O que faz um Agrônomo? Veja as funções em diferentes cargos!

engenharia agronomica ou agronomia entenda as diferencas

Desconto nota do Enem

O agronegócio é um dos setores econômicos que mais cresce no País. Se você tem interesse nessa área, saiba que a Agronomia tem um vasto campo de atuação e inúmeras oportunidades para a carreira.

Quem ingressar no curso de bacharelado em Agronomia conta com uma grade curricular multidisciplinar, que prepara os futuros agrônomos para atender às demandas dos empregadores. 

Saiba o que faz um agrônomo em diferentes cargos e setores!

Como o campo de atuação é bem amplo para o Agrônomo, é possível desempenhar diferentes funções e cargos como de gestão rural, vigilância sanitária, pesquisa e ensino. Veja a seguir quais são os cargos e funções de um agrônomo. 

O que faz um agrônomo na gestão rural profissional geral

O conhecimento adquirido na grade curricular de Agronomia no decorrer do curso, capacita o profissional a se tornar um gestor rural. Dessa maneira, ele estará preparado para lidar com os desafios do homem do campo. O agrônomo gestor pode atuar tanto na parte administrativa quanto na operacional. Isso porque esse profissional entende de dimensionamento de áreas rurais, agricultura e sabe lidar com animais. 

O que faz um agrônomo na vigilância sanitária

Mesmo que a Agronomia não seja uma área da saúde, o agrônomo que atua na vigilância sanitária pode salvar vidas. Nesse caso, ele trabalha na Anvisa e tem como função fiscalizar e orientar estabelecimentos rurais e urbanos que atuam na área de alimentos. Ele participa de uma equipe multidisciplinar com biólogos, médicos e veterinários. Ele colabora com o seu conhecimento nas áreas de agricultura e pecuária. 

O que faz um agrônomo na indústria de alimentos

A indústria de alimentos, além de contratar engenheiros de alimentos, busca profissionais formados em Agronomia. O agrônomo atua na pesquisa de melhores sementes, vegetais e carnes para a produção de pratos e refeições saudáveis e saborosas. 

O que faz um agrônomo na área de ensino

Após alguns anos de experiência teórica e prática, o agrônomo pode atuar na área de ensino. Essa é uma maneira de ajudar aqueles que pretendem ingressar na área.  Para isso, é necessário fazer complementação na área pedagógica para cursos técnicos. Já para ministrar em faculdades de nível superior serão exigidos os cursos de pós-graduação como especialização, mestrado e doutorado. 

Tour pela prova do Enem

O que faz um agrônomo na pesquisa

A pesquisa é um ramo que está sempre aberto para os agrônomos. Essa é a melhor maneira para a sociedade e para a indústria obterem novos produtos. Com a atuação desse profissional conseguiremos ter safras resistentes ao clima e às pragas. Isso é de extrema importância para evitar a escassez de alimentos.

O que faz um agrônomo no setor público

Para aqueles que pretendem ingressar no setor público, a Agronomia também é uma boa opção. Por meio de concursos públicos, o agrônomo pode se submeter a cargos nas secretarias dos estados, dos municípios e no Ministério da Agricultura.

O que faz um agrônomo no terceiro setor

O terceiro setor também oferece vagas para agrônomos. As associações, cooperativas e demais organizações não governamentais precisam desse profissional para desenvolver, por exemplo, projetos de concessão de crédito para produtores rurais.

O que faz um agrônomo no empreendedorismo

Caso seja opção do agrônomo, ele pode atuar como profissional liberal e atuar individualmente prestando serviços. Como consultoria para pequenos, médios e grandes produtores ou indústrias.

A Uniderp te ajuda a realizar o sonho de ser agrônomo

Instituições educacionais se uniram para integrar experiências e atender às necessidades do Estado de Mato Grosso do Sul e assim iniciar a Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp). Em 1974, constitui-se, então, o Centro de Ensino Superior Professor Plínio Mendes dos Santos com cursos de graduação e pós-graduação, realizando pesquisas e desencadeando projetos de extensão. E em 1990 o Conselho Federal de Educação autorizou a sua transformação para universidade. Hoje, a instituição faz parte do grupo Anhanguera Educacional S/A.

Na Uniderp você conta com uma equipe de profissionais especializados, organizados em uma equipe multidisciplinar capacitada e qualificada, que promovem, acompanham e orientam você em seu percurso acadêmico. 

O Sistema de Ensino da Uniderp prepara para o mercado de trabalho de forma dinâmica e interativa. Ao aliar teoria e prática, você está aprendendo sua profissão com casos reais. Você conta com uma Avaliação Continuada seu desempenho é valorizado em cada atividade que você desenvolve ao longo do semestre. Ainda tem o Canal Conecta, portal gratuito e exclusivo de vagas de estágio e emprego, que faz a ligação entre você e milhares de empresas em todo o Brasil.

Você pode escolher a modalidade mais adequada, prestar  vestibular, seja o tradicional ou online e fazer a sua prova. Assim, faça logo sua inscrição no vestibular da Uniderp e não perca mais tempo. Inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.