Quais são as áreas da Odontologia? Conheça os principais setores de atuação!

odontologia e estética

Desconto nota do Enem

Hoje em dia, as áreas da Odontologia estão em alta no Brasil. Antes de mais nada, vale dizer que elas não fogem muito da função geral do dentista. Entretanto, alguns desses setores são bem essenciais para a saúde bucal de modo geral.

Quais são as áreas de atuação da Odontologia que estão em alta?

Como você já sabe, odonto é o campo que trata da saúde bucal. Do mesmo modo, a profissão se dedica a tratar problemas nos ossos da face e nos dentes. Além disso, pode-se dizer que é uma das áreas mais bem pagas do Brasil.

Para se tornar um bom dentista, no entanto, o caminho não é muito fácil. Afinal, é preciso muito estudo muito além dos cinco anos de curso da faculdade. Por fim, as áreas em alta para trabalhar hoje em dia são:

  • Radiologia Odontológica;
  • Implantodontia;
  • Odontopediatria;
  • Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-faciais;
  • Ortodontia;
  • Odontologia Estética.

Qual é o perfil profissional de um dentista?

De início, as várias áreas da Odontologia lidam muito com objetos delicados, de tamanho milimétrico. Dessa forma, é crucial que a pessoa saiba se concentrar ao longo do seu ofício.

Outros pontos fortes que o mercado dessa profissão valoriza incluem boa relação com pessoas. Além disso, virtudes como saber analisar bem as situações e atuar de forma ética também são bem vistas.

Radiologia Odontológica

Esse campo foca em fazer uso da radiologia para analisar pontos um pouco mais específicos. Dessa forma, basta uma dose pequena e segura de radiação para ver regiões como:

  • Face;
  • Maxilar;
  • Mandíbula;
  • Boca;
  • Dentes.

Em geral, os profissionais dessa área trabalham com o recurso para vários fins diferentes. Por exemplo, ver as estruturas anatômicas, verificar tumores ou inflamações e para planejar uma cirurgia.

Quais tipos de Radiologia Odontológica existem?

Entre as áreas da Odontologia, essa não tem só um tipo de exame. Assim, confira quais são todos eles, que podem variar de acordo com a intenção do profissional e a situação do paciente:

  • Digital;
  • Panorâmica;
  • Interproximal;
  • Oclusal;
  • Periapicais.

Implantodontia

A implantodontia, antes de mais nada, é um dos setores que as pessoas mais buscam. Afinal, a evolução dos recursos e tecnologia é clara, o que faz dos resultados algo mais natural.

Caso não saiba, essa é a área de odonto que se faz implantes. Acima de tudo, ela foca em reparar a mastigação e a parte estética. Do mesmo modo, ela substitui as dentaduras ou dentes perdidos.

Quais são os benefícios?

Para começar, o maior benefício está na chance de melhorar a qualidade de vida. Isso porque a medida restaura as funções de mastigação da pessoa, que pode ter perdido os seus dentes mesmo sendo jovem.

De certa forma, a parte estética é outra vantagem, visto que muita gente que perde os dentes fica com vergonha. Então, fazer um implante pode fazer com que ela recupere a sua autoestima.

Odontopediatria

Essa está entre as áreas da Odontologia com prática bem parecida com a profissão em geral. Porém, a diferença está na faixa etária desse setor, que é de bebês até adolescentes.

Isso ocorre porque os menores têm certos cuidados, já que a formação de cáries é mais comum na infância, por exemplo. Dessa maneira, o profissional desse campo deve ajudar em pontos como:

Tour pela prova do Enem
  • A gengiva do bebê antes dos dentes nascerem;
  • O jeito certo de escovar;
  • Tratar alguma sensação de incômodo;
  • Poder fazer a limpeza na região.

Como funciona a prevenção nessa fase?

Há pelo menos dois pontos em que a saúde bucal das crianças pode se resumir. A princípio, há a parte da higiene, que aborda o uso de uma pasta de dente com flúor desde o primeiro dente surgir.

O outro aspecto é quanto ao uso do aparelho, o qual pode ser feito após os 6 anos. Nesse sentido, dá para reparar os problemas nos dentes e também na estrutura do esqueleto neste local.

Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-faciais

Esta é uma das áreas da Odontologia que visa tratar as doenças da cavidade oral. Dessa forma, o profissional aqui vai poder cuidar de deformidades no maxilar e outras condições como:

  • Deformidades na face;
  • Problemas nos maxilares que incluem a hióide e a parede anterior.

Os procedimentos cirúrgicos também podem ser usados para tratar tumores, cistos e sequelas de doenças. Do mesmo modo, o foco é tratar condições que derivam de doenças sistêmicas (sífilis, tuberculose).

Essa é uma das áreas em alta que tem no dia a dia muita interação com o paciente. Como resultado, o profissional é capaz de ser eficiente tanto em cirurgias mais simples como nas mais complexas.

Ortodontia

Entre as áreas da Odontologia, a Ortodontia é a que corrige os dentes tortos. Ou seja, o objetivo é melhorar a estrutura dos ossos na região do maxilar. Acima de tudo, porque os que não estiverem bem encaixados, podem ter problemas.

Tal situação também não é muito boa de modo geral para o paciente. Afinal, isso afeta a sua qualidade de vida, o que pode prejudicar a sua aparência ou gerar condições como estas:

  • Dores de cabeça;
  • Síndrome de ATM;
  • Dor nos ombros, costas ou pescoço.

É essa uma das áreas em que o ortodontista pode indicar o uso do aparelho. A partir disso, é possível tratar mordida cruzada, sobremordida, diastema, apinhamento ou mordida aberta.

Odontologia Estética

Além de ser um dos setores em alta, é também uma das áreas da Odontologia que cresce muito. A princípio, ela também atende pelo nome de dentística e se baseia em cuidar do sorriso.

Sua função, então, pode ser útil na cosmética ou na restauração dental de cada pessoa. Dessa forma, o objetivo é restaurar e manter a estrutura dos dentes do paciente.

Em resumo, o foco da ação dessa área é dar uma cor mais agradável. Porém, não para por aí, com medidas que servem para restaurar o local após um trauma. Por fim, também trata de remover manchas decorrentes de nicotina ou bebidas ácidas.

Como a Uniderp ajuda você a conquistar seu objetivo?

A Uniderp é o melhor local para você estudar e se especializar em uma dessas áreas. Afinal, ela tem anos de tradição e vários diferenciais para os seus alunos. Por exemplo, dá apoio personalizado em um sistema moderno de ensino.

Outro ponto de destaque da faculdade é sobre a avaliação contínua em todos os semestres. Ou seja, uma forma de analisar o esforço e o desempenho dos estudantes até se formarem.

Ainda há a chance de fazer o curso dos seus sonhos em formato EAD. Além disso, terá acesso a professores qualificados que oferecem um ensino de qualidade. Então, não perca tempo e inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados