Agroecologia: o que é e como trabalhar na área

agroecologia

Desconto nota do Enem

Com a maior preocupação com o meio ambiente e a procura por processos de produção autossuficientes, carreiras tradicionais começam a se adaptar à Agroecologia e a entender a importância de trabalhar sem prejudicar a natureza.

O ponto forte do Brasil é a agricultura. Um dos destaques no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro foi a agropecuária, que subiu 1,3% em 2019. Por isso, é fundamental ter profissionais que consigam mesclar essa área com ecologia.

Quer saber mais sobre o assunto? Por aqui, você confere:

O que é Agroecologia?

A Agroecologia é o estudo da agricultura com base em uma perspectiva ecológica. É um tipo de prática agrícola que privilegia o uso dos recursos naturais com mais consciência, mantendo e respeitando o que a natureza oferece ao longo de todo o processo produtivo.

Essa é uma alternativa para minimizar os problemas causados pelo modelo tradicional de agricultura, que reduz a biodiversidade. Assim, a Agroecologia apresenta opções sustentáveis para que a terra continue produtiva.

Por que a Agroecologia é uma área promissora?

Um projeto de lei foi elaborado com o objetivo de criar o marco regulatório para promover a Agroecologia no Brasil. A proposta define o selo e a certificação agroflorestal a fim de habilitar os sistemas agroflorestais de base agroecológica como beneficiários de pagamentos e de incentivos por serviços ambientais.

Com isso, será possível promover a viabilidade econômica dos produtores e a segurança alimentar. Novos profissionais serão requisitados para garantir práticas agrícolas diversificadas.

Além disso, a procura por alimentos agroecológicos aumentou na pandemia. Essa mudança de hábito tende a se tornar uma tendência, o que vai exigir a atuação de profissionais qualificados na área.

Tour pela prova do Enem

Qual é o perfil do profissional de Agroecologia?

O profissional que atua com Agroecologia deve ter formação técnico-científica, com visão reflexiva e crítica, além de dominar as tecnologias na Agronomia. Sua atuação deve ser baseada na promoção da sustentabilidade sociocultural, ambiental e econômica.

Entre as suas responsabilidades, está o planejamento, a análise, a execução e o monitoramento de sistemas de produção agropecuária, de acordo com os aspectos de sustentabilidade ambiental, econômica, cultural e social de forma integrada.

É possível atuar em cooperativas, propriedades rurais, escolas técnicas, indústrias, associações e outros órgãos governamentais e não governamentais.

Como trabalhar com Agroecologia?

O primeiro passo para quem quer atuar com Agroecologia é fazer um curso de Agronomia. Essa graduação visa a formação de profissionais autônomos e com atuação criativa e crítica tanto na identificação quanto na resolução de problemas.

A Uniderp é a principal faculdade de Agronomia em MS e disponibiliza várias formas de ingresso. O objetivo do curso é formar agrônomos com visão interdisciplinar, permitindo a interação com outros profissionais de diversas áreas. Isso contribui para formar pessoas capazes de promover a recuperação de agroecossistemas e ecossistemas, conservar e preservar os recursos naturais e estimular o manejo sustentável.

Além de uma formação de excelência, quem busca vagas Agroecologia encontra boas opções no Canal Conecta. A plataforma, exclusiva de nossos alunos, reúne empresas e profissionais, sugerindo as melhores opções de trabalho de acordo com a sua formação e o seu perfil.

O mercado de trabalho em Campo Grande é favorável para quem atua com Agroecologia. Em 2019, o governo aprovou o Plano Estadual de Agroecologia, Produção Orgânica e Extrativismo Sustentável. Essa ação é fundamental para destacar e aumentar a competitividade dos produtores rurais do Mato Grosso do Sul.

A Agroecologia entende que todas as relações presentes no ciclo da agricultura são importantes. Minerais, animais, plantas, microrganismos e outras formas de vida contribuem para a produção agrícola e para a evolução humana; por isso, devem ser tratadas como partes de uma complexa e substancial estrutura.

Gostou de saber mais sobre o assunto e quer seguir carreira na área? Então, inscreva-se no vestibular da Uniderp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 40

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados