Por que fazer enfermagem em Campo Grande? Confira 5 vantagens

enfermagem em campo grande

Quando o assunto é entrar em uma faculdade na área da Saúde, o curso de Enfermagem costuma ser uma das primeiras opções que passam pela mente de muitos estudantes.

E com razão: além de ser uma formação mais curta do que Medicina, o mercado de trabalho para enfermeiros cresce constantemente no Brasil. Por isso, se você pensa em fazer Enfermagem em Campo Grande, vamos contar, neste artigo, todos os benefícios dessa escolha!

Vale a pena estudar Enfermagem na faculdade?

Uma das primeiras dúvidas de quem pretende se tornar um enfermeiro é sobre a graduação: afinal, sabendo que existem cursos técnicos na área, será que realmente vale a pena entrar na faculdade de Enfermagem?

Caso você já tenha se perguntado isso, chegou a hora de saber a verdade! Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, as diferenças entre essas duas formações vão desde a grade curricular até as formas de atuação.

Ao fazer o curso técnico, os conteúdos são abordados de forma mais superficial e com foco nas atividades práticas. Por conta disso, os técnicos não realizam as mesmas atividades feitas por quem opta pela faculdade de Enfermagem e normalmente são supervisionados por profissionais com ensino superior. Por outro lado, quem faz a graduação pode ocupar cargos mais altos por ter mais conhecimento da área.

Como é a faculdade de Enfermagem?

Viu o quanto é importante investir em uma boa faculdade de Enfermagem? Certo, então agora é o momento de descobrir o que você vai aprender ao longo dos semestres do curso!

Para começar, vale a pena saber que o curso de Enfermagem tem duração média de quatro a cinco anos e, na maioria das vezes, é oferecido na modalidade presencial, o que permite maior contato com a profissão.

Durante toda a formação, os futuros enfermeiros desenvolvem muitas habilidades essenciais para a atuação profissional. Por esse motivo, o curso mescla aulas teóricas e práticas, a fim de adquirir todo o conhecimento necessário sobre o corpo humano, as principais doenças existentes, as formas de tratamento e as técnicas utilizadas para a manutenção da saúde das pessoas.

Assim como em outros cursos da área, como Biomedicina e Farmácia, algumas matérias ensinadas na faculdade são amplas e relacionadas com diversos conceitos da biologia.

No entanto, a graduação em Enfermagem também tem disciplinas específicas para todos os segmentos da carreira. Se você ficou curioso para saber um pouco mais sobre a grade curricular, já pode começar a comemorar, pois nós trouxemos um spoiler para você!

  • Anatomia Humana;
  • Bioestatística;
  • Bioquímica;
  • Imunologia;
  • Fisiologia Humana;
  • Genética;
  • Farmacologia;
  • Saúde Coletiva;
  • Microbiologia;
  • Administração Aplicada à Enfermagem;
  • Epidemiologia;
  • Parasitologia;
  • Metodologia de Pesquisa.

Além do aprendizado em sala de aula e nas atividades feitas nos laboratórios, outro ponto importante do curso de Enfermagem é o estágio, obrigatório nos anos finais da graduação. Porém, ele também pode ser feito de forma não obrigatória desde o início da vida acadêmica. Ou seja: é uma forma de aprender cada vez mais, adquirir experiência profissional e ter sua própria renda durante a faculdade.

Como está o mercado de trabalho em Campo Grande?

Não dá para negar: o Mato Grosso do Sul teve um forte desenvolvimento nos últimos anos, o que o levou a se tornar o estado com maior crescimento no país ao longo de uma década.

Dessa forma, o mercado de trabalho para Enfermagem em Campo Grande também passa por expansão, o que permite maior empregabilidade. Então, quer saber quais as maiores vantagens de fazer esse curso em Campo Grande? Confira agora mesmo!

1. Eventos que fomentam o mercado de trabalho

Workshops, palestras e feiras são ótimas maneiras de gerar mais visibilidade para uma profissão, e a Semana da Enfermagem, realizada anualmente pela Uniderp, é uma dessas atividades que fomentam o setor na cidade. A qualificação é voltada para estudantes e profissionais da saúde e, por isso, conta com palestras, mesas-redondas e discussões com especialistas, o que agrega ainda mais conhecimento aos futuros enfermeiros.

2. Variedade de áreas de atuação em Enfermagem

Pelo fato de Enfermagem ser um dos cursos de graduação mais procurados no Brasil, talvez você pense que a profissão já está saturada e que não há espaço no mercado de trabalho, mas esse é um grande engano.

A verdade é que a procura por enfermeiros é cada vez maior, não somente por serem profissionais indispensáveis em hospitais, em clínicas e em laboratórios, mas, principalmente, por conta da diversidade de opções para atuar nessa carreira.

Além dos segmentos tradicionais, como os cuidados com Saúde da Família, trabalho em UTI e atendimentos na ala de emergência, é possível realizar atendimento home care, trabalhar com Enfermagem do Trabalho, Enfermagem Obstetrícia, Enfermagem Oncológica, entre outras áreas.

3. Salário acima da média

Se você está em busca de um bom salário, eis mais um motivo para estudar Enfermagem em Campo Grande! Em geral, a remuneração média para enfermeiros é maior que a de outras carreiras que também exigem ensino superior.

Além disso, no caso da capital do Mato Grosso do Sul, o valor mensal que um profissional dessa área costuma receber é de aproximadamente R$3.500 — acima da média nacional.

4. Boas instituições com custo acessível

A cidade de Campo Grande conta com instituições de ensino que oferecem uma estrutura de qualidade e excelente formação, como é o caso da Uniderp, e o melhor de tudo é que as mensalidades são acessíveis. Também vale lembrar que existem formas de pagar ainda menos na graduação aqui da Uniderp, seja por meio de descontos, seja garantindo uma bolsa de estudos do Prouni.

5. Possibilidade de se especializar

Não tem jeito: quando você gosta da sua profissão, a tendência é que queira saber cada vez mais sobre ela! E, estudando em Campo Grande, é possível fazer pós-graduação em Enfermagem, o que vai ampliar sua bagagem de conhecimento profissional e tornar seu currículo muito mais completo. Ou seja: é a sua chance de se destacar cada vez mais na sua área!

Onde fazer Enfermagem em Campo Grande?

Percebeu que Enfermagem realmente é a carreira certa para você? Sendo assim, chegou o momento de escolher uma faculdade para estudar, afinal, o local onde vai estudar faz toda a diferença na hora de se tornar um bom profissional e construir a carreira de sucesso que você sempre quis.

Portanto, é preciso levar em consideração aspectos como a infraestrutura da universidade, se ela possui os laboratórios necessários, os professores que compõem o corpo docente e, inclusive, a nota obtida nas avaliações do MEC.

Quer uma dica? Você pode encontrar todos esses benefícios na Uniderp, que oferece o curso de Enfermagem com a grade curricular que acompanha as inovações do mercado para essa área e permite que os estudantes desenvolvam todas as habilidades necessárias durante a graduação.

Por isso, se você ainda não decidiu onde vai fazer seu curso de Enfermagem, entre em contato com a Uniderp e saiba mais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

bolsas enem
cursos uniderp

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content