A aprendizagem ativa é um método que coloca o estudante como protagonista do processo educativo, incentivando a resolução de problemas, debates e práticas reais. Isso permite consolidar conhecimentos e desenvolver habilidades essenciais.
Continue a leitura para saber como a aprendizagem ativa favorece a formação médica!
- 1 Por que a aprendizagem ativa é essencial para a transformação do ensino em saúde?
- 2 O que é aprendizagem ativa? Conceito e princípios fundamentais
- 3 Entendendo a relação entre aprendizagem ativa e a pedagogia moderna
- 4 11 benefícios da aprendizagem ativa no ensino de saúde
- 5 Como aplicar a aprendizagem ativa no ensino de saúde?
Por que a aprendizagem ativa é essencial para a transformação do ensino em saúde?
Estando cada vez mais presente na vida dos estudantes da área da saúde, o ensino ativo é tendência em muitos países, incluindo o Brasil, favorecendo um aprendizado completo!
A aprendizagem ativa na medicina, por exemplo, é um método que coloca o estudante como protagonista do processo educativo, incentivando a resolução de problemas, debates e práticas reais para consolidar conhecimentos e desenvolver habilidades essenciais. Afinal, como afirmou Paulo Freire:
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”
Indo além do território acadêmico, a aprendizagem ativa ajuda ainda a desenvolver habilidades de comunicação de forma geral, favorecendo o progresso e evolução pessoal dos alunos que adotam essa prática.
Mas afinal, o que é a aprendizagem ativa? Quais são as formas de praticá-la? Se esse assunto parece complexo, calma que a Uniderp te ajuda a entender!
O que é aprendizagem ativa? Conceito e princípios fundamentais
Segundo a UNESCO, metodologias como a pedagogia ativa tem importância para promover um aprendizado significativo, através da oportunidade de realizar atividades práticas e reflexivas sobre o tema estudado.
Diversos nomes contribuíram para a evolução da medicina moderna que conhecemos hoje. Um bom exemplo disso é Maria Montessori – educadora, médica e pedagoga de origem italiana, que desenvolveu um método de estudo com base em autonomia e liberdade, contribuindo para a aprendizagem ativa. O método criado por Montessori foi fundamental e é reconhecido até hoje como um marco na evolução do ensino.
Considerada uma forma de ensino inovador, a pedagogia ativa não apenas estimula a autonomia do estudante, mas também contribui para uma formação mais completa. Essa prática prepara os alunos para os desafios do mundo real, promovendo o aprendizado contínuo e adaptável às novas demandas sociais.
Entendendo a relação entre aprendizagem ativa e a pedagogia moderna
A aprendizagem ativa está diretamente ligada aos princípios da pedagogia moderna, que prioriza métodos educacionais centrados no aluno e na prática.
Incentivada por órgãos, associações, organizações e instituições renomadas, como o Ministério da Educação (MEC) e pela Sociedade Brasileira de Educação Médica, a metodologia usada na aprendizagem ativa promove um ensino dinâmico e engajador, essencial para atender às exigências contemporâneas do mercado de trabalho.
Como parte de uma educação transformadora, a aprendizagem ativa integra ferramentas inovadoras, como o uso de tecnologias e dispositivos móveis, como tablets e celulares, além de redes sociais, softwares e outras ferramentas, para enriquecer o processo de ensino.
Essa prática de metodologias participativas permite aos estudantes explorar conteúdos de forma interativa, facilitando a construção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades clínicas que serão fundamentais em etapas mais à frente do curso, como em disciplinas mais complexas ou até mesmo no período de internato – etapa final do curso de medicina.
Ou seja, essa estratégia é essencial para a evolução educacional e profissional dos estudantes.
11 benefícios da aprendizagem ativa no ensino de saúde
Grandes instituições mundialmente conhecidas, como Harvard Medical School, Universidade de São Paulo (USP) e o Hospital Albert Einstein são referências quando o assunto é o ensino inovador, sendo adeptas da educação baseada em problemas e formas de estímulo aos alunos.
E não é pra menos! A aprendizagem ativa no ensino de saúde oferece inúmeras vantagens, como por exemplo:
- Desenvolvimento do protagonismo do aluno: incentiva a autonomia e a responsabilidade pelo aprendizado.
- Maior retenção de conhecimentos: ao aplicar conteúdos na prática, o aprendizado se torna mais duradouro.
- Estímulo ao pensamento crítico: ajuda os alunos a analisarem e resolverem problemas de forma lógica e com agilidade.
