Pensando em fazer Direito? 5 coisas para saber antes do vestibular

estátua símbolo do direito

Desconto nota do Enem

Direito é o curso de graduação mais procurado do Brasil, segundo a revista Exame. E isso não é por acaso. Além dos altos salários da iniciativa pública, especialmente, o curso oferece uma série de possibilidades de atuação.

Portanto, se você está pensando em fazer Direito, não pode deixar de ler este artigo. Você descobrirá a seguir algumas questões fundamentais antes do vestibular. Curioso? Continue conosco!

Perfil do estudante de Direito

O primeiro aspecto que você precisa conhecer o perfil do estudante de Direito. Algumas características importantes são gostar de atualidade, de filosofia e de história. Ter afinidade com essas matérias será facilitador do seu processo de aprendizagem.

Outra característica necessária é gostar de falar em público, afinal, isso faz parte do dia a dia do profissional. A habilidade de correr atrás de respostas e de explicar conceitos, mas também de defender o ponto de vista, auxiliar pessoas e criticar ações consideradas injustas são traços importantes no perfil. Falando em oratória, aqui na Uniderp, recentemente nossos alunos do curso de Direito participaram de um concurso no tema, confira como foi:

Possibilidades de carreira

Entre as vantagens de fazer Direito está a possibilidade de trabalhar em diversas áreas, tanto no setor público quanto no privado. A começar pela advocacia, que tem vertentes como cível, criminal, ambiental, trabalhista, empresarial, entre outras.

Podemos ainda destacar a atuação em carreiras públicas como:

  • analista judicial;
  • juiz;
  • promotor;
  • mediador;
  • procurador;
  • defensor público;
  • delegado, entre outras.

Enfim, a gama de opções é vasta e faz com que o profissional tenha muitas possibilidades, podendo escolher aquela com a qual tem mais afinidade.

Mercado de trabalho

Como mostramos, as possibilidades de carreira são variadas, graças ao mercado de trabalho que têm necessidades distintas. No entanto, o número de profissionais se formando anualmente é enorme, o que pode gerar a saturação. Por isso, é fundamental destacar-se em qualquer área que escolher.

Buscar por especializações, pós-graduações e formações de alto nível é imprescindível para ter sucesso no mercado de hoje. A carreira pública é um dos maiores sonhos dos estudantes da área, pois, além dos bons salários, oferece estabilidade profissional.

Aqui em Campo Grande, por exemplo, em 2019, houve concurso para procurador com salário de R$ 10 mil*. Por isso, veja o valor da mensalidade da faculdade de Direito como um ótimo investimento na sua carreira.

Tour pela prova do Enem

Duração do curso de Direito

De acordo com especificações do Ministério da Educação (MEC), o curso de Direito precisa ter a duração de 5 anos. Além do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) para se formar, o estudante precisa ter realizado estágio. Para poder atuar na área é necessário ainda ser aprovado na prova da OAB (Ordem dos Advogados).

O curso está disponível na modalidade de ensino presencial. Algumas instituições oferecem a possibilidade de especialização seguida da graduação, que varia de 6 meses a 4 anos. Dado o contexto de competitividade e dependendo da área em que deseja atuar, vale a pena reservar mais um tempo para especialização.

Temas estudados no curso

Os primeiros anos do curso de Direito focam teorias gerais e termos técnicos, mas também procedimentos básicos que cabem ao profissional. Com o passar do tempo, os estudantes se aprofundam em temas e em estudos bem específicos. Depois, começam as atividades práticas.

Entre as matérias, temos:

  • sociologia;
  • filosofia;
  • português jurídico;
  • mediação e negociação;
  • direito civil;
  • direito empresarial;
  • direito penal;
  • direito econômico;
  • direito administrativo;
  • direito internacional, entre outros.

Para aqueles que desejam cursar Direito em Campo Grande, aqui na Uniderp nós oferecemos a oportunidade da Aula Destaque. Nela, o estudante inscrito no curso tem acesso a aulas online lecionadas por profissionais bem-sucedidos em suas áreas de atuação e autores de referência no Direito.

Abaixo, você pode conferir uma série de nossas Aula Destaque, realizadas por professores como Pablo Stolze e Pedro Lenza.

Nesse programa, graças à parceria com a Saraiva Educação, o aluno, além de receber um Vade Mecum digital, tem aulas com professores da área e acesso ao Saraiva Aprova para se preparar para o exame da Ordem. Sem contar o acesso exclusivo ao Canal Conecta, com vagas de emprego e estágio na área.

Como você viu, ao decidir fazer Direito, você terá pela frente uma carreira com muitas possibilidades no mercado de trabalho. Não deixe de contar com uma formação de ponta para obter as melhores vagas e jamais deixe de se especializar!

Depois de aprender as características da graduação, inscreva-se no vestibular da Uniderp!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 51

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados