Cursos da área de exatas: quais são os mais relevantes hoje?

cursos da área de exatas

Desconto nota do Enem

Algumas pessoas têm mais facilidade em lidar com os números do que outras. Geralmente, elas enxergam nos cursos da área de exatas oportunidades para unir o gosto pelas contas com o sucesso na vida profissional.

Lembrando que mesmo quem não tem muita afinidade com a matemática pode aprender a gostar quando escolhe um desses cursos. Assim como as Ciências Exatas, essas graduações não se resumem aos cálculos, tendo uma ampla gama de conhecimentos a serem desenvolvidos e aprimorados.

Quer saber mais sobre as opções de cursos mais relevantes hoje? Separamos as principais delas, confira!

Engenharia da Computação

O Bacharelado em Engenharia da Computação da Uniderp tem duração de 5 anos. Nesse tempo, o estudante vai aprender que esse é mais que um dos cursos com matemática nas exatas. As matérias estão voltadas à demanda tecnológica do mercado de trabalho. Portanto, você vai aprender a criar computadores, robôs, softwares etc.

Ciência da Computação

Mais um curso de exatas voltado à evolução tecnológica, a graduação em Ciência da Computação tem uma grade curricular preocupada com o desenvolvimento técnico dos estudantes nos 4 anos em média de estudos.

Para isso, além de matérias básicas, como Cálculo e Matemática, o desenvolvimento de ferramentas computacionais e o estudo das linguagens de programação estão entre os assuntos mais abordados no curso.

Engenharia Civil

Uma das faculdades de exatas mais conhecidas e com um mercado estável é a Engenharia Civil. Para além da atuação na construção civil, nos 5 anos de curso, o estudante capacita-se para utilizar ferramentas e técnicas específicas para garantir segurança e sustentabilidade. Elas vão desde pequenos cômodos até quilômetros de rodovias e pontes.

Engenharia Elétrica

A área de Engenharia Elétrica tem um mercado que marca bem a diferença dos cursos de Engenharia. Nessa graduação, os alunos da Uniderp são preparados para trabalharem em vários setores industriais, das telecomunicações à fabricação de equipamentos eletrônicos, perpassando por automação, desenvolvimento de energia sustentável, entre outros.

No decorrer dos 10 semestres (5 anos) do curso, as habilidades e as competências desenvolvidas compreendem noções básicas da Engenharia. Ao mesmo tempo, são abordados problemas sociais e econômicos para pensar em maneiras de diminuir custos com energia, por exemplo, sem deixar de lado os cuidados com a natureza.

Tour pela prova do Enem

Administração

Apesar de também ser considerado uma Ciência Social, o curso de Administração tem em sua grade curricular uma boa porcentagem de matérias relacionadas à área de exatas, estudadas durante 4 anos, em média.

Isso acontece para que o profissional possa atuar em uma gama bem maior de atividades, cuidando do financeiro de uma empresa com a mesma competência que gerencia os recursos humanos.

Arquitetura e Urbanismo

O Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo tem duração média de 5 anos. Nesse período, o futuro arquiteto desenvolve a criatividade, aprendendo técnicas e conhecendo ferramentas para manter a harmonização dentro de diferentes ambientes, das moradias às praças públicas.

Uma mistura entre os conceitos de artes e disciplinas de exatas prepara o estudante para atender às demandas da área. Com isso, o desenho deixa de ser meras linhas, pois os cálculos são essenciais para a eficácia e o entendimento dele como algo a ser construído, saindo, literalmente, do papel.

Ciências Contábeis

Na graduação em Ciências Contábeis, que dura cerca de 4 anos, o estudante se prepara para atender a várias demandas das empresas, desde a abertura de um negócio até a sua baixa.

Além dos cuidados com o patrimônio, o contador também acompanha outras questões importantes para o funcionamento correto das organizações. Por isso, precisa sempre estar atualizado quanto a impostos, taxas, leis fiscais, trabalhistas, entre outras.

Venha para a Uniderp!

Todos esses cursos da área de exatas você encontra aqui na Uniderp. Lembrando que, antes de qualquer escolha, é preciso analisar aquela que tem mais a ver com o seu perfil. Depois é superfácil: nós oferecemos várias formas de ingresso, entre elas: vestibular e Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Agora que você conhece as áreas de exatas em alta, dê o primeiro passo e comece uma faculdade — inscreva-se na Uniderp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados