Segurança Alimentar e Nutricional: como trabalhar na área?

profissionais de segurança alimentar

A Segurança Alimentar e Nutricional é a área responsável por garantir a qualidade dos alimentos durante os processos de produção, venda e consumo. Por isso, os profissionais do ramo devem conhecer sobre saúde, regras sanitárias e ambientais, além de níveis de qualidade dos alimentos.

Agora que você já sabe o que é Segurança Alimentar e Nutricional, entenda como se tornar um profissional da área.

A área de Segurança Alimentar e Nutricional

Quem decide construir uma carreira de sucesso com especialização em Segurança Alimentar e Nutricional deve compreender os principais desafios e obrigações da profissão. Afinal, essa área é essencial para a alimentação saudável de toda a população. Por isso, conheça as funções desse profissional no mercado de trabalho.

Esse setor abrange desde a seleção das matérias-primas até a embalagem e as informações do rótulo, garantindo o consumo saudável do alimento. Sendo assim, alguns dos desafios e das obrigações do profissional são:

  • revisar e monitorar a matéria-prima;
  • cumprir com a legislação de segurança de alimentos;
  • treinar e supervisionar funcionários;
  • monitorar a condição higiênico-sanitária de todo o processo;
  • definir informações e orientações do rótulo para garantir o consumo adequado;
  • gerenciar resultados de análises de laboratórios internos e externos.

Esses são alguns exemplos, mas existem ainda outras responsabilidades desse profissional. Afinal, é função de quem atua no ramo controlar até mesmo o desperdício da água, uma vez que isso configura como desrespeito ao meio ambiente.

As oportunidades de trabalho nesse segmento

Existem vagas de Segurança Alimentar e Nutricional em diversos segmentos devido à amplitude da área de atuação. Profissionais de Nutrologia ou Nutrição são requisitados em padarias, restaurantes, hotéis, supermercados, indústrias, agronegócios, entre outros.

Por isso, quem tem diploma de ensino superior na área de Nutrição tem oportunidades no setor privado e também na carreira pública por meio de concurso para nutricionista. De acordo com o site Salário.com.br, a média salarial desse profissional é de R$ 2.845,90*.

Além disso, estudantes do curso de Nutrição aqui da Uniderp contam com o apoio exclusivo do Canal Conecta, uma plataforma inovadora para encontrar oportunidades no mercado de trabalho.

Os pré-requisitos para trabalhar com Segurança Alimentar e Nutricional

Para trabalhar na área de Segurança Alimentar e Nutricional é necessário ter alguns conhecimentos específicos. Por isso, durante o curso de graduação de Nutrição em Campo Grande, nós da Uniderp preparamos nossos alunos para atuar nesse mercado de trabalho.

Visando atender aos pré-requisitos de um nutricionista qualificado, o curso proporciona ao profissional os conhecimentos necessários para desenvolver e produzir alimentos e refeições. Dessa forma, o estudante será capaz de atuar no desenvolvimento e na fabricação de produtos na indústria de alimentos e bebidas.

As capacidades adquiridas na faculdade englobam:

  • gestão de qualidade;
  • administração da produção;
  • gestão de estoque;
  • armazenagem e movimentação;
  • biossegurança da cadeia de alimentos, entre outros.

Porém, além do conhecimento teórico, é necessário realizar a prática das atividades exigidas no dia a dia da profissão ainda durante a faculdade. Por isso, a Uniderp proporciona aos seus estudantes a participação em eventos e oportunidades de aprimorar o conhecimento prático. Um exemplo é quando os alunos de Nutrição da Uniderp prestaram orientação no dia Mundial do Coração, como você pode conferir neste vídeo:

Portanto, para se tornar um profissional qualificado da área de Segurança Alimentar e Nutricional e aproveitar as ótimas oportunidades desse mercado de trabalho, é necessário o diploma de ensino superior em Nutrição. Conte com a Uniderp para começar a carreira com pé direito!

Quer começar agora mesmo o seu futuro profissional? Então, inscreva-se no vestibular da Uniderp!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

bolsas enem
cursos uniderp

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content