- Preparação para situações reais: simulações e estudos de caso refletem desafios do ambiente profissional.
- Engajamento estudantil: promove maior interesse e participação ativa nas aulas.
- Habilidades de comunicação: atividades colaborativas melhoram a troca de informações entre colegas e professores.
- Trabalho em equipe: ensina cooperação e divisão de responsabilidades, essenciais nas áreas da saúde, como a medicina.
- Adaptação ao uso de tecnologias: integra ferramentas modernas, como dispositivos móveis e softwares educacionais.
- Foco na solução de problemas: prepara os alunos para tomar decisões rápidas e eficazes em cenários clínicos.
- Melhora da habilidade prática: proporciona experiências mais próximas da realidade do trabalho em saúde.
- Promoção da educação contínua: ensina a aprender, formando profissionais capacitados a atualizar seus conhecimentos.
O impacto no protagonismo do aluno e no desenvolvimento clínico
Como é possível perceber, a aprendizagem colaborativa só proporciona benefícios para o desempenho estudantil.
O protagonismo do aluno no ensino de saúde promove maior engajamento e responsabilidade pelo aprendizado, tornando-o mais ativo e consciente em seu processo educativo.
A aprendizagem colaborativa favorece ainda o desenvolvimento das habilidades médicas de forma geral, pois os estudantes têm mais autonomia para aplicar conhecimentos teóricos em situações práticas.
Associações e instituições mundialmente reconhecidas, como a American Association of Medical Colleges (AAMC), abrem portas para um aprendizado dinâmico e efetivo, com foco na melhora contínua do estudo em medicina!
O Ministério da Saúde (Brasil) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) também apoiam o ensino médico, estando presentes na rotina de estudantes e profissionais da saúde.
Como aplicar a aprendizagem ativa no ensino de saúde?
Algumas das diferentes estratégias de aprendizagem aplicadas pelos professores de medicina e outros cursos da saúde envolvem os seguintes métodos de ensino:
- Aprendizagem baseada em problemas.
- Aprendizagem baseada em projetos.
- Sala de aula invertida.
- Gamificação.
- Estudo de caso.
- Desenvolvimento e apresentação de seminários.
- Aprendizagem cooperativa.
- Educação Interprofissional.
- Entre outras.
Mas, isso pode e deve partir também do estudante, tendo iniciativas além da sala de aula, como iremos explicar no próximo bloco!
Ferramentas e tecnologias: como praticar a aprendizagem ativa em casa?
E quando o assunto são ferramentas para utilizar em métodos ativos de ensino, sabemos de cor alguns dos itens que não saem da nossa rotina, como os celulares, notebooks e tablets.
Mas a tecnologia vai muito além desses objetos presentes na rotina dos estudantes. A busca por voz, por exemplo, é uma tendência que facilita o aprendizado durante a realização de outras atividades. A tecnologia permite a associação de diversas tarefas do dia a dia aos estudos, podendo ser aproveitada enquanto o estudante lava roupa ou arruma seu quarto, por exemplo.
Outras formas simples de estudar de forma ativa e em casa envolvem o uso de softwares de anatomia e fisiologia, aplicativos de medicina, estudo em grupo por videochamada com colegas e muito mais!
Tudo isso que já conhecemos e cada nova tecnologia que surge favorece a evolução de uma educação transformadora, para uma formação médica de excelência!
A aprendizagem ativa como diferencial no ensino em saúde: seja o protagonista do seu sucesso!
Essencial para a formação em saúde – incluindo a medicina, a aprendizagem ativa deve estar presente na rotina dos estudantes e também na estratégia das instituições de ensino.
A transformação da educação é uma realidade que está cada vez mais acelerada, graças aos avanços tecnológicos e evolução do ensino, de forma geral.
Portanto, se você está iniciando agora essa jornada fascinante e muito gratificante que é a medicina, não esqueça de escolher uma faculdade que pratica metodologias ativas e estimula o engajamento do estudante para seguir com você nessa jornada!
Com nota máxima no MEC (5 estrelas), além de diversas outras vantagens, a Faculdade de Medicina Uniderp utiliza um formato de ensino moderno que apoia e incentiva a aprendizagem ativa, visando uma formação completa para que o futuro médico ingresse no mercado de trabalho!
Estudando na Uniderp, o aluno ainda conta com vantagens como:
- Aulas com professores qualificados e renomados.
- Oportunidade de atuação no SUS desde o início do curso.
- Diferentes formas de ingresso no curso de medicina.
- Aprovação elevada em programas de residência médica, por alunos formados na Uniderp.
- E muito mais!
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