Conheça todas as áreas da Medicina Veterinária que estão em alta! 

Desconto nota do Enem

A Medicina Veterinária é um curso do Ensino Superior do tipo Bacharelado que tem duração média de 5 anos. Durante todos os seus módulos, o curso prepara os estudantes para atuarem nos mais diversos campos profissionais do setor.  De um modo geral, pode-se dizer que o mercado de trabalho que recebe estes recém-formados é bastante exigente, apesar da sua diversidade .

Dessa forma, é importante que os estudantes conheçam previamente todas as áreas em alta. Isso permitirá que eles façam escolhas mais conscientes e adequadas aos seus propósitos específicos, sem prejudicar seus projetos de carreira. Se você está interessado em conhecer mais sobre os setores mais valorizados da Medicina Veterinária, acompanhe a leitura!

Conheça as áreas mais promissoras da Medicina Veterinária

Conforme mencionamos anteriormente, a graduação em Medicina Veterinária é completa e abrangente, e satisfaz as mais variadas expectativas. Ela pode servir desde os estudantes que desejam atuar autonomamente, quanto aqueles que buscam imersão na indústria e nos laboratórios. 

E foi pensando nisso que preparamos uma lista contendo as áreas mais promissoras da atualidade. Nosso objetivo é fazer com que os estudantes ampliem seu conhecimento de mercado, bem como oferecer as informações mais relevantes sobre o tema.

Clínica, Hospitalar e Cirúrgica

A área clínica é talvez a primeira opção que vem à mente quando pensamos no dia a dia de um médico veterinário. Isso acontece em virtude do crescimento da demanda desses profissionais, já que muitas pessoas hoje compram ou adotam animais de estimação. Frente a essa tendência, os médicos veterinários são essenciais porque realizam o atendimento necessário à garantia de saúde destes animais. 

Dentro das clínicas, esses profissionais acompanham o quadro geral de saúde dos pets, solicitam exames, realizam procedimentos cirúrgicos e atendimentos de rotina. E para provar que este é um setor em expansão, basta pensar que dificilmente encontramos bairros que não disponham desse serviço hoje, independente se a cidade é de porte populacional grande ou pequeno. 

Agroindústria e Pecuária

Controlar a qualidade e a segurança dos produtos de origem animal a serem consumidos pela população é também uma função do médico veterinário. Na área da agroindústria, esses profissionais são extremamente importantes.

Pois a produção animal e o melhoramento genético destes produtos são fatores que elevam este mercado consumidor  em específico e, consequentemente, aquecem a economia. Sendo o veterinário o profissional que dispõe dos conhecimentos necessários para  promover essas melhorias, há grandes oportunidades de emprego surgindo no setor da Pecuária e da Agroindústria.

Tour pela prova do Enem

Comércio de medicamentos e indústria farmacêutica

Embora poucos se atentem para este fato, o Médico Veterinário tem um papel central na indústria farmacêutica/bioquímica. Afinal, não somente os seres humanos, mas os animais, sobretudo os mamíferos, dependem de medicamentos para manter a saúde em dia.

Como o curso de Medicina Veterinária oferece disciplinas voltadas para a química e a biologia, estes profissionais conseguem atuar no setor de produção de fármacos. Além do mais, o conhecimento desenvolvido dentro dessas competências é muito bem-vindo no comércio de medicamentos de uso animal. E isso envolve desde o desenvolvimento de fórmulas até a manipulação dessas soluções farmacêuticas.

Inspeção sanitária

Aqui, é válido dizer, antes de tudo, que o médico veterinário não cuida apenas de animais. Ele também cuida de seres humanos. E isso é verdade por uma razão muito simples: é preciso verificar se as condições de produção e origem de derivados animais é apropriada para o consumo humano.

A função do médico veterinário que realiza inspeção sanitária tem também uma importância ética muito grande, na medida em que ele deve garantir que os animais estejam vivendo em condições de criação apropriadas.

Além disso, a inspeção sanitária é uma área em alta porque boa parte da alimentação nutricional dos brasileiros está atrelada ao consumo de produtos de origem animal. A diferença é que, ao invés de trabalhar para a indústria diretamente, os inspetores irão fiscalizar as condições estruturais desses setores produtivos. 

Pesquisa técnica e laboratorial

Os setores de pesquisa são tão importantes quanto as áreas de atuação mais convencionais do mercado de trabalho. Como se sabe que o setor industrial químico está em constante aprimoramento, os estudos realizados pelos médicos veterinários são importantes para que diversos procedimentos se qualifiquem.

Desse modo, mesmo que de forma indireta, os profissionais que trabalham dentro dos laboratórios também favorecem o mercado das indústrias e das clínicas, desenvolvendo melhoramento genético, novos medicamentos, técnicas e até mesmo melhorando a qualidade alimentar da população.

O setor de pesquisa, portanto, configura-se como das áreas mais bem pagas e que, inclusive, recebe incentivos financeiros da indústria interessada.

A Uniderp oferece formação profissional para Medicina Veterinária! 

Na Uniderp você adquire uma formação mais completa e  qualificada com custos acessíveis. Nossa grade curricular capacita os profissionais para atuarem tanto na assistência de animais domésticos quanto silvestres.

Nossa faculdade possui parceria profissional com a Creditas e, por isso, podemos oferecer a você uma opção de empréstimo exclusiva! Conosco seu sonho de ingressar no ensino superior é realidade. Acesse nosso site e inscreva-se para o Vestibular de Medicina Veterinária da sua região.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados