Saiba como funciona um estágio na área de Biomedicina

estudante de biomedicina fazendo estágio

Já pensou em atuar em uma área que une biologia e saúde humana? O curso de Biomedicina é uma interface entre dois campos, sendo uma excelente escolha para aqueles que gostam de pesquisa.

Além de compreender as causas de doenças que afetam o ser humano, o biomédico é um dos principais responsáveis por criar vacinas e medicamentos. Trata-se de uma área cada vez mais relevante; por isso, é importante conhecer o mercado e uma etapa essencial da formação: o estágio.

Neste artigo, você saberá mais informações sobre o estágio em Biomedicina, como funciona, os seus tipos e também como conquistar uma vaga no mercado de trabalho em Campo Grande. Confira!

Qual é a importância do estágio durante a graduação?

O estágio é uma etapa essencial para o desenvolvimento e o aprendizado dos estudantes da graduação. Muitas vezes, esse é o primeiro contato do indivíduo com a profissão escolhida, permitindo vivenciar no dia a dia a teoria aprendida em sala de aula.

Além disso, fazer um estágio permite realizar uma troca de experiências com profissionais já inseridos no mercado, bem como ideias e até mesmo estratégias que eles viram ao longo do tempo. Para muitos estudantes, o estágio é inclusive a porta de entrada para uma efetivação ao final da graduação.

Quais são os tipos de estágio no curso de Biomedicina e como eles funcionam?

Se você desejar conquistar uma das vagas de estágio e trabalhar com Biomedicina, precisa conhecer os tipos primeiro. Isso porque o curso tem algumas especificidades. No curso de Biomedicina aqui da Uniderp, há o estágio obrigatório.

E o que isso significa? Estando ele na grade curricular, é preciso que seja realizado em alguma entidade parceira da instituição para obtenção de créditos e, grande parte das vezes, não é remunerado.

Isso o diferencia do estágio não obrigatório, que não fornece créditos para a conclusão do curso, por não ser uma etapa fundamental da formação, e pelo qual o aluno pode receber uma bolsa de estágio.

No caso da Biomedicina, por ser obrigatório, ele é feito nos últimos anos da graduação, e os alunos também contam com aulas práticas em áreas como:

  • exames bioquímicos;
  • hematologia;
  • microbiologia;
  • imunologia.

Vale lembrar que o estudante obrigatoriamente precisa realizar o estágio para o obter a diplomação como biomédico. Existe ainda a opção pelo estágio extracurricular, que não tem supervisão direta da faculdade. Ele conta apenas como horas nas atividades extracurriculares — outra etapa também obrigatória na formação.

Quais são os benefícios de estagiar na faculdade?

O vestibular é apenas o primeiro passo para quem deseja seguir a carreira. Depois, vem a nota de corte de Biomedicina, as inscrições, as aulas, os estudos para provas, seminários e demais atividades, até chegar o momento do estágio.

Sabemos que conquistar uma vaga não é simples, visto que a concorrência é alta. Mas, muito além de uma etapa para obter o diploma, o momento do estágio traz diversos benefícios, como os que mostraremos a seguir!

Ganhar experiência

O primeiro benefício é a experiência adquirida. O estágio permite que o estudante aplique na prática os aprendizados obtidos em sala de aula.

Isso significa que ele começa a se preparar para enfrentar o mercado de trabalho como profissional. Além disso, conhece melhor o funcionamento de uma empresa, o que é imprescindível para oportunidades futuras.

Adquirir novas habilidades

Já parou para pensar quanta coisa podemos aprender estando junto de profissionais experientes no mercado?

Pois bem, a ideia do estágio é que o estudante adquira novas habilidades e competências, até mesmo porque ele enfrenta desafios diários ligados à profissão, o que contribuirá para o seu desenvolvimento.

Incrementar o currículo

Além de ajudar no desenvolvimento de uma rede de networking, ou seja, estabelecer contatos com outros profissionais que poderão indicar oportunidades futuras, o estágio ajuda a incrementar o currículo. Para entrar no mercado hoje, é preciso ter experiências relevantes, e ter aproveitado as oportunidades durante a faculdade fará toda a diferença.

Uma boa faculdade tem influência direta na entrada do aluno no mercado de trabalho. Muitas delas têm programas de estágio e também parceria com portais de empregabilidade — é o caso aqui da Uniderp, com o Canal Conecta, plataforma de emprego e estágio em todo país, exclusiva para nossos alunos. Portanto, se você deseja um bom estágio de Biomedicina em Campo Grande, mais do que seguir as dicas apresentadas, é preciso escolher uma boa instituição de ensino.

Então, ficou interessado no curso de Biomedicina? Inscreva-se no nosso vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

cursos uniderp

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.