Escolher uma área do conhecimento para consolidar carreira profissional não é tarefa fácil. São diversos os fatores que o acadêmico deve colocar na balança para conciliar talentos, preferências e oportunidades de emprego no mercado.
Para muitos, a remuneração média da profissão também pode ser decisiva ao optar por um curso superior, uma vez que os números revelam o nível de valorização do profissional.
Por outro lado, o aluno pode ter acesso a uma diversidade de profissões mais bem pagas no Brasil, que abarcam áreas distintas de estudo e permitem atuar tanto na esfera privada quanto na pública.
Pensando nessas possibilidades, elencamos as carreiras mais promissoras financeiramente, além de orientações sobre como ingressar no mercado e se preparar para o trabalho. Não deixe de conferir!
Médico
Uma das carreiras com maiores salários no setor privado é a de médico. Mesmo para quem acaba de deixar a faculdade, as margens de lucro podem ser bastante atrativas. Em cargos mais elevados, como os de diretor de hospital ou gestor de instituições na área da saúde, a remuneração costuma ser ainda mais alta.
Para trabalhar como médico, é necessário concluir a faculdade de Medicina e o período de residência médica. Também é importante buscar especializações, a fim de ampliar as possibilidades de atuação. Para se dar bem na área, ainda é importante saber lidar com pessoas, ser empático e ter afinidade com matérias relacionadas à Biologia.
Advogado
O Direito é, assim como a Medicina, uma das áreas mais tradicionais do conhecimento. Ainda assim, o acadêmico que optar por seguir a advocacia pode ser bem recompensado financeiramente. Na esfera pública, o profissional pode prestar concurso e trabalhar como juiz, promotor ou delegado, por exemplo.
É possível, do mesmo modo, seguir carreira como autônomo, atuando em processos nas matérias de maior afinidade e acompanhando questões jurídicas diretamente com o cliente. Para obter bons resultados, é importante que o profissional apresente características como: excelente oratória e ortografia, capacidade para trabalhar em equipe e inteligência emocional.
Agrônomo
Investir na faculdade de Agronomia também pode gerar excelente retorno financeiro ao estudante. Trata-se da área do conhecimento que busca compreender e aperfeiçoar práticas agrícolas, de modo a otimizar a produção sob as óticas econômica, técnica, social e ambiental. A partir da expansão do agronegócio no país, a profissão tem sido cada vez mais valorizada e bem recompensada pelas instituições.
Para trabalhar com a Agronomia, o estudante deverá buscar formação superior. Ao longo do curso, aprenderá a combater pragas, adubar a terra e implementar projetos de irrigação. Entre os conhecimentos importantes a serem adquiridos pelo profissional, também vale destacar o conhecimento em economia rural e sobre a qualidade dos produtos agrícolas.
Profissional de TI
A partir do rápido avanço das tecnologias, profissões relacionadas a elas têm recebido destaque e, portanto, sido valorizadas no mercado. Não por acaso, o profissional de TI está entre os mais bem pagos do país. Nas empresas, é ele o responsável por fazer a gestão das informações, distribuindo esse conjunto de dados nas redes de computadores.
Dessa forma, assume papel estratégico para a otimização de todos os processos do negócio. Para ingressar nesse mercado, o acadêmico poderá optar pelo curso de Engenharia da Computação ou de Ciências da Computação. Assim como em todas as outras formações, a especialização na área também constitui diferencial na hora de solicitar uma oportunidade de trabalho.
Contador
O profissional que opta pelo ensino superior em Ciências Contábeis pode, do mesmo modo, encontrar possibilidades de atuação bem recompensadas no mercado. O contador, afinal, é aquele que cuida de todas as questões financeiras, tributárias e econômicas que envolvem uma pessoa física ou jurídica.
Além da gestão de negócios, ao se formar, o acadêmico poderá atuar como perito e auditor, no mercado de seguros ou em empresas públicas. No cotidiano, trabalhará na maior parte do tempo com planilhas, demonstrativos e guias de impostos, verificando contas a pagar e receber ou gerenciando obrigações tributárias.
Engenheiro
Entre as melhores profissões também se destacam as Engenharias. Nesse sentido, as opções são amplas e asseguram atuação extensa no mercado, especialmente devido à carência de profissionais aptos para atuar no ramo. A faculdade de Engenharia Ambiental, por exemplo, se revela promissora para o futuro, uma vez que está relacionada à preservação de recursos naturais e do meio ambiente.
Há, ainda, a opção de trabalhar com Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica ou Engenharia Mecânica. Vale destacar a importância da afinidade com as áreas exatas para a formação de um bom profissional, além, é claro, da habilidade para trabalhar em equipe e do comprometimento com a qualidade.
Profissional de marketing
A partir do avanço das tecnologias, os métodos para alavancar vendas sofreram mudanças significativas. Por essa razão, hoje, há uma grande busca por profissionais atualizados no mercado e que cultivam espírito inovador e criativo para atuar na área.
As carreiras em Publicidade e Propaganda têm sido, portanto, muito valorizadas por empreendedores. Afinal, é essa a profissão responsável por estudar o mercado, criar estratégias para tornar o produto mais atrativo e trabalhar a satisfação da empresa e do consumidor. O ofício, dessa forma, está diretamente relacionado ao desenvolvimento e ao sucesso do negócio.
Administrador
O curso de Administração oferece formação bastante versátil para atuar no mercado. A graduação, afinal, abre portas para trabalhar nos mais diversos setores econômicos, planejando, organizando e fazendo o controle de fatores internos e externos às instituições.
É o administrador o responsável por orientar e coordenar os processos da empresa que interferem no seu desempenho. Uma das razões para a sua valorização no mercado e remuneração satisfatória, portanto, é justamente a atuação estratégica que exerce no negócio. Especialmente em momentos de crise, a presença de um administrador competente pode ser a chave para o seu desenvolvimento sustentável.
Geólogo
O geólogo é, também, uma das profissões mais bem pagas no Brasil. Isso porque a carreira é bastante requisitada nas indústrias de mineração e petróleo, que constituem uma das maiores atividades econômicas do país. A Geologia, em linhas gerais, estuda a origem, a composição e as transformações de toda a crosta terrestre.
Por essa razão, a presença desse profissional é indispensável nas atividades extrativistas para reduzir impactos ambientais e acidentes no ato da exploração. A profissão ainda pode abarcar a realização de estudos de solo para, por exemplo, confirmar riscos de erosão e enchentes em determinadas áreas ou a localização de reservas de gás natural.
São diversas as áreas do conhecimento que podem atribuir ao acadêmico bom retorno financeiro. É importante ressaltar que, embora promissoras, a maior parte das carreiras também é bastante concorrida. Por essa razão, é fundamental investir em formação superior e apostar em experiências práticas para se destacar no mercado de trabalho.
Nesse sentido, a Uniderp pode ajudá-lo, oferecendo livre acesso ao canal Conecta e auxiliando-o significativamente em suas conquistas profissionais. O portal conta com diversas empresas parceiras que publicam vagas com frequência. Além disso, para cada cargo em aberto a plataforma indica os candidatos ideais, de acordo com o perfil e as qualificações exigidas para a vaga.
E então? Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais para que seus contatos conheçam as profissões mais bem pagas!