Como os estudantes contribuem em um hospital veterinário gratuito?

clínica veterinária uniderp

Desconto nota do Enem

Já pensou em ganhar conhecimento por meio do trabalho voluntário? Os estudantes da área da Saúde podem contribuir ao atuar em um hospital veterinário gratuito. Além do aprendizado, os futuros profissionais ajudam a cuidar dos animais de estimação de quem não tem condições de arcar com os tratamentos em uma clínica particular.

Quem estuda Medicina Veterinária aqui na Uniderp tem a chance de colocar todo o conhecimento em prática no nosso Hospital Veterinário. Há duas formas de acesso: por meio do estágio supervisionado ou com o programa de aprimoramento nas áreas de clínica médica e cirurgia.

Continue a leitura e saiba, além da importância do voluntariado no hospital veterinário, detalhes destes benefícios:

  • contribuir para a comunidade;
  • dar suporte aos profissionais formados;
  • colocar o conhecimento teórico em prática;
  • possibilitar o baixo custo dos serviços;
  • impulsionar sua capacitação profissional.

Como o voluntariado impacta os envolvidos?

O mercado de trabalho em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, conta com uma dinâmica diferente ao incentivar a prática entre estudantes da área da Saúde e as faculdades. Os futuros profissionais da Medicina Veterinária no MS podem atuar em atendimentos gratuitos ou com preços populares.

No hospital veterinário, os residentes são supervisionados por professores ao prestar atendimento aos bichinhos de estimação de quem precisa. Enquanto as faculdades contam com profissionais para tratar os animais, os estudantes aliam teoria da sala de aula à prática e enriquecem seu conhecimento.

Ao mesmo tempo, a comunidade local é beneficiada com tratamentos para seus pets. Ou seja, o voluntariado ajuda a fomentar o mercado de trabalho e a fazer o bem.

Se você quer ter a oportunidade de atuar dessa forma em um hospital com infraestrutura completa de atendimento, é importante investir em uma faculdade de qualidade. Afinal, tanto a instituição quanto a grade curricular e as experiências de estágios serão essenciais para a formação dos profissionais de Medicina Veterinária.

Inaugurado em 1997, o Hospital Veterinário da Uniderp tem infraestrutura completa e profissionais altamente qualificados para oferecer os seguintes serviços:

  • clínica geral;
  • cirurgia de pequenos e de grandes animais;
  • anestesia;
  • diagnóstico por imagem;
  • internação;
  • exames laboratoriais.

Conheça a unidade Uniderp Agrárias e o Hospital Veterinário em um Tour 360° pelo Campus! Clique Aqui!

Como contribuir em um hospital veterinário gratuito?

Na Uniderp, conforme comentamos, os futuros veterinários podem ingressar no hospital por dois caminhos. O primeiro é por meio dos estágios supervisionados, enquanto o segundo é com o Programa de Aprimoramento em Medicina Veterinária.

O estágio nada mais é do que a residência, isto é, a oportunidade de colocar a teoria vista em sala de aula em prática por meio da vivência na rotina hospitalar. Já o programa trata-se de uma especialização de aperfeiçoamento prático com foco nas áreas de clínica médica e cirurgia de pequenos e grandes animais.

Seja qual for a modalidade escolhida, ambas contribuem de maneira significativa para o enriquecimento da formação acadêmica. Enquanto novos aprendizados são repassados, o ambiente hospitalar também alia atividades de ensino, extensão e pesquisa. Vamos mostrar os principais benefícios dessa iniciativa para alunos e faculdades.

Contribuir para a comunidade

Na sala de aula, aprendemos a base para construir nossa carreira em uma determinada área e evoluir a cada dia. A prática vem como complemento do aprendizado. O voluntariado, por sua vez, é a chance de ter uma experiência enriquecedora, ajudar o próximo, contribuir para a comunidade local e aprender ainda mais.

Com o atendimento voluntário, você ajuda a ampliar o acesso aos tratamentos veterinários a todas as pessoas que precisam dele. Sabemos que os cuidados com a saúde dos animais podem custar caro, e nem sempre temos os recursos necessários para arcar com as despesas. Os pets e seus tutores agradecem!

Tour pela prova do Enem

Um dos exemplos aqui na Uniderp, foi o atendimento a animais exóticos com equipamentos tecnológicos:

Dar suporte aos profissionais formados

Além de contar com a supervisão dos professores a fim de colocar em prática todo o conhecimento da sala de aula, os estudantes cumprem um papel muito importante. Para atender à demanda, eles oferecem suporte aos profissionais formados e aprendem diversas maneiras de conduzir cada caso.

Nada como aprender com quem já está no mercado de trabalho, e nada como ensinar os novos conhecimentos repassados pela faculdade. O trabalho voluntário em um hospital veterinário contribui para o crescimento pessoal e profissional do futuro médico veterinário.

Colocar o conhecimento teórico em prática

Sabemos que os estudantes do curso de Medicina Veterinária em estágio ainda estão em início de carreira, mas, com o conhecimento do curso, já estão aptos a algumas atividades. Eles podem ajudar com vacinas, dosagem de medicação, clínica médica de pequenos animais, ambulatório, entre outras ações mais simples.

A vivência hospitalar também ensina a lidar com a tomada de decisões em momentos de pressão, a gerenciar múltiplos sentimentos e a desenvolver novas habilidades. Cada atividade, por mais simples que possa parecer, traz um aprendizado único.

Possibilitar o baixo custo dos serviços

Graças ao voluntariado dos futuros profissionais e ao apoio das faculdades, o hospital veterinário gratuito torna-se um recurso acessível para toda a comunidade. Quando um tratamento é cobrado, dependendo do grau de complexidade, os preços são populares.

O baixo custo das atividades tem o intuito de facilitar o alcance da população e proporcionar os serviços adequados aos animais de estimação. A instituição conta com uma infraestrutura moderna e profissionais qualificados em diversas especialidades para oferecer todo o suporte de que os pets e seus tutores precisam.

Impulsionar sua capacitação profissional

A ideia de contar com uma clínica veterinária da faculdade também visa fomentar a qualificação dos profissionais da região. Assim, depois dessa experiência prática enriquecedora, você estará mais preparado para conseguir ocupar vagas em hospitais veterinários de Campo Grande ou de qualquer outra região. Nesse sentido, no Canal Conecta, portal de vagas exclusivo da Uniderp, você encontra diversas possibilidades para impulsionar sua carreira.

Afinal, a residência tem o suporte da própria faculdade; assim, os alunos e futuros veterinários contam com o apoio de seus professores e colegas já formados para cuidar dos bichinhos com todo carinho e expertise de que precisam.

As possibilidades de se desenvolver com o trabalho voluntário são imensas em um hospital veterinário gratuito. Somente no dia a dia é possível despertar habilidades que não se aplicam em sala de aula, como a capacidade de se adaptar às mais diversas situações, fortalecer o senso crítico e lidar com as adversidades da melhor maneira.

O que achou dos hospitais veterinários? Se gosta de animais e está em dúvida entre Agronomia ou Medicina Veterinária, aprenda mais sobre cada carreira com o nosso artigo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados