$ 4 mil.

Continue a leitura e conheça as principais áreas para quem cursa Farmácia em Campo Grande atuar!

Farmácia Veterinária

Essa carreira é direcionada para um nicho de mercado específico. A importância da área é grande devido ao aumento das normas que impactam as indústrias que produzem produtos veterinários (especialmente medicamentos), causando o mesmo grau de exigências para aquelas que produzem remédios para uso humano.

Isso amplia a possibilidade de trabalho do farmacêutico especializado em produtos veterinários em Campo Grande. Outro fator relevante é o maior investimento das famílias voltado para os cuidados prestados aos animais de estimação — o que abre espaço para a expansão das redes de farmácias e laboratórios especializados em análises clínicas veterinárias, especialmente em cidades de médio e grande porte.

Para atuar nesse segmento, é importante ter perfil multidisciplinar, com conhecimentos em análises clínicas, farmacotécnica, tecnologia farmacêutica e farmácia clínica. Afinal, esse profissional pode trabalhar em diversas áreas do mercado veterinário, por isso, fazer um estágio é uma boa opção para descobrir se esse segmento combina com você.

Farmacovigilância

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a Farmacovigilância como a atividade e ciência referentes à avaliação, identificação, preservação e compreensão de efeitos adversos ou outros problemas relativos ao uso de medicamentos.

Cabe ao profissional da área identificar, monitorar e avaliar a ocorrência dos efeitos prejudiciais relacionados ao uso dos medicamentos vendidos no mercado brasileiro. O objetivo é assegurar que os benefícios do uso desses fármacos sejam maiores do que os riscos que eles podem causar.

Além dos efeitos adversos relacionados aos medicamentos, são assuntos importantes para a Farmacovigilância:

  • reações adversas causadas pela baixa qualidade de medicamentos;
  • inefetividade terapêutica;
  • uso de remédios para indicações não aprovadas no registro;
  • erros de medicação;
  • uso abusivo de fármacos;
  • interações e intoxicações medicamentosas.

Gestão Farmacêutica em Empresas

Quem faz faculdade de Farmácia em Campo Grande pode virar gestor e atuar no nível tático ou estratégico de qualquer empresa do setor farmacêutico. Ao trabalhar nesse cargo, o profissional une os conhecimentos de gestão ao tecnicismo das áreas da farmácia para obter bons resultados corporativos.

A carreira é muito valorizada nos grandes centros urbanos, especialmente em Campo Grande, onde estão localizadas empresas de grande porte. Ser gestor exige do farmacêutico conhecimentos aprofundados em administração empresarial, visão estratégica, capacidade de realizar tarefas administrativas e algumas habilidades, como comunicação e liderança.

É fundamental que esse profissional tenha competências voltadas para o trabalho em equipe. O papel da gestão farmacêutica é oferecer as melhores condições para que os colaboradores realizem seus trabalhos, além de elaborar indicadores para medir a eficiência deles.

Controle de Qualidade Ambiental

O farmacêutico ambiental vem sendo cada vez mais requisitado pelo mercado de trabalho. No contexto atual, as exigências relacionadas ao controle ambiental aumentam a cada dia, exigindo profissionais capacitados para atuar nesse setor.

Um campo de atuação promissor dentro do Controle de Qualidade Ambiental é o tratamento de água e esgotos industriais. O aumento da regulação ambiental faz com que as empresas invistam cada vez mais na área. Se optar por seguir carreira no controle ambiental de indústrias cosméticas e farmacêuticas, existem oportunidades em grandes cidades, caso de Campo Grande.

Ser especialista e atuar com potabilidade, controle de qualidade, tratamento de água e controle ambiental exige do farmacêutico habilidade para tarefas analíticas, capacidade de concentração, conhecimentos aprofundados em microbiologia e química, além de boa organização. Essa carreira é regulamentada pela Resolução 463, do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e pode ser exercida por todos que concluíram a graduação em Farmácia.

Bioquímica Clínica

A carreira clínica é muito procurada por quem faz o curso de Farmácia em Campo Grande. Além de trabalhar em empresas, quem se interessa pela Bioquímica Clínica tem a possibilidade de empreender no setor, abrindo seu próprio laboratório de análises clínicas.

Para ter sucesso na carreira, é fundamental ser proficiente em bioquímica, biologia molecular, controle interno e externo da qualidade laboratorial, citologia e citopatologia, endocrinologia básica e clínica, além de ter bons conhecimentos em química instrumental e analítica.

A Bioquímica Clínica exige do farmacêutico habilidades para tarefas analíticas e capacidade de concentração. O inglês é essencial e o espanhol é um diferencial importante para essa carreira. Se você não sabe como conseguir uma oportunidade na área, aqui na Uniderp, temos a parceria com o canal Conecta, que ajuda alunos e ex-alunos a conseguirem o primeiro emprego.

Farmácia Clínica e Hospitalar

A Lei n° 13.201/14 garante a presença do farmacêutico nas farmácias e ainda declara o estabelecimento como sendo de saúde. Com isso, os farmacêuticos especializados em Farmácia Clínica e Hospitalar vêm sendo cada vez mais valorizados pelo mercado de trabalho de Campo Grande.

O profissional que segue essa carreira pode prestar serviços clínicos farmacêuticos, como fazer a revisão da farmacoterapia, acompanhamento farmacoterapêutico e conciliação terapêutica. Quem quer seguir essa área pode atuar até mesmo fora dos grandes centros urbanos.

Ser especialista em Farmácia Clínica e Hospitalar exige que o profissional tenha habilidades de comunicação, perfil multidisciplinar, capacidade de interagir com os pacientes e de tomar decisões, além de ter conhecimentos aprofundados em patologia, farmacoterapia, fisiologia humana e farmacologia. Ter fluência em línguas estrangeiras é importante para acessar a literatura técnica da área.

Um ponto importante é que, para atuar nessas áreas, é necessário fazer uma faculdade, pois apenas o ensino técnico não é suficiente. A graduação prepara o profissional para atuar de forma ética e competente, além de ajudar a desenvolver habilidades sociais e a aumentar seu networking.

Então, se você quer trabalhar com Farmácia em Campo Grande, não deixe de fazer o vestibular da Uniderp! Entre agora mesmo em contato conosco e não deixe essa oportunidade passar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

bolsas enem
cursos uniderp

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content