Muito esperado por uns, temido por outros, o estágio é parte obrigatória para concluir a graduação. É durante esse momento que o estudante tem a oportunidade de entender na prática tudo o que tem visto na teoria.
Saber antecipadamente como é o estágio em Pedagogia, quais as possibilidades de atuação e como aproveitá-lo ao máximo é uma atitude recomendada. Isso fará com que você alinhe suas expectativas com a realidade e ainda dará um preparo mais rico que o de outros colegas do curso.
Pensando em ajudar você nesse lado, preparamos este texto com algumas informações. Confira, na leitura, as seguintes informações:
- Para que serve o estágio?
- Como funciona o estágio de Pedagogia?
- Quais as possibilidades de atuação do pedagogo?
- Como aproveitá-lo ao máximo?
Para que serve o estágio?
O estágio é um dos momentos mais significativos na vida do estudante de ensino superior. Nele, será possível treinar e experimentar todos os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Ou seja, é a melhor forma de aprimorar o aprendizado.
Se você é graduando em Pedagogia, já deve ter estudado as competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), certo? Segundo o conceito, elas norteiam o trabalho das escolas e dos professores, por definir as competências essenciais a todos os alunos da educação básica. O documento orienta a formulação dos currículos escolares, a formação de professores, a produção de material didático, entre outros. Então, no estágio, você tem a oportunidade de observar essas práticas de perto.
Para muitas pessoas, essa parte é a mais empolgante do curso, já que oferece uma amostragem de como funciona a profissão. Assim, essa é a famosa hora de dar a cara a tapa e ver se o curso é realmente para você. Mas fica uma dica: se o primeiro estágio não empolgar tanto, não desanime. Tente mais uma vez. Entenda que essa experiência varia de acordo com a área escolhida e a escola conveniada, está bem?
O dia a dia do estagiário também é cheio de novidades, e não é incomum existirem muitas dúvidas e receios no começo. Dessa forma, a etapa é a ocasião ideal para conversar com orientador e acabar com qualquer insegurança.
Como funciona o estágio de Pedagogia?
Se o seu objetivo é fazer faculdade no Mato Grosso do Sul, então temos uma ótima notícia! Aqui na Uniderp, temos Pedagogia EAD (educação a distância) e na modalidade presencial. Contudo, assim como nos outros cursos, saiba que o estágio não poderá ser feito a distância, pois o aluno precisa ter bastante contato com a sala de aula.
Seguimos as diretrizes do Ministério da Educação (MEC). Assim, os alunos precisam cumprir a carga horária estipulada à matriz curricular, para que possam se graduar. Além disso, prezamos pela qualidade em todas as nossas formas de ensino. Dessa maneira, temos parceria com o Canal Conecta, que disponibiliza muitas vagas de estágio em Pedagogia, em empresas de diversos portes.
A frequência semanal no estágio pode variar, a depender do tipo de trabalho. Além disso, os estudantes contam com encontros semanais com o grupo de colegas e o professor. Nessa ocasião, há a possibilidade de discussões e de orientações sobre as experiências. No final do semestre, é comum a entrega de relatórios, nos quais constam resumos das atividades realizadas.
Quais são as possibilidades de atuação do pedagogo?
Com relação à variedade de estágio, existem possibilidades como:
- observação da docência: o estagiário observa a prática de um professor em sala de aula;
- gestão escolar: aqui haverá o acompanhamento na rotina de uma equipe gestora;
- docência na educação infantil: aqui, o estudante aplica determinadas atividades em uma turma;
- ambientes não escolares: o estágio é realizado em locais fora do ambiente escolar, mas que contam com um pedagogo, como em empresas.
Como aproveitar o estágio ao máximo?
Já ficou claro para você que o estágio é bastante relevante para uma formação de qualidade, certo? Então, veja nossas dicas para aproveitar ao máximo essa etapa!
Planejamento é a chave
Durante o curso de Pedagogia, você terá muitas disciplinas e o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), além dos estágios obrigatórios. Não se esqueça de que responsabilidade é fundamental e evitará o atraso na entrega de algo importante.
Para não se prejudicar, tenha organização e planejamento com todas as atividades e atribuições. Crie um cronograma semanal e mensal e coloque nele todos os horários a serem cumpridos com provas, estágios, aulas e estudos. A visualização ajudará você a fazer melhor coordenação mental.
Preconceitos só prejudicam
É comum o sentimento de assistir a algumas aulas de determinada disciplina, não gostar tanto e já colocar na cabeça que descartará essa possibilidade da sua vida profissional. Contudo, o nosso conselho é: você nunca saberá o dia de amanhã. Não custa muito testar o estágio e ter, ao menos, a experiência no currículo. Vai que, na prática, você começa a perceber algo bem interessante e diferente do que imaginava!
Também tenha em mente que existe a possibilidade de, lá na frente, surgirem oportunidades de trabalho na área. Se você não tiver um mínimo de contato, será bem mais difícil conseguir a vaga. Assim, tente ter o máximo de experiências possíveis.
Networking faz a diferença
Ter bons contatos desde a faculdade fará toda a diferença na sua vida profissional e facilitará a conquista por um emprego de Pedagogia. Por isso, tenha proximidade com professores e colegas dos quais você gosta.
Caso se apaixone por um estágio, não deixe de se dedicar bem a ele e demonstrar esse sentimento ao orientador. Isso abre portas para que ele procure por você quando souber de uma vaga que se encaixe ao seu perfil.
O LinkedIn é uma rede social propícia a isso também e, da mesma forma, pode ser uma boa chance para se conectar com pessoas parecidas e recrutadores compatíveis às suas experiências. Crie um perfil bastante atrativo, para que suas chances de ser percebido aumentem.
Dúvidas devem ser esclarecidas
Como comentamos, as primeiras experiências geram algumas inseguranças e dúvidas. Aproveite os encontros com orientador para conversar sobre tudo o que surge na sua cabeça na hora da prática, pois esse é o momento ideal para acabar com as incertezas. Lembre-se de que, quando você se formar e iniciar um trabalho de verdade, precisará ter bastante autonomia e não poderá contar com uma ajuda tão constante quanto a da faculdade.
O estágio em Pedagogia deve ser encarado com grande responsabilidade. Aqui na Uniderp, estamos preparados para oferecer a você as melhores experiências, de modo que você adquira boas competências e torne-se bastante competitivo no mercado de trabalho.
Falando nisso, veja, a seguir, 7 dicas para conseguir as melhores oportunidades de estágio em Campo Grande!