Negócios sustentáveis: quais são as vantagens?

mão com moedas e planta representando negócios sustentáveis

Os negócios sustentáveis são a grande aposta dos empreendedores na atualidade, e você pode fazer parte dessa onda misturando dois benefícios: bons lucros e a satisfação de trabalhar em uma empresa que faz a diferença na sociedade e no meio ambiente.

A propósito, você pode ser um funcionário conquistando uma vaga em uma das diversas empresas sustentáveis que ofertam oportunidades no Canal Conecta, portal de vagas exclusivo dos alunos aqui da Uniderp, ou ser o dono do seu próprio negócio. O que acha?

Para mostrar que essas opções são bem bacanas, listamos neste post as vantagens e alguns exemplos do que os negócios sustentáveis podem proporcionar. Um spoiler: não são poucas! Confira aqui.

A necessidade de aplicar a sustentabilidade nos negócios

Para entender o sucesso e os motivos para investir em negócios sustentáveis, é preciso ter em mente quais são os pilares da sustentabilidade, ou seja, o meio ambiente, a economia e o impacto social. Assim, as empresas que investem nessa linha de atuação podem ser lucrativas, duradouras e, ao mesmo tempo, contribuir para a saúde do planeta e da sociedade.

Deu para entender o que são negócios sustentáveis? Então, que tal investigar como esse posicionamento pode trazer lucros aos seus empreendedores?

As vantagens dos negócios sustentáveis

Ao listar suas principais vantagens, é possível compreender por que elas são tão efetivas e atraem cada vez mais investidores e clientes.

Redução de custos com negócios sustentáveis

Quem faz o curso de Administração sabe que, para uma empresa ser lucrativa, precisa ter os custos bem controlados. Em negócios sustentáveis, existem várias formas de diminuir as despesas.

Reutilizar água, aproveitar a luz natural ao máximo para iluminar o escritório, praticar a reciclagem de papéis, fazer copos ou canecas personalizadas para dar um charme ao ambiente de trabalho e dar adeus aos copos descartáveis são ótimos exemplos de sustentabilidade.

Incentivos fiscais

Para trabalhar com o meio ambiente, existe uma série de cuidados com legislações governamentais que visam a proteção dos nossos recursos naturais, fauna e flora. Se não são cumpridos, multas podem ser aplicadas.

Mas o governo também cria incentivos e linhas de créditos para fomentar negócios que cumprem com essas determinações. Ou seja, oferecem reduções fiscais e priorizam contratações em licitações.

Menor desperdício

No curso de Engenharia de Produção, os processos produtivos são estudados para que o aluno saiba identificar as etapas que atrasam o andamento, também chamadas de gargalos e, claro, os fatores que provocam desperdícios.

Em negócios sustentáveis, esse também é um cuidado essencial; afinal de contas, uma de suas premissas é minimizar o impacto ambiental.

Engajamento dos colaboradores

Empresas familiares podem contar com o apoio de todos os seus integrantes, tanto na forma direta como indireta, já que alguns filhos decidem seguir outras carreiras, mas podem incentivar e atrair negócios e parceiros para o negócio da família.

Porém, no caso de empresas com um organograma sem relações familiares, é importante criar um vínculo e propósito que engajem os colaboradores além de suas remunerações mensais.

Negócios sustentáveis, que giram a economia local, usam técnicas de agricultura familiar, reciclam o lixo e até diminuem o volume de gás carbônico emitido na atmosfera são motivos de orgulho para seus funcionários.

Publicidade positiva

Se o posicionamento sustentável de um negócio é motivo de orgulho aos funcionários, imagine para o mercado em que ele atua, não é mesmo?

Ao comprar um produto de uma empresa, o cliente também está permitindo que ela continue existindo e praticando ações comerciais. Assim, ao saber que aquele negócio usa princípios de sustentabilidade, as chances de escolha e de fidelização são muito maiores.

Em outras palavras, ser um negócio sustentável proporciona uma imagem muito positiva para o mercado, o que traz a simpatia dos clientes.

Vantagem competitiva em relação à concorrência

Durante uma compra, o cliente não quer saber se o dono do negócio fez um curso de Agronomia ou não. Ele quer um produto de qualidade e bom preço. Mas se as opções do mercado estiverem idênticas?

O que vai determinar sua escolha serão os diferenciais do negócio, e saber que toda a sua cadeia produtiva foi ambiental e socialmente responsável, cuidada por um profissional qualificado, faz toda diferença.

Exemplos de negócios sustentáveis

Além dos negócios sustentáveis locais, empresas de grande porte também já aderiram a esse modelo por perceber todas as vantagens que citamos neste post.

Algumas delas são Banco do Brasil, Unilever, Cemig e uma das mais conhecidas, a Natura, que busca a matéria-prima para seus produtos junto a cooperativas locais, que usam práticas agrícolas de menor impacto ao meio ambiente, por exemplo.

Bacana, não é mesmo? Os negócios sustentáveis são a chave para um futuro equilibrado e, como vimos, só crescem e trazem vantagens, sobretudo à economia local.

Acha que este conteúdo pode inspirar seus amigos ou parentes que queiram empreender de uma maneira sustentável? Então, compartilhe-o agora mesmo nas suas redes sociais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

cursos uniderp

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.