Afinal, o que faz um enfermeiro em seu dia a dia?

enfermeiros

As áreas da Enfermagem são muitas, por isso o enfermeiro pode atender em hospitais, consultórios médicos, casas de repouso, ambulâncias, escolas e diversos outros setores da saúde.

Está pensando em seguir essa importante carreira? Entenda o que faz um enfermeiro e o motivo de esse profissional ser tão importante para nossa sociedade.

O que faz um enfermeiro?

O enfermeiro é fundamental em todos os segmentos da saúde, sendo, então, uma profissão em alta. Afinal, esse profissional realiza funções como:

  • prestação de assistência ao paciente;
  • realização de diagnósticos;
  • suporte ao médico;
  • administração de medicamentos;
  • realização de procedimentos.

Sendo assim, entenda cada uma dessas atividades da Enfermagem e saiba o que faz um enfermeiro em seu dia a dia.

Prestação de assistência ao paciente

É função do enfermeiro garantir uma melhor qualidade de vida ao paciente e também aos seus familiares. Afinal, além dos cuidados físicos de que uma pessoa necessita quando está doente, existem os cuidados emocionais. Por isso, o enfermeiro conforta e ampara os pacientes, atendendo as condições de cada um.

Realização de diagnósticos

O enfermeiro costuma ser quem tem o primeiro contato com o paciente; portanto, é também ele quem realiza um primeiro diagnóstico e então determina qual é a urgência e a prioridade do atendimento.

Suporte ao médico

Além de dar assistência ao paciente, uma das atividades da Enfermagem é dar suporte ao médico. Ou seja, o enfermeiro executa prescrições e atualiza prontuários, prepara instrumentos, auxilia a equipe técnica, coordena os técnicos e os auxiliares de enfermagem, entre outras funções.

Administração de medicamentos

Como dito anteriormente, o enfermeiro tem como função dar assistência aos médicos e aos pacientes. Dessa forma, parte de suas atividades é administrar medicamentos.

O enfermeiro cuida pessoalmente do paciente e necessita de conhecimento científico e técnico para administrar os medicamentos da maneira correta.

Realização de procedimentos

Sondagem vesical e orogástrica, inserção de cateter central e inserção periférica, aplicação de vacinas, medição de pressão e preparação de exames são alguns dos procedimentos realizados por enfermeiros.

Por isso, o profissional de Enfermagem é essencial para o funcionamento de hospitais e outras instituições de saúde. É uma profissão com baixo índice de desemprego, e o salário do enfermeiro pode ser atraente. Aqui em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, a média é de R$ 3.456,32.*

Como ser um enfermeiro?

Ao saber quanto ganha um enfermeiro e como é o dia a dia dessa profissão, é possível que você tenha interesse em estudar Enfermagem em Campo Grande.

Há a possibilidade de ser um profissional técnico ou auxiliar na área, porém, para ser um enfermeiro, é necessário um curso de Enfermagem de ensino superior. Para isso, existem diferentes formas de ingresso em uma faculdade.

Aqui na Uniderp, a faculdade de Enfermagem tem duração de 4 anos e pode ser realizada na modalidade de ensino presencial ou semipresencial, garantindo mais flexibilidade. Durante os estudos, o aluno realiza diversas atividades relacionadas às diferentes áreas da Enfermagem.

Por exemplo, os alunos e futuros enfermeiros aqui da Uniderp participaram do projeto Manhã Saúde da FMB (Fundação Manoel de Barros), aferindo a pressão e aplicando testes de glicemia em idosos. Abaixo, você confere uma reportagem dessa experiência:

Logo, ao entender o que faz um enfermeiro, fica claro o motivo pelo qual essa é uma profissão que cresce cada vez mais. Afinal, 2020 foi considerado o ano da Enfermagem e permitiu que essa área fosse ainda mais valorizada atualmente.

Quer ser um enfermeiro? Então, inscreva-se no vestibular agora mesmo!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

bolsas enem
cursos uniderp

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content