Sabendo da importância das habilidades digitais mais exigidas no mercado de trabalho, a Uniderp preparou uma série com disciplinas especiais para os seus alunos de graduação.
Foram selecionadas as habilidades e últimas tendências para a formação de um profissional inovador, com base em pesquisas da McKinsey & Company e Linkedin Top 25 Skills 2019.
Se você está considerando a Uniderp como instituição de Ensino Superior ou já é nosso aluno, acompanhe abaixo, separamos as principais informações sobre essa novidade!
O que são as Habilidades Digitais
Durante a graduação, é comum que as instituições de ensino superior foquem mais na teoria do que na prática de um curso, o que se torna um erro, do ponto de vista preparatório. Na Uniderp, procuramos estruturar a grade dos cursos pensando no mercado de trabalho e trazendo o máximo possível de atividades e softwares que podem ser praticados em nossos laboratórios especializados, disponíveis nos campus e polos.
Sendo assim, as Habilidades Digitais são estudos online ou ED’s (Estudos Dirigidos) disponíveis no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) e que aparecem no formato de uma disciplina.
“Conteúdos para você desenvolver as competências do futuro e ter mais oportunidades.”
Dentro de dois elementos fundamentais, que são Alfabetização Digital e Comportamentos e Mindset, confira quais são as principais habilidades e competências selecionadas para a criação dos ED’s:
Alfabetização Digital
- Habilidades Digitais Básicas
- Gestão de Projetos
- Capacidade Analítica
- Gestão de Pessoas
- Problem Solving
- Análise de Negócios
- Estratégias Competitivas
Comportamentos e Mindset (Skills Transversais)
- Habilidade Crítica e decision-making
- Situações Complexas
- Liderança
- Criatividade
- Resiliência
- Lifelong Learning
- Negociação
- Criatividade
- Persuasão
- Colaboração
- Resiliência
- Gestão de Tempo
ED’s disponíveis
No total, são 10 habilidades digitais desenvolvidas no formato de ED’s (Estudos Dirigidos), a disponibilidade delas no AVA do aluno depende do curso e tipo de graduação:
- Cultura Digital
- Projeto de Vida
- Marketing Digital
- Construindo uma carreira de sucesso
- Mindset Ágil
- Design Thinking
- Empregabilidade
- Desenvolvimento de carreira
- Empreendedorismo
- Responsabilidade Social
Conheça melhor quatro dos dez Estudos Dirigidos
Como dissemos, os ED’s não são novos, já existiam para todos os alunos Uniderp. O que fizemos foi reformular 4 deles para se adequarem às novas necessidades do mercado, com base nas habilidades e competências acima. Confira quais são abaixo:
1. Cultura Digital
O estudo visa compreender as características da cultura digital e analisar de forma crítica o impacto da tecnologia na vida das pessoas e da sociedade, considerando o meio digital como uma linguagem, permitindo protagonismo na criação de produtos e conteúdos virtuais de forma a desenvolver as habilidades de comunicação e interatividade através do uso criativo, ético e reflexivo das ferramentas digitais. Foco na Educação Digital e Estratégias de negócios.
Outras habilidades desenvolvidas:
- Cultura Digital e Evolução Tecnológica;
- Transformação Digital (Mudanças, Indústria 4.0, Sociedade 5.0 e globalização);
- Sociedade Digital (Novas Linguagens e Redes Sociais) e Negócios Digitais;
- Futuro do mercado de trabalho e Tendências.
2. Metodologias Ágeis
O estudo visa o conhecimento dos diversos métodos e processos da metodologia ágil, habilitando para a aplicação de seus conceitos em todos os domínios da vida. Através das diversas ferramentas baseadas nos princípios da constante e eficiente comunicação. A atitude colaborativa é estimulada, de modo que permita sua adaptação de forma resiliente num mundo dinâmico e de transformação permanente, criando um mindset ágil e flexível. Tem como foco as Metodologias de Gestão, Situações Complexas, Decision-making, Resiliência e Agilidade.
Outras habilidades desenvolvidas:
- Princípios Ágeis (Comunicação, praticidade, colaboração, resiliência);
- Aplicações das metodologias ágeis (organizações e projetos pessoais);
- Mindset Ágil e Métodos (Scrum, Agile, Lean).
3. Design Thinking
O estudo possui como objetivo auxiliar o aluno a assimilar o processo da metodologia Design Thinking. Isso é feito através do estímulo às soluções de problemas de diversas naturezas, de maneira criativa, inovadora e sob diferentes perspectivas, aplicando diferentes técnicas multidisciplinares que perpassam pelas fases de entendimento, exploração e experimentação. Possui como foco a Criatividade, Situações Complexas, Decision-making Habilidade Crítica e Metodologia de Gestão.
Outras habilidades desenvolvidas:
- Contextualização da Criatividade, Inovação em Marketing e Design;
- Aplicações Design Thinking (organizações, projetos pessoais e sociedade);
- Processo Design Thinking – Empatia e foco no cliente.
4. Marketing Digital para Microempreendedores
O estudo tem como objetivo a compreensão do cenário do marketing digital, através do desenvolvimento e execução de planos de marketing para pequenas e médias empresas. Analisar e atuar em atividades de comunicação e estratégia de marketing digital e midiático. Desenvolver entendimento sobre público-alvo e nichos de mercado, considerando o uso criativo e prático de ferramentas atuais para posicionamento mercadológico diferencial e garantia de soluções inovadoras e evolução de vendas. Tem como foco as habilidades de Estratégias de Negócio e Métodos de Gestão.
Outras habilidades desenvolvidas:
- Marketing no Cenário Digital (Inbound, Vendamarketing) Jornada do Consumidor e Perfil Consumidor);
- Estratégia Marketing de conteúdo, Testes e Brand Storytelling);
- Redes Sociais, Campanhas E-mail Marketing e Mecanismos de Buscas;
- Métricas de Marketing Digital.
As habilidades digitais estão disponíveis para todos os estudantes da Uniderp. Basta acessar o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) e seguir a trilha de carreira digital disponível conforme o seu curso.
Agora que você já ficou por dentro das Competências Digitais da Uniderp, conheça mais uma das vantagens dos nossos alunos: a Aula Destaque! 🙂