Afinal, o que faz o profissional de Agronomia?

profissional de agronomia

Desconto nota do Enem

Tirar suas dúvidas sobre o que faz a Agronomia e buscar uma faculdade são excelentes decisões de carreira. O mercado de trabalho na área é um dos mais aquecidos, principalmente pela participação do agronegócio nas riquezas nacionais, chegando a 21% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro.

As propriedades e os negócios rurais também movimentam uma cadeia de suprimentos, pois precisam comprar sementes, adubos, máquinas etc. Igualmente, os seus produtos podem ser distribuídos para indústria e comércio, até chegarem ao consumidor final — que pode estar no exterior.

Em todas essas etapas, as empresas contam com agrônomos para realizar o serviço técnico, como melhorar a produção, atuar nos setores administrativos e realizar o controle de qualidade. Continue a leitura e entenda, de uma vez por todas, o que esses profissionais fazem!

Tudo sobre o curso de Agronomia

Quais são as principais atividades do profissional de Agronomia?

O que faz a Agronomia, na prática, está relacionado ao desenvolvimento de técnicas e de métodos de aperfeiçoamento da produção agropecuária. Além disso, complementam os estudos o entendimento da gestão, logística, distribuição e controle de qualidade, que são essenciais para o profissional no dia a dia.

Não por acaso, o salário em Agronomia e as oportunidades de carreira variam bastante. Pequenos proprietários rurais, negócios rurais, indústria, empresas de logística, financeiras de crédito rural, comerciantes: há uma longa lista de potenciais contratantes.

Administração agroindustrial

As atividades de gestão de recursos e pessoas permitem que o agrônomo seja uma espécie de administrador especializado. Isto é, o profissional estuda os conceitos e as práticas contextualizados com os desafios das propriedades rurais e indústrias ligadas ao setor — diferentemente do curso de Administração, que é mais generalista.

Melhoramento animal e vegetal

O agrônomo também reúne um vasto domínio de técnicas, métodos e processos para otimizar a produtividade rural. Aqui, o trabalho é mais consultivo, uma vez que o profissional orienta os produtores sobre a maneira correta de conduzir a operação para extrair o máximo de resultado dos recursos.

Projetos de irrigação e drenagem agrícolas

Os conhecimentos abrangem a parte de construção da infraestrutura necessária para a operação rural, com domínio da tecnologia existente. Entre as áreas da Agronomia, está a montagem de projetos de irrigação e de drenagem, por exemplo.

Tour pela prova do Enem

Conservação e recuperação do solo

Outra forma de trabalhar com Agronomia é a promoção do uso sustentável dos recursos. Em meio às ações, está a orientação sobre como as pessoas devem utilizar o solo, bem como o trabalho para recuperar a capacidade de receber a produção.

Controle de qualidade de produtos agropecuários

Um último exemplo é o controle de qualidade. Isto é, o profissional utilizará métodos para avaliar os produtos, verificando se eles estão dentro ou fora dos padrões esperados. Além disso, orientará as medidas corretivas para que o produtor ou industrial promova melhorias.

Como se preparar para o que faz a Agronomia?

A faculdade de Agronomia em MS é o melhor caminho para seguir a profissão. Considerando os dados do Ministério do Trabalho até junho de 2020, o salário médio do graduado no estado é de R$ 7.074,84*, podendo chegar a R$ 15.137,05*, segundo a plataforma Salário.

O curso de Agronomia aqui da Uniderp foi montado para atender às necessidades de preparação, com professores com títulos de doutorado, mestrado e especialização. Além disso, são feitos diversos investimentos em infraestrutura para você aprender a parte prática: manejo do solo, cuidados com animais, semeadura etc.

Outro benefício exclusivo é o acesso ao Canal Conecta, em que é possível buscar vagas de estágio e emprego. Por ser uma área mais voltada para prática, as experiências adquiridas ao longo da faculdade contribuem bastante tanto para quem vai ingressar no mercado como para quem vai atuar em negócios familiares.

Você pode acessar o curso por diferentes formas de ingresso, como vestibular, uso da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e segunda graduação. Caso não consiga pagar as mensalidades, fique atento às opções de bolsa em Agronomia.

Sendo assim, se você gostou de o que faz a Agronomia, a Uniderp será a sua parceira para conquistar o objetivo de atuar na área. Uma formação de excelência e um diploma reconhecido na região são os primeiros passos para conquistar os melhores empregos.

Então, faça a sua inscrição no curso e concorra por bolsas de até 100%!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados