O que faz um Psicólogo? Confira as funções em diferentes cargos

Desconto nota do Enem

O psicólogo é o profissional responsável pelos cuidados com a saúde mental. Sendo assim, ele pode atuar nas mais variadas áreas. Afinal, o mercado de trabalho oferece hoje um leque de posições que podem ser ocupadas por esta categoria.

Outro fator positivo é a própria versatilidade da profissão, que serve desde funções atreladas ao bem-estar pessoal até gestão de pessoas e orientação profissional, por exemplo. Dessa forma, o presente material tem o objetivo principal de oferecer um guia prático sobre a profissão do psicólogo, o que ele faz dentro do mercado de trabalho, bem como suas atribuições dentro de cada função específica.


Conheça as especificidades da rotina de um psicólogo em diferentes cargos! 

Os psicólogos em geral têm a função de estudar os fenômenos do comportamento humano e da mente. Assim, dentro das suas várias competências, talvez uma das relevantes seja a aplicação de técnicas e métodos científicos para proporcionar  bem estar e saúde mental a seus pacientes. 

Também, integra-se a isso o fato de que somente o psicólogo está apto para direcionar um olhar focado nos processos de diagnóstico e intervenção. Desse modo, a Psicologia é a ciência responsável pelo tratamento dos distúrbios emocionais e de personalidade, melhorando a qualidade de vida dos indivíduos dentro de um determinado contexto. 

Um aspecto relevante e que não pode ser ignorado, porém, é que essas atribuições não são aplicáveis somente na análise clínica. Inclusive, atualmente os psicólogos são profissionais requisitados dentro dos ambientes corporativos, escolas, hospitais e até mesmo nas esferas jurídicas.

Isso acontece porque o campo da Psicologia é interdisciplinar e não se limita apenas às terapias e consultórios. Estes profissionais são vitais para a melhoria das culturas corporativas, questões de aprendizagem, estudos de comportamento do consumidor e até desempenho esportivo. Tendo isso em vista, conheça o que fazem esses profissionais em cada uma de suas funções.

O que faz um psicólogo convencional?

O psicólogo chamado de “convencional” é aquele que não dispõe de nenhuma especialização. Ou seja, essa categoria refere-se aos psicólogos de formação básica. Contudo, estes profissionais estão autorizados e aptos para realizar acompanhamentos terapêuticos, atendendo crianças e adultos. 

Eles também podem atuar em setores de Recursos Humanos, facilitando processos de recrutamento, ou em qualquer outro cargo  que demande superação de conflitos. Acompanhe agora detalhes de outras atribuições específicas dos psicólogos.

Tour pela prova do Enem

Psicólogo Clínico

O psicólogo clínico é o profissional responsável pelos tratamentos e diagnósticos relacionados às patologias mentais. De um modo geral, eles trabalham de maneira autônoma ao oferecer atendimento em seus consultórios particulares. Entretanto, engana-se quem pensa que essa é uma função simples. A psicologia clínica esconde uma miríade de competências que estão para além da função de sentar e ouvir. Pois os clínicos devem possuir uma linha específica de tratamento, e cada uma ativa abordagens e técnicas específicas.  As linhas mais comuns são:

  • Psicanálise
  • Psicologia analítica (Jungiana)
  • Análise de comportamento (Behaviorista)
  • Humanista 
  • Terapia cognitivo-comportamental  

Psicólogo Escolar

O ambiente escolar representa excelentes oportunidades aos psicólogos. Aqui, a função deste profissional é orientar e compreender questões relacionadas ao contexto de aprendizagem. Vale lembrar que essa regra aplica-se tanto ao ensino básico quanto ao superior. Mas, independente deles, a função do psicólogo escolar é sempre ajudar com o desenvolvimento de alunos e professores. Além, é claro, de intervir na resolução de problemas de ordem educacional.


Psicólogo Hospitalar

Os psicólogos do hospital trabalham com pacientes internados e seus familiares. Com prioridade no atendimento humanizado, estes profissionais são requisitados no ambiente hospitalar porque existe uma alta demanda para avaliação, suporte e atendimento psicológico. Nesse sentido, a função do psicólogo hospitalar é acompanhar as pessoas em estado de vulnerabilidade decorrente de problemas de saúde.


Psicólogo Jurídico

Uma informação que poucos sabem é do papel central do psicólogo nas esferas jurídicas. Todavia, estes profissionais são acionados com frequência nos processos de ação judicial, já que em não raros casos, o juiz necessita de avaliações especializadas sobre a condição mental dos agentes envolvidos na causa. Dessa forma, a função do psicólogo jurídico é fazer perícia e fornecer material de auxílio para a tomada de decisão dos juízes. 


Psicólogo Social 

Uma das especialidades mais fortes dentro do campo, a Psicologia Social tem como uma de suas atribuições a atuação no campo das políticas públicas. Dessa forma, o que esse profissional faz é estabelecer relações entre a Psicologia e a Sociologia. Na prática, isso pode se dar, por exemplo, no tratamento de grupos específicos, ou então na elaboração de projetos que requerem opinião profissional de um psicólogo. De qualquer modo, essa área demanda bastante foco em tratamentos psicossociais, programas de inclusão social e estudos de análise.

Psicólogo Forense

O cargo de psicólogo forense pode ser também denominado como “psicólogo criminal”. Este ramo da Psicologia atua fortemente ao lado da disciplina do Direito. Por conta disso, seus profissionais atuam nos processos jurídicos que envolvem investigação científica e réus.  Semelhante ao psicólogo jurídico, o profissional da área forense também auxilia nas tomadas de decisão dos juízes. A diferença é que, nesse caso, o crime é algo estabelecido. No caso da Psicologia Jurídica, pode haver outras questões que não necessariamente envolvem um ato fora da lei. 

A Uniderp prepara você para a atuação em todas essas áreas da Psicologia!

O curso de Psicologia da Uniderp conta com uma equipe docente especializada e grade curricular desenvolvida com base nas principais áreas de atuação do mercado. Elaboramos tudo isso pensando nas suas necessidades!

Inscreva-se em nosso site e abrace a oportunidade de ter uma das melhores faculdades no seu currículo profissional! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados