O que um dentista faz depende da área que ele escolhe se especializar. A princípio, seu trabalho é cuidar da saúde oral, mas não inclui apenas os dentes. Mas, também a boca, a língua, assim como, a gengiva e os ossos da face.
- 1 Você sabe o que um dentista faz em diferentes cargos e setores?
- 2 O que faz um clínico geral?
- 3 Você sabe o que um dentista faz como bucomaxilo?
- 4 O que faz um endodontista?
- 5 Você sabe o que um dentista faz como cirurgião?
- 6 O que um dentista faz como ortodontista?
- 7 Um implantodontista faz o quê?
- 8 A Uniderp transforma o seu sonho da faculdade em realidade
Você sabe o que um dentista faz em diferentes cargos e setores?
Nos dias de hoje, há pelo menos vinte diferentes áreas onde um dentista pode atuar. Mas, de início, é comum que ele trabalhe na área clínica. Portanto, tem como foco abrir um consultório.
Além desta área, há outros caminhos para quem opta por Odonto. Da mesma forma, para conseguir bons salários e alcançar o sucesso, é preciso ter muito conhecimento em seu cargo.
Entre as atribuições, este profissional pode se qualificar em restaurações, por exemplo. Além disso, ele pode não trabalhar apenas com clínica, mas também com procedimentos estéticos. Por fim, confira algumas opções a seguir:
- Bucomaxilo;
- Endodontista;
- Cirurgião;
- Ortodontista;
- Estética.
O que faz um clínico geral?
É uma das áreas mais populares. Afinal, boa parte da população já passou por um clínico. Pois ele não apenas toma conta da prevenção, como também trata de problemas da boca. Na clínica geral, o que um dentista faz é:
- Limpezas;
- Tratamento de cáries;
- Remoção de tártaro.
O dentista clínico geral pode ser o primeiro profissional de saúde oral pelo qual uma pessoa passa na vida. Portanto, para trabalhar nesta área, ele precisa estar apto a realizar procedimentos gerais.
Só que ele não faz apenas tratamento, já que também realiza diagnósticos. Além disso, uma de suas atribuições é orientar o paciente nas medidas de higiene dos dentes e da boca.
Atendimentos de urgência
Em geral, também trabalha nos serviços de emergência. Portanto, ele também precisa fazer não apenas pequenas cirurgias, bem como, ajustes e restaurações. Por fim, ele é responsável por encaminhar o paciente a um especialista.
Você sabe o que um dentista faz como bucomaxilo?
Ele cuida de traumas e fraturas dos ossos da face. Assim, um bucomaxilo não trata apenas das lesões causadas por acidentes, mas também das que sofrem alterações congênitas. Além disso, ele lida com tumores e doenças da Articulação Têmporo Mandibular – ATM.
Há muita procura por este cargo. Afinal, qualquer pessoa está suscetível a ter um acidente ou se machucar em diferentes situações.
O que um dentista faz também nessa carreira são cirurgias. Não apenas corrige fratura, mas trata anomalias nos ossos do rosto. Portanto, cuida de pacientes com deformidades no esqueleto da face.
Afinal, onde trabalha um bucomaxilo?
Ele pode trabalhar tanto em consultório, quanto em ambulatórios, assim como em hospitais. Não apenas no setor privado, ele também pode atender pelo SUS. Dessa forma, este especialista realiza vários procedimentos, por exemplo:
- Enxertos;
- Implantes que integram os ossos;
- Recuperação de traumas da face;
- Tratamento de patologias.
O que faz um endodontista?
É especialista em gengiva. Portanto, é responsável por manter a saúde desta parte da boca. No entanto, ele não trabalha só na prevenção, mas também no tratamento de todas as doenças. Assim, o que um dentista faz dentre as suas atribuições é:
- Cuida da sensibilidade em excesso;
- Trata lesões e traumas;
- Cura cáries profundas;
- Recupera os dentes quebrados ou trincados.
Uma das tarefas mais importantes não é apenas evitar, como também tratar quadros de infecção. Além disso, há casos em que é preciso fazer cirurgias, a fim de reparar estes problemas na gengiva.
Você sabe o que um dentista faz como cirurgião?
Um cirurgião dentista possui muitas atribuições. Afinal, trabalha não apenas na prevenção, como também no tratamento de doenças. Além disso, nas demais estruturas que possuem relação com a boca.
Este profissional é especialista em procedimentos cirúrgicos. Então, são vários os tipos de cirurgias que ele realiza em sua rotina de trabalho. De fato, alguns exemplos são:
- Implantes;
- Tratamento de câncer;
- Cirurgias de emergência;
- Extração de dentes.
O cirurgião ainda pode optar por pacientes de uma certa idade, como é o caso dos odontogeriatras. Dessa maneira, também pode escolher atender apenas crianças. Por fim, opta por uma determinada área como implantes.
Cirurgias estéticas
O que um dentista faz na área de estética inclui diversas funções. No entanto, em geral, os tratamentos têm como foco a beleza e a boa aparência. Aliás, não só do sorriso, como do rosto:
- Aplicação de botox;
- Preenchimentos;
- Lentes de contato nos dentes;
- Clareamento.
O que um dentista faz como ortodontista?
No geral, ele corrige a posição dos dentes, portanto, cura problemas de mordedura. Além disso, previne e trata problemas, não apenas de crescimento, como também de desenvolvimento dos dentes, por meio de aparelhos dentários.
O tratamento consiste em cuidar não apenas de dentes tortos, mas daqueles que não se encaixam, ou ainda que são difíceis de limpar. Da mesma forma, cuida das causas da síndrome de ATM. Seguem alguns exemplos do que ele trata:
- Mordida cruzada;
- Desvios de linha;
- Apinhamento;
- Sobremordida.
Um implantodontista faz o quê?
Ele não apenas desenvolve, como também coloca implantes. Além disso, realiza não apenas diagnóstico nos ossos da face, como também indica a melhor prótese para cada caso. Isso porque, ela pode ser:
- Total;
- Parcial;
- Removível.
O que um dentista faz trabalhando com implantes reúne várias intervenções, não apenas restauração, como também troca próteses com danos. Afinal, esse tratamento não apenas melhora o sorriso, mas devolve a principal função do dente que é mastigar.
A Uniderp transforma o seu sonho da faculdade em realidade
Com a Uniderp, de fato, ficou mais fácil tirar o sonho de se tornar dentista da imaginação. Por meio de condições especiais, ele pode se tornar realidade antes do esperado.
O curso é presencial. Dessa maneira, permite a experiência da faculdade tradicional e com isso oferece aulas, além de materiais que facilitam os estudos durante o curso.
A Uniderp tem várias soluções para a mensalidade caber no seu bolso. Assim, são bolsas de incentivo, convênios e descontos que vão ajudá-lo a se organizar.
Em parceria com a Creditas, há ainda o Empréstimo com Garantia. Isto é, um financiamento com juros baixos, a fim de ajudar nos seus estudos. Não perca esta oportunidade, realize o seu sonho. Inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui.