Competências profissionais: o que são e como desenvolver?

competências profissionais

Desconto nota do Enem

Você sabia que as competências profissionais podem ser desenvolvidas e aprimoradas antes mesmo de se conseguir o primeiro emprego? Isso acontece porque elas são habilidades que aprendemos durante a vida toda e, consequentemente, aplicamos no nosso dia a dia para melhorar o desempenho, seja no trabalho, seja nos estudos.

Independentemente do seu perfil — se você já tem um emprego, abriu o próprio negócio, está começando a vida acadêmica, entre outros —, ao conhecer melhor as competências importantes para a sua carreira, dá um passo fundamental para o sucesso.

Mas você sabe o que são competências profissionais? Quer entender melhor como tudo isso funciona? Continue com a gente e saiba mais!

Entenda o que são as competências profissionais

As competências profissionais são habilidades relacionadas com rotina no mercado de trabalho em concomitância com os conhecimentos adquiridos durante a vida estudantil, principalmente no meio acadêmico.

Fazem parte dessas competências as qualificações adquiridas na faculdade, assim como as experiências vividas ainda durante os estudos, nos estágios e empregos. Ou seja, elas também estão ligadas às necessidades do mercado de trabalho. 

O perfil profissional é outro quesito que se faz diante dessas características. Sendo assim, elas podem ser assimiladas e desenvolvidas de acordo com a vaga almejada.

Confira alguns exemplos de competências profissionais

Cada profissão tem suas especificidades. Porém, alguns saberes são compartilhados entre todas elas, como a facilidade com tecnologia e a inteligência emocional. O que as diferencia é a divisão entre comportamento e técnica. Veja alguns exemplos de competências profissionais!

Competência Comportamental

Como o próprio nome propõe, essas são habilidades que desenvolvemos no âmbito pessoal. Sendo assim, elas estão relacionadas com o modo como agimos e lidamos com as emoções no ambiente de trabalho.

Os recrutadores se baseiam muito nesse aspecto na hora da entrevista, identificando atributos como:

  • ética;
  • liderança;
  • capacidade de trabalhar em equipe;
  • inteligência emocional;

Competência Técnica

As competências comportamentais são de extrema importância para o convívio profissional. Porém, sozinhas elas não são suficientes para garantir a produtividade e o sucesso de um negócio. Na procura por um emprego, as competências profissionais no currículo explícitas são as técnicas.

Tour pela prova do Enem

Nesse sentido, elas são cruciais e entre as mais cobiçadas no mercado, destacamos:

  • conhecimentos da graduação;
  • curso de idiomas;
  • habilidades digitais;
  • atuação com áreas específicas.

Você deve ter percebido que essas competências são desenvolvidas por meio de cursos, treinamentos e outras experiências profissionais, não é mesmo? Nesse caso, mais do que a busca pelo autodesenvolvimento, elas dependem do investimento na sua carreira.

Descubra como desenvolver as competências profissionais

Para desenvolver as competências, é preciso conhecer mais sobre você e, principalmente, como funciona o mercado de atuação que almeja. As técnicas, como vimos, podem ser adquiridas de várias maneiras. No entanto, gostaríamos de destacar a importância da faculdade para a conquista.

Com a Uniderp, você não precisa esperar a formatura para começar a trabalhar e aprender algumas dessas famosas habilidades. Oferecemos parcerias exclusivas para nossos estudantes, como o portal de empregabilidade Canal Conecta. Também indicamos que você conheça um pouco mais sobre a FUNSAT Campo Grande, uma fundação especializada na colocação e recolocação de trabalhadores. 

Além disso, outra dica é a procura por vagas em startups em Campo Grande, um tipo de negócio em que as competências profissionais são muito valorizadas. Ainda na ajuda por vagas de emprego, também recomendamos o FUNTRAB Campo Grande — órgão responsável pela gestão das políticas públicas de Trabalho, Emprego e Renda na região.

Veja como as competências profissionais podem ajudar você na rotina de trabalho

A sua atuação em áreas específicas é incentivada não apenas pelos professores durante o curso superior. Também há a motivação da realidade do mercado de trabalho, que busca cada vez mais pessoas com habilidades suficientes para a realização tanto das atividades básicas quanto das especializadas.

De um modo simplificado, ao adquirir ou aprimorar o máximo de competências ainda na faculdade, você aumenta as suas chances no mercado e ainda ganha conhecimentos para a vida toda.

Conheça a Uniderp!

As competências profissionais colaboram com o desenvolvimento do negócio e do profissional. Por isso, a escolha por uma faculdade de qualidade interfere de maneira muito positiva e é uma forte aliada nesse progresso. Por isso, aqui na Uniderp, você encontra uma infraestrutura pronta para oferecer uma formação completa e qualificada.

Que tal já começar na busca por essas habilidades agora mesmo? Descubra como o Centro de Integração Escola-Empresa da Uniderp pode ajudar você nessa conquista.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados