Especialização em Nutrição: Por que apostar na Pós EAD?

educação fisica e nutrição

Desconto nota do Enem

Vivendo em uma sociedade cada vez mais sedentária e com uma alimentação rica em alimentos processados, com muita gordura e pobre de nutrientes, os profissionais do setor de Nutrição são verdadeiros super-heróis quando o assunto é voltar a balancear a nossa vida. A pós-graduação em nutrição é uma necessidade para qualquer profissional envolvido em atividades clínicas, desportivas ou direcionadas a um tipo específico de paciente.

Nos últimos anos, houve um grande aumento da procura por profissionais da área nutricional após a expansão de acesso às redes sociais. Mas, pensar na saúde vai além de se preocupar com a aparência física. Então, não existe segredo: as pessoas precisam saber que emagrecer e manter uma boa saúde precisam estar atreladas – e aí entra o papel do nutricionista. 

Somente um profissional da área é capaz de dar o direcionamento sobre os melhores tipos de alimentos que devem ser consumidos baseado no seu biotipo, seus horários e sua rotina de exercícios. Nesse sentido, o especialista deve estar cada vez mais preparado para assumir essas funções e trazer mais qualidade de vida para seus pacientes. Faz parte do trabalho do profissional de nutrição fornecer ao cliente estratégias para:

  • Emagrecimento;
  • Ganho de massa muscular;
  • Ter mais disposição diária;   
  • Reduzir problemas cardiovasculares.

É por esse aumento expressivo pela procura profissional que, quanto mais especializado, mais assertivo ele será e mais eficiente será o tratamento. Porém, antes de se atualizar em uma pós-graduação, escolha um curso que te faça abrir caminhos para a área que você deseja.

Faça uma avaliação do seu momento

O autoconhecimento profissional é fundamental antes de escolher o seu curso. Por isso, comece anotando metas e objetivos para a sua carreira como nutricionista, relembre por quais motivos você decidiu escolher por essa área de atuação e descubra quais especialidades cabem melhor na sua projeção de futuro.

Observe onde você se encontra na sua carreira atualmente e crie uma linha do tempo de onde quer chegar e quanto tempo você acredita que será necessário para atingir seu objetivo. Baseado nessa caminhada, pondere benefícios e sacrifícios que terão que ser feitos por você até a conclusão do curso. Se você não conseguiu se identificar com grande parte dos conteúdos distribuídos entre as disciplinas, melhor repensar se essa é a especialização correta.

Depois de decidir onde você quer chegar, dê uma sondada na sua área profissional e avalie onde estão as maiores oportunidades e entenda qual a direção que você irá tomar. É entrar em um mercado mais abrangente, porém com maior concorrência? Ou se especializar em algo mais específico, com menos pessoas qualificadas pela vaga, porém com um mercado mais restrito? Todas essas perguntas devem ser respondidas com objetividade e clareza.

Tour pela prova do Enem

Confira quais são as possibilidades de curso de Nutrição

Dê uma olhada nas disciplinas oferecidas nos cursos disponíveis no mercado. Um dos mais procurados é a pós-graduação em Nutrição Clínica Ambulatorial, em que o nutricionista pode realizar o atendimento tanto de pessoas internadas em redes hospitalares com doenças graves, como câncer, ou no atendimento ambulatorial, em que algumas pessoas precisam de dietas especiais para facilitar a cura de uma doença mais simples, e o profissional pode utilizar o seu conhecimento de Bioquímica de nutrientes, Fisiopatologia da Nutrição e atividade farmacológica de medicamentos e nutrientes.

É durante o curso que o profissional irá aprender sobre terapia nutricional clínica, preparando os alunos para atuação nas diferentes enfermidades e na promoção da saúde, com ênfase na prevenção, no diagnóstico e na intervenção na prática hospitalar, ambulatorial e em home care.

Defina o tempo dedicado ao estudo

Avalie sua rotina, suas obrigações diárias e quanto tempo te resta disponível diariamente para poder estudar. No caso de ter um dia cheio e principalmente se você se desloca por grandes distâncias para chegar ao trabalho ou até o campus da faculdade, a melhor alternativa é se inscrever em uma faculdade que possui sistema de ensino a distância (EAD).

Viu só quantas possibilidades de entrar nesse mercado de trabalho? Faça já a sua inscrição para o curso de Pós-Graduação em Nutrição e expanda o seu currículo. No curso, o aluno tem acesso à Biblioteca virtual, com possibilidade de consulta on-line de um grande acervo, cursos livres gratuitos com temas variados para que possa complementar a sua especialização enquanto também descobre outras áreas de atuação, disciplina de ambientação e tutoria. Tudo para fazer com que a experiência do aluno seja a melhor possível e para que ele possa iniciar a sua nova jornada de trabalho com tudo o que precisa.

Lembrando que a pós-graduação de Nutrição pode ser cursada por qualquer pessoa graduada, porém somente profissionais habilitados para atuar na área da saúde podem realizar atendimentos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados